Mais água: Raquel Lyra visita o andamento das obras da primeira fase da Adutora do Agreste

19/04/23
Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
A execução física da Adutora do Agreste  alcançou 78%, já tendo sido implantados 696 km dos 787 km previstos de tubulações.
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Importante equipamento para o acesso à água no interior de Pernambuco, a Adutora do Agreste está em processo de aceleração das obras. Em continuidade à sua agenda, a governadora Raquel Lyra (fotos) visitou, nesta quarta-feira (19), na cidade de Arcoverde, as intervenções da primeira etapa da Adutora, que beneficiará 23 municípios pernambucanos. Para a retomada do ritmo das obras desta fase, estão na conta do Estado R$ 50 milhões, transferidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no início deste mês, após agendas da governadora em Brasília.

“A Adutora do Agreste tem recurso agora para ter a sua obra concluída. Os trabalhadores, os empresários e a nossa população em geral têm um sonho de décadas de ver uma obra que se arrasta há tanto tempo, de gerações, poder ser concluída e poder tirar do racionamento uma população de mais de dois milhões de habitantes”, ressaltou a governadora.

A conclusão da primeira etapa da obra está prevista para 2025, quando todas as adutoras estarão implantadas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Agreste concluída. A estrutura vai viabilizar o transporte de um volume de 2m³ de água por segundo.

“Nosso compromisso, nesta primeira etapa, é que até o final do ano a gente comece a ter água do São Francisco abastecendo as torneiras de quem vive no Agreste do nosso Estado. Essa é a primeira etapa, tem muita coisa para ser feita, como a troca das tubulações e as estações de tratamento nas cidades, para poder garantir essas obras, podendo fazer sentido para a população”, acrescentou Raquel Lyra.

Atualmente, a principal obra em execução é a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), localizada em Arcoverde. A execução física da intervenção alcançou 78%, já tendo sido implantados 696 km dos 787 km previstos de tubulações.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Debate de alto nível na Câmara de Vereadores de Granito com a participação do prefeito João Bosco

19/04/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

 

 

Com o objetivo de atualizar informações importantes na missão do Executivo e Legislativo municipal, o prefeito de Granito, João Bosco (foto) , participou na manhã desta quarta-feira (19/04) da reunião ordinária da câmara municipal. A iniciativa foi do próprio prefeito. Sendo que a reunião tornou-se em um momento marcante e bastante produtivo.

Com direito a fala e pergunta dos vereadores das bancadas de oposição e situação, o debate ganhou mais significado à medida que não houve hostilidades. Pelo contrário, um ambiente civilizado e construtivo.

Além do seu perfil sereno, João Bosco levou ao plenário da casa uma série de novidades, sugestões e convocação para que Granito possa diminuir a perda de tempo com discussões que não levem a nada e todos possam contribuir, de verdade, com este novo momento.

João Bosco já iniciou sua fala defendendo o diálogo como forma de encontrar as melhores saídas para uma boa posição social, política e administrativa do município de Granito. Na presença do vice-prefeito Thaylan Geraldo, o prefeito disse que os assuntos não devem se acumular sem uma resposta justa entre os poderes e à sociedade. Colocou-se à disposição para responder quaisquer perguntas e informou que quer implementar o programa Moradia Legal, numa parceria com o Tribunal de Justiça e o cartório, com apoio do legislativo, para regularizar as casas que foram construídas e estão sem a escritura, faltando garantia e com isso prejudicando os donos desses imóveis. Segundo o prefeito, existem situações dessas na cidade, na Rancharia, Bela Vista e Lagoa Nova.

Também num tom conciliador, o prefeito João Bosco anunciou que no aniversário de 60 anos de Granito, além dos eventos tradicionais, quer fazer uma comemoração que inclua homenagens de reconhecimento a todas aquelas pessoas públicas que contribuíram com o progresso da cidade: ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores; além de todos os atuais detentores de cargos eletivos.

De forma que o momento foi esclarecedor, sem provocações e de boas propostas para novas ações em favor de Granito.

Toda a reunião, que teve duração de 3 horas e 20 minutos, está à disposição da sociedade no canal da câmara de vereadores de Granito no YouTube.

Em Caruaru: Raquel Lyra inaugura sistema de armazenamento de energia pioneiro no Brasil

19/04/23

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Em agenda no Agreste do Estado nesta quarta-feira (20), a governadora Raquel Lyra  (foto) inaugurou o novo sistema de armazenamento de energia em baterias implantado na Estação de Tratamento (ETA) de Água Petrópolis, na cidade de Caruaru. Um equipamento conhecido como Battery Energy Storage System (BESS) foi projetado para o atendimento de consumo da unidade, seja de forma integral ou parcial. Ele será acionado quando houver problemas de interrupção no fornecimento de energia pela Neoenergia Pernambuco e nos horários de ponta, nos quais a energia é mais cara. 
 
A governadora destacou a importância da iniciativa, pioneira no mercado, para permitir mais estabilidade de água nas torneiras dos pernambucanos. “Temos um horizonte de esperança e expectativa de que essa realidade vai mudar. Pernambuco ainda tem um dos piores racionamentos do Brasil e o acesso à água é uma das prioridades do nosso governo. Vamos transformar essa realidade onde mais de dois milhões de pessoas ainda não têm acesso à água. As soluções estão nas grandes adutoras, mas também nos sistemas simplificados de abastecimento”, frisou a chefe do Executivo.
 
A partir do novo sistema, a Compesa conseguirá melhorar os serviços prestados à população, evitando o desabastecimento de água e reduzindo custos com manutenções indesejáveis e não programadas.
 
“Esse não é só um sistema que vai economizar energia para a Compesa, esse é um marco como um protótipo do futuro. É uma maneira de garantir o abastecimento de água quando a energia faltar e proteger nossas tubulações. Uma ação que queremos replicar para todo Estado, para atender aos pernambucanos”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento, Almir Cirilo.
 
O BESS é fruto de uma parceria entre a Compesa e a Baterias Moura, firmada em 2021. O equipamento vai funcionar como um grande nobreak através de um sistema de 1.300 baterias totalmente recicláveis, instaladas em um contêiner. O contrato será remunerado por performance, baseado na economia obtida entre o armazenamento de energia no horário fora ponta (mais barato) e o suprimento de energia demandado pela carga no horário de ponta (mais caro). “Quando a energia for mais cara, a estação será abastecida por energia elétrica oriunda do sistema de armazenamento. Quando a energia for mais barata, durante a madrugada, esse sistema é recarregado”, explicou Luiz Mello, diretor comercial de Baterias Industriais, RSM, BESS e Lítio da Moura.
 
O investimento se soma a outras iniciativas em desenvolvimento pela Compesa para garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos em infraestrutura no saneamento. A segunda maior despesa da companhia estatal é a fatura de energia.
 
Estiveram presentes na inauguração os secretários estaduais Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); Regina Célia (Mulher); Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos); Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos) e Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), além do presidente da Compesa, Romildo Porto.
 
Também marcaram presença os prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Josué Mendes (Agrestina), Gustavo Adolfo (Bonito) e Lero (Taquaritinga do Norte); além do deputado estadual Abimael Santos e de vereadores, secretários municipais e lideranças da região.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.

Amupe marca presença em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais

19/04/23

AscomAmupe

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
A Associação Municipalista de Pernambuco participou da primeira audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, comandada pelo ex-presidente da Amupe, o deputado estadual José Patriota. O encontro foi o primeiro com o objetivo de definir limites entre os municípios. Foram 25 pontos de fusão debatidos, nesta quarta-feira (19.04). Na próxima semana, outros 25 farão parte de uma nova discussão, já no dia 26 de abril.“Temos uma demanda represada em torno de 100 limites. Vamos tratar pontos de ajustes ou de conflitos e tirar dúvidas sobre essas definições entre os municípios do Estado. Cada ponto tem uma história ou um pacto a ser resolvido. Vamos fazer o exercício de forma participativa com apresentação técnica da demarcação, por meio de divisas naturais, como rios, serras etc. Em seguida, vamos ouvir se o município está de acordo”, disse Patriota, ao abrir os trabalhos da comissão.Estiveram presentes à reunião os deputados estaduais João Tenório, João Paulo, Danilo Godoy, Doriel Barros e Cléber Chaparral. Além deles, os representantes da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe Fidem), Paulo Carvalho e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Gliner Alencar, também participaram da audiência.Na ocasião, estavam representados 19 municípios e marcaram presença sete prefeitos, dentre eles, Sandrinho Palmeira, de Afogados da Ingazeira. “Aqui estamos discutindo não apenas a identidade geográfica, mas também a identidade cultural, o sentimento de pertencimento. Estamos alterando não apenas a geografia, aqui vale também a parte social e antropológica das nossas regiões de Pernambuco”, assegurou, em seu discurso.Foto: Cláudio Gomes

Governo garante à Frente Parlamentar recursos para a Primeira Infância

AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br

O Plano Plurianual, PPA, com a definição de investimentos para o período de 2024 a 2027 no Estado, vai contemplar recursos direcionados às ações de atenção à Primeira Infância –  faixa que compreende as crianças de zero a seis anos. A proposta do PPA será encaminhada pela governadora Raquel Lyra para tramitação na Assembleia Legislativa, sugerindo rubricas de investimentos em políticas públicas nas diversas áreas.

O compromisso em relação a diretrizes, objetivos e metas ao longo de quatro anos, contemplando a Primeira Infância, foi assumido pelo secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques. Ele participou nesta terça, na Alepe, da primeira reunião de  trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Primeira Infância e, além de citar o compromisso, adiantou que vai estimular o monitoramento para que os recursos sejam de fato aplicados.

Então, não só dizer que nós vamos fazer o orçamento da infância e Primeira Infância, mas que nós vamos priorizar, nós vamos alocar bastante recursos, e   nós vamos também incentivar as redes constituídas pra monitorar e a gente de fato fazer a execução plena desse planejamento”.

A reunião do grupo parlamentar tinha como foco a implantação do Orçamento da Criança, previsto numa Proposta de Emenda à Constituição, PEC, apresentada pela coordenadora-geral da Frente, deputada Simone Santana, do PSB. A matéria estabelece mecanismos para discriminar o financiamento de programas e serviços de atenção à infância. O objetivo é garantir que o dinheiro público seja direcionado de forma efetiva e transparente para garantir o desenvolvimento integral das crianças.

A parlamentar citou dados dados socioeconômicos do Estado, reforçando que 70% da população não é servida por esgotamento sanitário e 20% não recebem água na torneira. Também lembrou as desigualdades sociais ao defender a estratificação dos indicadores por municípios, citando que a média da mortalidade infantil é de 12% no estado, mas chega a 30% em algumas cidades.

Para Simone Santana, esta realidade só será modificada se os direitos das crianças foram de fato prioridades e os recursos para os investimentos saiam do papel. O compromisso anunciado pelo Governo do Estado deixou a parlamentar bastante animada:

Hoje foi um dia assim memorável, porque pela primeira vez a gente traz a secretaria de Planejamento do Estado pra falar sobre esse tema primeira infância, e mais ainda, pra falar sobre orçamento da primeira infância. Então,  era algo que a gente tinha muita expectativa, porque política pública se faz com dados, com informações, com diagnóstico, mas também com recursos   financeiros, e aí, necessariamente, teria que passar pelo PPA”.

Também participaram do encontro a juíza Hélia Viegas Silva, coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, o auditor Diego Maciel, do Tribunal de Contas, e representantes da Secretaria de Criança, Juventude e Política antidrogas do Estado e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sepultamento de Taquinha será hoje às 17 horas no cemitério público de Salgueiro

19/04/23

blogfolhadosertao.com.br

 

A família de Francisco de Sá Carvalho (Taquinha) , bem como seus companheiros de trabalho da VII Geres , convida a todos para o cortejo que sairá do Sítio Catingueira com seus companheiros de aboio e cavalgada até a PE de Verdejante.

O cortejo seguirá o cortejo até o SAF local onde será velado de 15:30 h às 16:30 h. O sepultamento ocorrerá às 17:00 h, no cemitério  público Luiza Gonzaga, em Salgueiro.

Antecipadamente agradecemos a todos que forem solidários com a nossa dor.

Obs. Taquinha foi vítima de acidente de moto   e além  de funcionário público também era  um vaqueiro muito querido.

TSE mantém multa a Zambelli e Flávio Bolsonaro por postagem inverídica

19/04/23

Por: Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

sharethis sharing button
 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado e Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado e Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (18) manter a decisão que multou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela publicação de conteúdo inverídico contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022.
Por maioria de votos, o plenário manteve a decisão individual do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que multou Zambelli e o senador, respectivamente, no valor de R$ 30 mil e R$ 15 mil. A decisão também determina a exclusão definitiva do conteúdo das redes sociais.
A ação foi movida pela coligação de Lula após os acusados publicarem postagens ligando o então candidato e o PT a casos de corrupção.
Durante o julgamento, Alexandre de Moraes disse que a divulgação de postagens inverídicas não pode ser confundida com liberdade de expressão, que é garantida pela Constituição Federal.
O ministro também lembrou que as plataformas estão sendo usadas por pessoas que estão promovendo ataques em escolas e ensinando jovens a fabricarem bombas e manusearem armamentos.
“Não é possível que redes sociais, big techs e plataformas sejam terra de ninguém. O que não se pode fazer no mundo real, não se pode fazer no mundo virtual”, afirmou.
A ministra Cármen Lúcia avaliou que as redes se tornaram um “faroeste virtual”, que está levando a perda de vidas.
“Essas práticas criaram um novo momento na história da humanidade. Antes, tentava-se dominar as pessoas externamente pelos territórios. Agora, está se tentando dominar internamente. Uma pessoa é levada, um adolescente, um jovem, a manejar uma arma contra outro como se nós estivéssemos em uma sociedade de todos contra todos”, ponderou.
Defesa
A defesa de Carla Zambelli afirmou no processo que não divulgou fatos inverídicos e que opositores não podem ser impedidos de se manifestar sobre indícios de ilícitos cometidos pelos adversários.
Os advogados de Flavio Bolsonaro afirmaram ao TSE que o senador possui imunidade parlamentar para fazer críticas e que apenas relatou casos envolvendo corrupção em fundos de pensão.

Em giro pelo interior, Raquel Lyra visita hoje (19) e amanhã (20) os municípios de Caruaru, Arcoverde, Sertânia e Serra Talhada

19/04/23

Imprensa PE
blogfolhadosertao.com.br 
Governadora vai entregar sistemas de abastecimento d’água,  terá  reuniões com prefeitos  e fará visita à Expo Berro, em Serra Talhada
 —
A governadora Raquel Lyra (foto) cumpre agenda nesta quarta (19) e quinta (20), no interior do Estado. O giro começa a partir das 11h da quarta, onde a chefe do Executivo inaugura o novo sistema de armazenamento de energia implantado na Estação de Tratamento de Água Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o equipamento foi projetado para o atendimento do consumo da unidade, de forma integral ou parcial, quando houver problemas de interrupção no fornecimento de energia. 
 
Em seguida, a governadora visita a Adutora do Agreste, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. No início do mês, R$ 50 milhões foram transferidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para a aceleração das obras da primeira etapa, que beneficiarão 23 municípios do interior de Pernambuco. Os recursos foram obtidos após agendas da governadora Raquel Lyra em Brasília no primeiro trimestre de governo e possibilitarão retomar o ritmo da obra, que tem conclusão prevista para 2025. A agenda da quarta (19) será encerrada à noite, com visita da gestora à Expoberro, no município de Serra Talhada. 
 
Seguindo com os compromissos no interior, a governadora visita, na quinta-feira (20), os municípios de Serra Talhada e Sertânia, no Sertão. Na capital do Xaxado, a chefe do Executivo realiza reunião com os prefeitos para tratar sobre o desenvolvimento da região.
 
No município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, a gestora inaugura a obra de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra. A estrutura irá levar água para populações que vivem nas comunidades de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique.
 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | quarta-feira, 19 de abril de 2023
 
11h – Inauguração do Sistema de Armazenamento de Energia – BESS
Local: Rua Boa Viagem, n° 700, Petrópolis – Caruaru.
 
16h – Visita à obra da Adutora do Agreste
Local: Rodovia PE-219, s/n, Distrito de Ipojuca, Arcoverde.
 
19h – Expoberro
Local: Sesc Serra Talhada.
 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | quinta, 20 de abril de 2023
 
10h – Reunião com prefeitos do Sertão
Local: Maria’s Recepções – Rua Enoch de Carvalho, 1046 A, Bairro AABB – Serra Talhada.
 
15h – Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Rio da Barra
Local: Rio da Barra, em Sertânia.

Lula garante piso salarial de R$ 4,7 mil para enfermeiros a partir de maio

19/04/23

Por Agência O Globo

blogfolhadosertao.com.br

A elevação do salário base para profissionais de saúde deve alcançar 887,5 mil trabalhadores
Lula assina projeto que garante recursos para piso salarial de trabalhadores da enfermagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que garante o pagamento do piso salarial dos trabalhadores da enfermagem.

Com o novo piso, a previsão é que os enfermeiros recebam a partir de R$ 4,7 mil; técnicos de enfermagem, no mínimo, R$ 3,3 mil; e auxiliares e parteiras, R$ 2,3 mil.

A medida abre uma previsão orçamentária de R$ 7,3 bilhões para pagar os salários da categoria. O reajuste vale para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do setor público, de entidades filantrópicas e de prestadores de serviço com atendimento mínimo de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

— O ato do presidente Lula ao encaminhar essa medida para garantir o piso é um momento essencial. A repartição desses recursos é o compromisso com o SUS e com a valorização da categoria da enfermagem – disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O piso já era discussão desde a gestão de Jair Bolsonaro, mas foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Decisão do ministro Luís Roberto Barroso argumentou que, ao aprovar o piso, o Congresso Nacional não estabeleceu de onde sairiam os recursos para colocá-lo em prática. Em dezembro, o Congresso aprovou uma emenda à Constituição para definir os recursos.

O pagamento do piso é, desde janeiro, uma das principais demandas da categoria ao presidente, mobilizando greves nos setores público e privado.

Em contrapartida, o diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANHP), Antônio Britto, afirmou em entrevista ao GLOBO que a aprovação “poderá causar demissões e fechamentos de leitos em todo o país”.

Impacto
Segundo projeções de consultorias, o piso tem potencial de impacto de R$ 13,2 bilhões no setor de saúde. Segundo análise da LCA Consultores, a elevação do salário base para profissionais de saúde deve alcançar 887,5 mil trabalhadores. A LCA projeta que a elevação do salário base dos técnicos de enfermagem tem potencial para causar maior impacto: R$ 8,8 bilhões. O aumento no salário dos enfermeiros pode ampliar os gastos em R$ 3,4 bilhões e de parteiros, em R$ 1 bilhão.

Esse valor não inclui as eventuais despesas com adequações de cargos e salários de profissionais que já recebem valores acima do piso. Também considera que o pagamento do piso salarial será proporcional à quantidade de horas trabalhadas em comparação com uma jornada tradicional.