30/10/22
Por Ipec
blogfolhadosertao.com.br
Levantamento foi realizado entre quinta-feira e sábado em 236 municípios
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Lula e Bolsonaro disputam o segundo turno da eleição para a Presidência da República
Montagem com fotos de Nelson Almeida / AFP
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A quinta e última pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada neste sábado (29). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%. De acordo com a pesquisa, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.
Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.
A quarta pesquisa Ipec para o segundo turno, divulgada na última segunda-feira (24), já mostrava Lula com 50% das intenções de voto e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 43%. Brancos e nulos eram 5% e 2% se diziam indecisos.
O segundo turno ocorre neste domingo (30). No primeiro, realizado no último dia 2, Lula teve 48,4% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro somou 43,2%.
Na pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, foram entrevistadas 4.272 pessoas entre quinta-feira (27) e sábado, em 236 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.