25/04/23
A intermediação é gratuita e atende a todas as regiões de Pernambuco. Se você é empregador, saiba como funciona
O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, sendo a equipe de colaboradores um dos pontos mais fundamentais. A Agência do Trabalho, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE-PE), abraça a missão de conectar quem precisa de mão de obra e quem procura uma oportunidade de oferecer suas habilidades ao mercado. São 24 unidades de atendimento, distribuídas pelas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Grande Recife.
Cada Agência do Trabalho registra as vagas disponibilizadas pelos empreendimentos de sua região e das áreas mais próximas. As oportunidades têm ampla divulgação, sendo anunciadas diariamente no próprio site da Secretaria (sedepe.pe.gov.br) e em veículos da imprensa local — principalmente, rádio e TV. Além disso, podem ser consultadas pelo trabalhador que procura a Agência do Trabalho, o Expresso Cidadão da sua região ou, ainda, por meio do aplicativo Sine Fácil.
Os proponentes às vagas são trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE), que preenchem um formulário detalhado, com campos que incluem experiências formais comprovadas em carteira de trabalho ou por declarações dos empregadores, habilidades adquiridas em experiências informais declaradas pelo próprio trabalhador, escolaridade, cursos profissionalizantes, habilitação para conduzir veículos, idiomas, entre outros.
O Superintendente do Trabalho da SEDEPE, Cláudio Sérgio Farias, destaca que o SINE “possui um gigantesco banco de candidatos cadastrados, com os mais diversos perfis profissionais, o que facilita a busca para quem quer contratar”. Farias aponta outra vantagem para o empregador: “algumas das nossas agências têm auditórios e salas disponíveis para que a empresa use o espaço em etapas do processo seletivo, e estamos implantando muitas melhorias no encaminhamento de candidatos”. Todos os serviços das Agências do Trabalho são oferecidos gratuitamente.
ACESSO FÁCIL – Além de não ter custos financeiros para a empresa, o procedimento para disponibilizar vagas por meio do sistema é simples e rápido. O primeiro passo é se comunicar com a Central de Vagas da Agência do Trabalho da região onde deseja contratar. O órgão envia para a entidade privada dois formulários: um para cadastro da Pessoa Jurídica (dados da empresa) e outro para cadastro das vagas (requisitos do cargo). Com esses questionários preenchidos e devolvidos para a agência, as vagas são publicadas.
A partir daí, o trabalhador cadastrado no SINE, cujo perfil atenda às exigências do posto divulgado, recebe uma carta de encaminhamento, onde terá as orientações sobre o processo seletivo do qual ele estará participando. Os profissionais também podem se autoencaminhar para a seleção, através do aplicativo Sine Fácil, desde que tenham habilitado o recurso em uma das unidades da Agência do Trabalho.
A oferta de vagas pode ser feita por empresas de todos os segmentos, independentemente do porte da organização, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). É importante observar que “as Agências do Trabalho aceitam apenas o cadastro de oportunidades cujo contrato seja conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), podendo ser por tempo determinado ou indeterminado”, ressalta Cláudio Sérgio Farias.
NÚMEROS – De acordo com dados do setor de Intermediação de Mão de Obra da SEDEPE, somente no primeiro trimestre de 2023, as unidades da Agência do Trabalho receberam o total de, aproximadamente, 8.500 trabalhadores cadastrados. Ou seja, a cada mês, cerca de 2.800 profissionais buscaram uma oportunidade por meio da agência. No mesmo período, foram mais de 4.500 novas vagas criadas pelo sistema, numa média de cerca de 1.500 vagas a cada mês.
CONTATO
Para as empresas interessadas em contratar nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, os canais de atendimento são:
Telefone – (81) 3183-7040, 3183-7012, 3183-7004, 3183-7026, 3183-7076;
E-mail – cvagas@sedepe.pe.gov.br.
Os contatos das demais agências podem ser consultados no site sedepe.pe.gov.br.