Estudo do TCE revela o nível de transparência pública no Estado

19/03/23

Ascom TCE

blogfolhadosertao.com.br

O  Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou o levantamento que avalia o nível de transparência do Estado e municípios pernambucanos. O estudo analisou os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e Câmaras Municipais, do Poder Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ministério Público Estadual, Defensoria Públicas, além do próprio Tribunal de Contas.

De acordo com o relatório elaborado pela equipe técnica das Gerências de Auditoria dos Poderes e da Previdência e de Previdência e Gestão Fiscal do TCE, das 374 unidades fiscalizadas, apenas 29 (7,75%) obtiveram nível de transparência satisfatório, recebendo selo diamante, ouro ou prata. A maioria (79,14%) ficou na faixa intermediária.

📈 Clique aqui para acessar o relatório consolidado do levantamento no âmbito do estado de Pernambuco.

Nos casos em que a Transparência da Gestão Fiscal foi descumprida, foi indicado aos conselheiros relatores a formalização de processo de gestão fiscal, que poderá atingir as unidades fiscalizadas que atenderam a menos de 50% de todos os critérios considerados (Receita, Despesa e Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal); ou menos de 25% dos critérios individuais de Receita, de Despesa ou de Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal. Em caso concreto, duas prefeituras e cinco câmaras municipais estão classificadas nesta situação.

O estudo faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e que avaliou 8.019 entidades de todo o Brasil.

De acordo com os critérios estabelecidos pela Atricon, em conjunto com os Tribunais de Contas, a média nacional de transparência pública ficou em 67,56%. Os portais que obtiveram o índice de transparência igual ou superior a 75% receberam um selo de transparência: Diamante (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 95% e 100%), Ouro (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 85% e 94%) ou Prata (cumprimento de 100% dos critérios essenciais e índice de transparência entre 75% e 84%).

TCE-PE ficou entre as seis instituições de controle externo estaduais mais transparentes do país e recebeu o selo de transparência na categoria Diamante, a mais alta prevista pela pesquisa, por ter cumprido todos os critérios com nível de exigência essencial e ter obtido um índice de transparência de 98,37%. Em Pernambuco, foi uma das três entidades que recebeu este selo, ao lado da prefeitura de Lajedo (95,54%) e do MPPE (99,57%). O Tribunal de Contas da União obteve um índice de transparência de 99,19%.


A consulta aos resultados pode ser feita pela ferramenta Radar da Transparência Pública, desenvolvida pelo TCE do Mato Grosso, considerada o maior repositório de informações sobre transparência pública do Brasil. Ela mostra a situação de cada instituição fiscalizada, conforme os critérios atendidos.

Consulte aqui a situação das entidades avaliadas 📈.

Especial de Domingo: O nosso Nordeste

19/03/23

blogfolhadosertao.com.br

 

O nosso Nordeste 🦋

 

Por Valdilene Cabral da Silva *

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na seca tudo fica feio.
Folhas caiem, plantas morrem
Mas quando vem a chuva
renascem as folhagens
plantas enverdecem

O chão fica molhado,
A terra recebe a semente
O homem renova a fé
A mulher agradece

Deus é perfeito.   Obrigado meu Senhor
Pois tu sabes tudo, e nos protege com fervor
Não mereço tanto apreço
Mas te venero com amor

As plantações crescem,
Os frutos aparecem
Brota o feijão nas vages.
O milho na espiga cresce
E todo mundo se alegra
Todos juntos a Deus agradecem💥

 

  • Valdilene Cabral da Silva
    Diretora de políticas para as Mulheres do STR de Ouricuri ,  sertão do Araripe e representante do Araripe na Comissão Estadual de Mulheres da Fetape

 

Univasf e UPE discutem novas parcerias em ensino, pesquisa e extensão

19/03/23

Ascom Univasf

blogfolhadosertao.com.br

Parcerias para fortalecer a educação superior na região foi o assunto do encontro.

O estabelecimento de novas parcerias que viabilizem ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foi o assunto de uma reunião entre o reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino de Lima; o diretor do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, e a vice-diretora, Maria Aline Rodrigues de Moura. O encontro aconteceu na tarde de ontem (16), no gabinete da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

O professor Tarcísio Alves da Silva e a professora Maria Aline de Moura, que é egressa do curso de Psicologia da Univasf, destacaram que UPE e Univasf já são instituições parceiras em algumas ações, a exemplo do Programa de Mobilidade InterIES, que também reúne o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a Faculdade de Petrolina (Facape) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Reafirmamos a importância dessas parcerias e queremos avançar, ampliando as ações em conjunto com a Univasf”, disse o diretor.

O reitor Julianeli Tolentino sugeriu a criação de fóruns setoriais interinstitucionais envolvendo as várias áreas que compõem o ensino, a pesquisa e a extensão. Com este objetivo, serão organizadas reuniões setoriais com a participação das diversas Instituições de Ensino Superior (IES) da região para discutir novas parcerias. Para Julianeli Tolentino, estreitar os laços com as IES da região é de grande relevância para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da educação no Vale do São Francisco.

19/03/23

Ascom PMA

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

.

A partir do dia 27 de março, os cadastrados ficarão expostos no site da Prefeitura de Arcoverde, para que o público interessado possa entrar em contato com os proprietários e efetivarem os acordos de aluguéis temporários. Em casos de dúvida sobre o cadastramento, a equipe da Secretaria de Turismo e Evento estará disponível para esclarecimentos através do telefone: (87) 3821-9093.om

Prefeitura de Arcoverde abre cadastro de imóveis para aluguéis temporários no São João 2023

19/03/23

Ascom PMA

blogfolhadoseertao.com.br

Prefeitura de Arcoverde abre cadastro de imóveis para aluguéis temporários no São João 2023 
Miniatura do anexo

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, lança o cadastramento de imóveis como casas, apartamentos, quartos e outras alternativas, a exemplo de chácaras e similares, que ficarão disponíveis para aluguéis temporários durante o ciclo junino de 2023.

Para cadastrar imóveis ou quartos, é necessário preencher as informações solicitadas pelo Formulário de Inscrição, que já se encontra disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxk8r5WJqhWrZA8VQHMp-aiLr_0Xn9ZrZCbuAm9vk3hbDVHg/viewform.

A partir do dia 27 de março, os cadastrados ficarão expostos no site da Prefeitura de Arcoverde, para que o público interessado possa entrar em contato com os proprietários e efetivarem os acordos de aluguéis temporários. Em casos de dúvida sobre o cadastramento, a equipe da Secretaria de Turismo e Evento estará disponível para esclarecimentos através do telefone: (87) 3821-9093.