Lula diz que Brasil condena a Rússia por invasão à Ucrânia e pede “terceira via”

23/04/23
Da Estadão Conteúdo
blogfolhadosertao.com.br

 

Lula afirmou que o Brasil condena a Rússia por invasão à Ucrânia e que quer uma “terceira via” em vez de escolher um lado

Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa – FOTO: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil condena a Rússia por invasão à Ucrânia e que quer uma “terceira via” em vez de escolher um lado.

“Faz tempo que meu País tomou decisão de condenar a Rússia pela ocupação e por ferir a integridade territorial da Ucrânia. Demos voto na Organização das Nações Unidas (ONU) criticando a invasão. Entretanto, nós não somos favoráveis à guerra. Queremos a paz e o Brasil tenta encontrar pessoas e países que queiram paz”, disse Lula em entrevista coletiva, ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rabelo.

Trecho de entrevista com Lula em Portugal viraliza após presidente não entender pergunta

Lula disse que o Brasil não quer participar de guerra e quer encontrar grupo de pessoas para fazer a paz.

“O Brasil quer encontrar um jeito de restabelecer a paz entre a Rússia e a Ucrânia. No caso da guerra, a Rússia não quer parar e a Ucrânia não quer parar. Pois bem, temos que encontrar países que em relação de confiança queiram sentar e conversar e parar a guerra Acho que podemos encontrar a solução para essa guerra da Ucrânia e tenho certeza que será infinitamente melhor ao mundo”, prosseguiu.

“É melhor encontrar saída em torno de uma mesa do que continuar buscando saída no campo de batalha.”

Lula voltou a defender uma “terceira via” quanto à guerra e afirmou que não irá à Ucrânia, assim como não foi à Rússia.

“Só vou quando houver possibilidade de efetivamente ter clima de construção de paz. Nunca igualei os dois países porque sei o que é invasão e sei o que é integridade territorial. Todos nós achamos que a Rússia errou e já condenamos em todas as resoluções da ONU, mas acho que agora é preciso parar a guerra. Estamos numa situação em que a guerra está fazendo mal para o mundo por problema de fertilizante, de comida. Em vez de escolher um lado, quero uma terceira via”, afirmou o presidente brasileiro, destacando que o Brasil está “disposto” a fazer essa ponte.

Lula disse também é que sua “guerra agora” é pelas 33 milhões de pessoas que passam fome no Brasil. “Minha guerra é combater a fome no Brasil e paralelamente buscar construir uma forma do mundo viver em paz”, continuou.

Essa é a primeira viagem oficial de Lula à Europa após ter acusado nesta semana Estados Unidos e a Europa de contribuírem com a continuidade da guerra na Ucrânia. Questionado sobre a declaração, Lula disse que “se você não fala em paz, você contribui para a guerra”. O presidente contou sobre o pedido da UE para o Brasil vender mísseis à Ucrânia e disse que se tivesse o feito, o País estaria na guerra.

“O Brasil não quer a guerra. O Brasil quer a paz”, pontuou.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, país que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse que a posição portuguesa é diferente em relação à Ucrânia, por não apenas condenar a invasão russa à Ucrânia e por entender que o caminho da paz é permitir à Ucrânia que possa se defender e recuperar seu território.

“Portugal é solidário ao povo ucraniano, à Otan e à União Europeia e pensa que não é situação justa não permitir à Ucrânia defender-se e tentar recuperar território que foi invadido com violação da integridade territorial e da soberania de Estado”, disse.

Sobre o papel de Brasil e Portugal no conflito, Rebelo afirmou que ambos procuram pontes de entendimento e que votaram “sempre do mesmo lado” nas resoluções da ONU.

“Procuramos pontes de entendimento. Compete às autoridades de cada país, desenvolver o que consideram prioridade a cada país. Para Portugal, país que é aliado à Otan, a linha é uma de apoio à Ucrânia”, observou Rebelo.

INVICTO : Sport  conquista o Campeoanto Pernambucano de 2023

23/04/23
Raoni Nunes
blogfolhadosertao.com.br
Esse foi o 43º título estadual do Leão, que é o maior vencedor do torneio
Sport celebra conquista do Campeonato Pernambucano. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco.

De forma invicta, o Sport voltou a ser campeão pernambucano neste sábado (22), na Ilha do Retiro. O Leão derrotou o Retrô por 2×0 e conquistou seu 43º título estadual, com gols de Vagner Love e Gabriel Santos.

A equipe rubro-negra entrou em campo com a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2×1, na Arena de Pernambuco, e confirmou o título dentro de casa.

O jogo

A partida na Ilha do Retiro teve um início equilibrado. Com a desvantagem no placar, o Retrô não se intimidou com o estádio totalmente lotado e foi para cima do Sport. Aos oito minutos, a Fênix quase abriu o placar. O lateral foi cobrado para dentro da área e Alencar acertou a trave. No rebote, Fernandinho acertou a barra, mas o lateral-direito Ewerthon tirou em cima da linha.

Após o susto, o Leão passou a se impor e conseguiu abrir o placar. Fabinho desarmou Alencar na tradicional saída de bola do Retrô. O volante fez o passe para Jorginho, que parou no goleiro Jean. Fabinho recuperou a bola e tocou para Vagner Love. O camisa nove rubro-negro driblou dois defensores para balançar as redes, aos 20 minutos.

O Sport deixou de pressionar depois que fez o gol e o Retrô não conseguiu criar boas chances. Já no final da primeira etapa, Radsley foi expulso por uma entrada em Ronaldo. O árbitro Rodrigo Lima tinha dado o cartão amarelo, mas expulsou o jogador após revisão no VAR. O treinador Dico Wooley também foi expulso por reclamação.

Mesmo com um a menos, o Retrô fez mudanças ofensivas e começou pressionando o Sport. Aos 2 minutos, Luisinho fez a jogada pela esquerda, cortou para o meio e finalizou para fora. Após a pressão inicial, o Leão passou a controlar a partida, mas sem criar grandes chances.

A tônica da partida começou a mudar quando, aos 27 minutos, o lateral-direito Ewerthon foi expulso. O Retrô aproveitou a igualdade numérica para pressionar o Sport. Aos 34 minutos, a bola rebateu na grande área e sobrou para Renato Henrique, na meia-lua. O meia bateu de primeira e a bola passou perto do gol.

O Sport matou o jogo num ataque rápido. Vagner Love deixou Gabriel Santos na cara do gol e o atacante bateu sem chances para Jean. Foi o gol que garantiu o mais um título estadual rubro-negro.

Ficha técnica:

Sport 2
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Luciano Juba, Labandeira (Edinho) (Pedro Martins) e Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Retrô 0
Jean; Israel (Renato Henrique), Yuri, Guilherme Paraíba e Edson; Jonas (William Marcílio), Ratinho (Rômulo) (Luisinho), Alencar e Radsley; Giva (Matheus Serafim) e Fernandinho . Técnico: Dico Woolley.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Francisco Chaves e Karla Renata
Gols: Vagner Love (20 minutos do primeiro tempo); Gabriel Santos (38 minutos do segundo tempo)
Cartões amarelos: Rafael Thyere (SPO); Vagner Love (SPO); Jorginho (SPO); Edinho (SPO); Ronaldo (SPO); Gabriel Santos (SPO); Fernandinho (RET), Guilherme Paraíba (RET); Rômulo (RET)
Cartões vermelhos: Radsley (RET); Ewerthon (SPO)
Público Total: 26.345
Renda: R$ 793.685,00