14/04/23
Dia: 14 de abril de 2023
Alepe: Comissão de Finanças aprova criação de vagas para juízes leigos
14/04/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
A tramitação de processos da Justiça Estadual pode ficar mais ágil em Pernambuco. É o que propõe o projeto de autoria do Tribunal de Justiça que cria 100 vagas de juízes leigos. O texto foi aprovado pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, nesta quarta.
O objetivo da proposta é aumentar a produtividade do Judiciário e reduzir o tempo médio para a realização de audiências e a publicação de sentenças. Em Pernambuco, mais de 18 mil processos aguardam julgamento nos Juizados Especiais, de acordo com a justificativa da matéria. O relator da matéria na Comissão de Finanças, deputado João de Nadegi, do PV, apresentou parecer favorável à aprovação e defendeu a iniciativa do Judiciário.
O parlamentar, que é advogado por formação, atuou em Juizados Especiais e destacou saber da necessidade da iniciativa para desafogar as varas. João de Nadegi acredita que a medida vai ser boa para a classe jurídica e para a população, que espera agilidade nos processos. Presidente do colegiado, a deputada Débora Almeida, do PSDB, concordou com a importância do projeto. “Estamos saindo de uma pandemia e há a necessidade de dar andamento em muitos processos da Justiça estadual. Essa medida busca trazer a rapidez que a população precisa”.
Os juízes leigos e juízas leigas serão advogados e advogadas com mais de dois anos de experiência, aprovados em processo seletivo realizado pelo TJPE. Esses profissionais vão atuar no Sistema dos Juizados Especiais e Colégios Recursais de Pernambuco.
A função pública poderá ser exercida por até dois anos, renováveis por igual período.
Náutico vence Cruzeiro com gol no final da partida
14/04/23
Por William Tavares
blogfolhadosertao.com.br
Gabriel Santiago marcou para os alvirrubros no triunfo por 1×0, nos Aflitos, pela Copa do Brasil
O Náutico passou 75 minutos apático, sofrendo, vendo o Cruzeiro mandar no jogo. Até que os alvirrubros decidiram se impor. Com as entradas de Gabriel Santiago e Júlio, o Timbu fez a disparidade “time de Série C x time de Série A” ficar no papel ao menos por um breve momento.
O suficiente para arrancar uma vitória suada por 1×0, nos Aflitos, nesta quarta (12), pela terceira fase da Copa do Brasil. O confronto da volta será dia 25, no Independência. Os pernambucanos jogam por empate para avançar para as oitavas de final.
Com três chances claras em menos de 15 minutos, sendo uma delas de Gilberto, driblando o goleiro e chutando para fora, o Cruzeiro fez o papel de visitante “folgado”, sem se intimidar na casa do adversário. A irritação do técnico Dado Cavalcanti logo no começo da partida mostrou que o Náutico estava longe de fazer em campo o que se esperava.
Até os 15, estava difícil. Dos 15 até o fim do primeiro tempo, idem. O Cruzeiro seguiu travando o Náutico no meio e armando ataques. Em três deles, Vagner salvou os alvirrubros.
Muito tempo correndo atrás da bola, tentando consertar os buracos na marcação. Muito tempo com respiração presa em cada ataque mineiro. Muito tempo assistindo ao adversário. Pouco tempo jogando, de fato. Esse foi o Náutico nos 45 minutos iniciais.
Apagados, Jael e Matheus Carvalho foram substituídos por Júlio e Gabriel Santiago. Com a nova dupla, o Náutico criou ótima chance. O centroavante serviu ao meia, que bateu rasteiro e só não marcou por conta da ótima defesa de Rafael Cabral. No lance seguinte, outro goleiro brilhou. William apareceu na frente de Vagner e obrigou o camisa 1 a espalmar bonito.
Júlio e Gabriel, novamente, quase fizeram uma dobradinha para balançar as redes. O primeiro chutou para boa defesa de Rafael. No rebote, o meia, de bicicleta, mandou por cima.
A torcida sentiu o bom momento do Náutico. A pulsação da arquibancada chegou até os jogadores. Aos 43, Gabriel apareceu entre os zagueiros e cabeceou para enlouquecer os alvirrubros nos Aflitos. Vitória suada para dar esperança ao Timbu em avançar na Copa do Brasil.
Ficha técnica
Náutico 1
Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Juan Gauto), Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Paul Villero, Jael (Julio) e Kayon. Técnico: Dado Cavalcanti
Cruzeiro 0
Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Richard (Felipe Machado), Ramiro (Wallisson), Mateus Vital e Wesley (Rafael Bilu); B. Rodrigues (Stênio) e Gilberto. Técnico: Pepa
Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE). Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Renan Aguiar da Costa (CE).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)
Gols: Gabriel (aos 42 do 2ºT)
Cartões amarelos: Jean Mangabeira, Denilson, Paulo Miranda, Souza (N); Bruno Rodrigues, Mateus Vital, Gilberto, Luciano Castan (C)
Público Total: 6.435 torcedores
Renda: R$ 132.246,50
Protocolo de ações contra violência nas escolas repercute no Plenário da Alepe
14/04/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
O conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento das ameaças de violência na rede escolar de Pernambuco ganhou repercussão, nesta quinta, no Plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Renato Antunes, do PL, elogiou a reação do Poder Executivo aos casos que vêm aterrorizando a comunidade escolar em todo o Brasil. Ele enumerou algumas das ações do protocolo conjunto publicado pelas Secretarias de Defesa Social e de Educação. Dentre as medidas, a continuidade da iniciativa de monitoramento das redes sociais em tempo real, com ação integrada com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Abin, e demais polícias estaduais, para identificação de suspeitos de envolvimento em ameaças virtuais.
“Deputado Renato, é a solução? Não! Mas é o primeiro passo para que algo seja feito. E dentro do que foi proposto está escrito ‘conscientizar a comunidade escolar a respeito desse protocolo’, Patriota. Por isso é importante que cada deputado poder publicar nas suas redes sociais, informar, no seu raio de atuação, que existe um protocolo hoje não que proteja, mas que possa amenizar qualquer tipo de problema”.
Ainda no protocolo de ações, está previsto o reforço do sistema de videomonitoramento das unidades de ensino, e da patrulha escolar.
Mais investimentos no Programa Casa das Juventudes, mantido pelo Estado, foram defendidos pelo deputado Mário Ricardo, do Republicanos. Na data em que se comemora o Dia do Jovem, o parlamentar anunciou indicação para que se universalize a iniciativa, criando oportunidades para jovens de todas as regiões. As casas das juventudes são equipamentos públicos mantidos em parceria com as prefeituras. Podem participar da iniciativa os municípios que tenham órgão gestor das juventudes e Conselho Municipal de Políticas Públicas para o segmento em pleno funcionamento.
João Paulo Costa, do PCdoB, comemorou a publicação do ato da presidência da Alepe designando os membros da Comissão Parlamentar Permanente de Defesa do Consumidor. O parlamentar é autor da proposta de criação do novo Colegiado. “Sempre foi uma bandeira do nosso mandato defender o consumidor, tornar mais transparente a relação entre empresas e clientes, e eu tenho certeza que essa Casa vai fazer aqui um grande debate para defender o consumidor pernambucano”.
A passagem dos 59 anos de instalação do município de Terezinha, no Agreste Meridional, foi lembrada em Plenário. A data foi registrada pelo deputado Izaías Régis, do PSDB, que é filho do primeiro prefeito da cidade, Antônio Régis, indicado pelo governador Miguel Arraes. O município, com sete mil habitantes, foi governado em outros períodos por integrantes da família do parlamentar, que ressaltou a seriedade e o compromisso dos familiares na condução dos destinos da cidade.
O aniversário de 206 anos da Polícia Civil de Pernambuco também foi lembrado em Plenário. Eriberto Filho, do PSB, prestou homenagem aos integrantes da instituição. E pediu a valorização das carreiras, melhoria das estruturas físicas e mais investimentos na modernização das tecnologias envolvidas nos procedimentos da corporação.
Pastor Cleiton Collins, do PP, foi à tribuna nesta quinta defender uma atuação mais forte da Alepe voltada às pessoas com deficiência ou com doenças raras. Ele analisou que o ambiente político na Casa é favorável à criação de uma Comissão Permanente para apoiar o segmento.
Empreendimentos Econômicos Solidários terão oportunidade de exposição gratuita na Fenearte 2023
Promover a economia popular solidária está entre os objetivos das políticas públicas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE-PE). Assim, a entidade dará início, ainda neste mês de abril, a um processo seletivo de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para ocupação de um espaço coletivo na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE). O edital foi publicado nesta quinta-feira (13/04). Nele, estão disponibilizadas 20 vagas no estande institucional da secretaria na Feira, para que os artesãos possam expor e comercializar seus produtos, de forma gratuita. A seleção é direcionada a organizações de caráter coletivo que realizam atividades econômicas, cujos participantes sejam trabalhadores do meio urbano ou rural, exercendo democraticamente a gestão das atividades e a alocação dos resultados – como, por exemplo, associações e cooperativas.Para a gestora da SEDEPE, Amanda Aires, a ação é uma forma de “incentivar o trabalho dos empreendedores solidários, das mais diversas regiões do estado, gerando um impacto social muito positivo para a comunidade de origem dessas pessoas”. A Secretária destaca ainda que “a apresentação das peças na Fenearte, a maior Feira de Artesanato da América Latina, vai além da importância comercial, pois representa a oportunidade de oferecer uma grande visibilidade a esses produtos, fortalecendo toda uma cadeia de desenvolvimento social e sustentável”.INSCRIÇÕES – Os interessados em concorrer às oportunidades devem realizar a inscrição no período 18 de abril a 17 de maio de 2023, preenchendo o formulário que será aberto no site www.sedepe.pe.gov.br. É necessário possuir Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL). A escolha dos candidatos passa por alguns critérios, como qualidade do produto, criatividade/inovação e consciência ambiental. Os candidatos podem ter acesso a todos os detalhes no edital, disponível no site da Secretaria. Para outras informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-7877, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.


