Economista diz que “pauta ambiental vai requalificar a relação entre Brasil e Estados Unidos”,

20/11/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

 

Daqui a pouco: Catar e Equador abrem a Copa do Mundo de 2022

20/11/22

Por William Tavares

blogfolhadosertao.com.br

Anfitriões enfrentarão os sul-americanos às 13h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, pelo Grupo A

Seleção do Catar

“Now is all” (“Agora é tudo”, em tradução livre). Com esse slogan, o Catar quer prender as atenções de bilhões de pessoas nos próximos 28 dias. Missão que não deverá ser difícil. Afinal, será realizado lá o maior evento de futebol do planeta. A Copa do Mundo de 2022 começa hoje. A primeira no Oriente Médio. Logo na abertura, os anfitriões enfrentarão o Equador, às 13h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, pelo Grupo A.

O Catar vem atuando no esquema 3-5-2 sob o comando do técnico espanhol Félix Sánchez. Nos últimos anos, a seleção fez uma espécie de “intercâmbio”, participando de competições fora do continente como a Copa América de 2019 e Copa Ouro de 2021, além de enfrentar algumas equipes que estavam disputando as Eliminatórias da Europa, fazendo uma parceria com a Uefa.

No elenco, não há estrelas. Os anfitriões, diferente das demais seleções, não se reapresentaram na semana da competição. O grupo teve uma preparação mais longa, tendo um grupo formado desde junho. Ninguém chegará com mais tempo de trabalho do que o Catar.

Estreando em Copas, o Catar tem como destaques os atacantes Akram Afif, que atua pelo Al-Sadd, e Almoez Ali, artilheiro e melhor jogador da Ásia em 2019, ano em que o país venceu a Copa do continente. O sonho dos cataris é conquistar, no mínimo, uma vaga nas oitavas de final. Além do Equador, a seleção enfrentará Senegal e Holanda na primeira fase.

Equador no caminho

A seleção comandada por Gustavo Alfaro chega, ao lado da Holanda, como uma das candidatas para avançar ao mata-mata. O Equador tem um time agressivo sem bola, que marca em cima. Ofensivamente, costuma pressionar o adversário utilizando os pontas como Gonzalo Plata e Ibarra, além de ter a presença de Enner Valencia no ataque.

Uma referência que serviu para moldar o estilo de jogo do Equador foi a equipe do Independiente Del Valle As principais promessas equatorianas foram formadas no clube. Casos do meia Moisés Caicedo, do Brighton/ING, do zagueiro Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen/ALE, e de Plata, hoje no Valladolid/ESP.

A melhor participação do Equador em Copas foi em 2006, quando a seleção avançou até as oitavas de final, caindo para a Inglaterra. No último amistoso antes do Mundial, os equatorianos empataram em 0x0 com o Iraque.

Leia também
• Confira análise dos grupos da Copa do Mundo, que começa domingo (20), no Catar
• Grupo A: Catar e Equador abrem o Mundial, mas Holanda e Senegal ficam com o favoritismo
• Copa do Catar: avião que levará seleção alemã exibirá frase “Diversidade vence”

Começa hoje a Copa do Mundo do Catar !

20/11/22

blogfolhadoseertao.com.br

 

 

Jogo entre Catar e Equador, às 13h deste domingo (20), abre o Mundial 2022
fifg / stock.adobe.com
Quem irá ficar com a taça?fifg / stock.adobe.com

Após quatro anos e meio de espera, os craques das principais seleções do mundo voltarão a se enfrentar. Neste domingo, às 13h, o jogo entre Catar e Equador marcará o início da Copa do Mundo 2022. Uma hora antes da partida no Estádio Al Bayt, válida pelo Grupo A, ocorrerá a cerimônia de abertura.

Brasil estreia na competição na quinta-feira, 24, às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. No Grupo F, também estão Suíça e Camarões.

Projete o caminho até a final no simulador

Na segunda rodada, a equipe de Tite enfrenta a Suíça, numa segunda-feira, 28, às 13h. A fase de grupos se encerra para a Seleção Brasileira no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, às 16h, contra Camarões.

Guia da Copa 2022: os destaques das 32 seleções que estarão no Mundial

Onde assistir à Copa do Mundo 2022? 

A Rede Globo transmite os confrontos em TV aberta. Na TV fechada, os canais SporTV são responsáveis pela transmissão ao vivo do jogo e acompanharão todas as partidas.

Guilherme Estrella, descobridor do pré-sal diz que “é preciso recuperar a Petrobrás como empresa estatal. Ela tem que servir ao povo”

20/11/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

 

Geólogo afirma que será preciso desfazer tudo que foi feito depois do golpe de 2016

www.brasil247.com - Guilherme Estrella e Lula
Guilherme Estrella e Lula (Foto: Agência Brasil | Reuters) O geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração da Petrobrás que foi responsável pela descoberta do pré-sal, afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que retomar a Petrobrás é retomar o Brasil para os brasileiros. “O mundo já adentrou no período multipolar e os países mais ricos em energia, alimentos e água precisam aproveitar as oportunidades.  Ou o Brasil assume sua real soberania e se aproveita desta grande oportunidade ou se transforma num pilar de sustentação do atual polo hegemônico, que está em colapso”, diz ele.

“A Petrobrás é ferramenta decisiva para entrarmos no mundo multipolar. O Brasil é o país mais bem servido de energia no mundo”, acrescenta.Estrella também afirma que o que acontece hoje no Brasil é produto de uma intervenção estrangeira no Brasil.

“A Lava Jato foi isso. Estamos diante de um governo de ocupação estrangeira e não há nenhum empecilho jurídico para renacionalizar e reestatizar o que foi vendido pelos governos de ocupação”, diz ele. “Lula foi eleito por uma frente ampla, mas dimensões que contemplam a soberania nacional devem ser assumidas pelo PT. A soberania nacional está acima do mercado”, complementa.

O geólogo também expôs suas restrições ao nome do senador Jean-Paul Prates, que vem sendo cogitado para presidente a Petrobrás. “Respeito o senador Jean-Paul Prates, mas seu posicionamento ideológico não se encaixa na visão de um país soberano. É impossível reindustrializar o Brasil sem energia barata”, diz ele. “É preciso recuperar a Petrobrás como empresa estatal. Ela tem que servir ao povo. Não há maior meio termo”, finaliza.