Na manhã desta quinta-feira (13/04), o prefeito de Granito, João Bosco, reuniu-se com equipes da Secretaria Municipal de Educação e representantes de outros setores para tratar sobre assuntos relativos à segurança em todas as unidades escolares do município.
Temas atuais como: Violência sexual, Educação sexual também foram discutidos como propostas para trabalhar no mês de maio. Presença de membros do conselho tutelar e conselho de direito da criança e do adolescente. Representantes do CRAS, CREAS, Assistência Social, Secretária de Educação, gestores escolares, conselheiros escolares, assistentes sociais e psicólogos. É a busca de ideias para ação concreta por um ambiente de paz para as escolas e para as famílias.
No primeiro jogo longe do Nordeste na temporada, o Sport ficou na igualdade com o Coritiba. Em duelo movimentado, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, o Rubro-negro estreou na competição nacional com um empate em 3×3 com o Coxa-Branca, na noite desta quarta-feira (12), no Couto Pereira.O confronto de volta acontece no próximo dia 26, na Ilha do Retiro, e o Leão precisa de uma vitória simples para avançar às oitavas. Em caso de novo empate, por qualquer placar, a vaga será decidida nos pênaltis. A equipe leonina agora volta as atenções para o Estadual. No sábado (15), encara o Retrô, pela primeira partida da final na Arena de Pernambuco.O jogo
Desde o apito inicial do árbitro, a proposta do Sport estava muito clara: pressionar a saída de bola do Coxa. Antes de tomar o primeiro gol, o Rubro-negro já tinha finalizado, pelo menos, três jogadas que foram frutos da postura em campo. Em uma delas, acabou sendo premiado. Aos oito, Jorginho aproveitou o vacilo dos mandantes e acionou Juba na esquerda. Em tapa de primeira, o prata da casa achou Love livre no ataque. O camisa 9 dominou e bateu sob Gabriel para fazer 1×0.
Apesar do placar favorável, o Leão seguia com a linha alta, e o Coritiba passou a explorar os espaços concedidos com lançamentos. Ainda na primeira metade da etapa inicial, o Coxa-Branca virou o placar com dois belos gols de Alef Manga.
No primeiro, com todo espaço dado pela marcação, o camisa 11 acertou chute de rara felicidade, após Sabino cortar o perigo de cabeça, aos 15. Dez minutos mais tarde, o atacante recebeu em velocidade pela direita, deixou Sabino na saudade e bateu cruzado para vencer Renan mais uma vez e ampliar.
Leão revira, Manga salva Coxa
No segundo tempo, a dupla formada por Luciano Juba e Vagner Love voltou a aparecer para recolocar o Leão em vantagem. Logo no começo, o artilheiro do Sport no ano aproveitou falha de Bruno Viana para deixar tudo igual. Em seguida, foi a vez do ‘Artilheiro do Amor’ ficar com a sobra da cabeçada de Sabino na trave e fazer o terceiro.
Com a pressão do Coritiba, o Sport segurava o placar, até o árbitro de vídeo ver mão de Thyere em bola disputada na área leonina. Após Vuaden consultar o monitor e assinalar pênalti, Alef Manga cobrou com categoria para deixar tudo igual no Couto Pereira.
Ficha do jogo
Coritiba 3
Gabriel; Natanael (Jamerson), Bruno Viana, Kuscevic e Victor Luís (Marcelino Moreno); Andrey (Júnior Urso), Liziero e Bruno Gomes; Willian Pottker (Kaio César), Alef Manga e Rodrigo Pinho (Robson). Técnico: Antônio Oliveira.
Sport 3
Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Labandeira (Edinho), Luciano Juba (Matheus Vargas) e Vagner Love (Felipinho). Técnico: Enderson Moreira.
Estádio: Couto Pereira (Curitiba/PR)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA/RJ)
Gols: Vagner Love, aos 8′ do 1T e 14′ do 2T, Luciano Juba, aos 5′ do 2T (SPT); Alef Manga, aos 15′ e 25′ do 1T e 30′ do 2T (COR)
Cartões amarelos: Victor Luis, Jamerson, Kaio César (COR); Labandeira, Thyere, Cariús (SPT)
—
Leia também
• Sport x Retrô pela final do Pernambucano: jogos tem datas e horários definidos
• Sport tem a torcida mais fanática do Brasil, diz pesquisa da CNN/Itatiaia/Quaest; entenda
• Por objetos arremessados no gramado, Sport e Náutico são multados no STJD
Segundo a Polícia Federal, 11 investigados possuem certificado de Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador (CAC). Entre os presos, um vereador de Parnamirim (PE), cinco policiais militares e dois civis
—
—
Operação da Polícia Federal prende policiais envolvidos com esquema de milícia no Sertão de Pernambuco – FOTO: POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO
De acordo com as investigações, o grupo tem “características típicas de grupo de extermínio”, é especializado em crimes violentos contra a vida e atua principalmente nos municípios de Salgueiro, Serra Talhada, Ouricuri e Parnamirim, no Sertão do Estado.
As investigações da Polícia Federal apontaram que a milícia emprestava dinheiro e depois ameaçava as pessoas de morte que estavam devendo. Além disso, atuavam com segurança clandestina ameaçando comerciantes que não pagavam uma determinada taxa.
Policiais da Paraíba e do Ceará, que também foram presos na operação, seriam os responsáveis por se deslocar ao Sertão de Pernambuco para efetuar os crimes.
A operação foi denominada de Metástase em analogia à capacidade de espalhamento do câncer por outros órgãos do organismo humano.
Até as 16h desta quarta, dez mandados de prisão temporária foram cumpridos – sendo cinco policiais militares, dois policiais civis e outras três pessoas.
Outros seis mandados de prisão ainda faltavam ser cumpridos. Também foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares, a exemplo do sequestro de bens dos principais investigados.
Entre os investigados alvos da operação, foi identificado que pelo menos 11 deles possuem certificado de Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador (CAC).
Um político da Câmara Municipal de Parnamirim também é alvo de um dos mandados.
Operação da Polícia Federal prende policiais envolvidos com esquema de milícia no Sertão de Pernambuco – POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO
Foram expedidos:
5 mandados de prisão temporária e 6 de busca e apreensão em Serra Talhada;
2 mandados de prisão temporária e 2 de busca e apreensão em Salgueiro;
3 mandados de prisão temporária e 4 de busca e apreensão em Ouricuri;
1 mandado de prisão temporária em Belém de São Francisco;
1 mandado de prisão temporária e 1 de busca e apreensão em Parnamirim;
1 mandado de prisão temporária e 1 de busca e apreensão em Brejo Santo, no Ceará;
1 mandado de prisão temporária e 1 de busca e apreensão em Crato, no Ceará;
2 mandados de prisão temporária e 2 de busca e apreensão em Porteiras, no Ceará.
Participam da operação 180 policiais federais dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, incluindo equipes do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, além de 50 policiais militares e nove policiais civis da Corregedorias dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
A Polícia Federal ainda não deu detalhes de quantas mortes estão sendo atribuídas aos suspeitos.
CRIMES INVESTIGADOS NA OPERAÇÃO CONTRA MILICIADOS
Operação da Polícia Federal prende policiais envolvidos com esquema de milícia no Sertão de Pernambuco – POLÍCIA FEDERAL/DIVULGAÇÃO
Os crimes investigados são:
Associação para constituição de milícia privada;
Homicídio;
Agiotagem;
Extorsão;
Segurança privada ilegal e jogos de azar.
As penas ultrapassam os 40 anos de reclusão.
Todos os presos passarão por audiência de custódia e posteriormente serão encaminhados para o Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed) ou para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), ambos em Abreu e Lima.