Bispos católicos de todo o país lançam carta contra reeleição de Bolsonaro: “despreza os pobres”

24/10/22
Caroline Oliveira, Brasil de Fato
blogfolhadosertao.com.br

Sem citar Bolsonaro diretamente, Coletivo”Bispos do Diálogo pelo Reino” diz que Bolsonaro e seus apoiadores “abusaram do nome de Deus para legitimar seus atos”

www.brasil247.com -
(Foto: CN | REUTERS/Adriano Machado)

  Um grupo de bispos católicos brasileiros lançou, na manhã desta segunda-feira (24), uma carta contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, sem citar diretamente o presidente.

Intitulado “Bispos do Diálogo pelo Reino”, o coletivo reúne bispos da Igreja Católica de várias regiões do Brasil e, no documento, afirma que o segundo turno das eleições coloca a população brasileira “diante de um desafio dramático” que não permite a neutralidade.

 O contexto, segundo os religiosos, impõe um posicionamento acerca de “dois projetos de Brasil, um democrático e outro autoritário; um comprometido com a defesa da vida, a partir dos empobrecidos, outro comprometido com a ‘economia que mata’ (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, 53); um que cuida da educação, saúde, trabalho, alimentação, cultura, outro que menospreza as políticas públicas, porque despreza os pobres”, apontam.  .

Os bispos pontuam ainda que o atual governo “virou as costas para a população mais carente, principalmente no tempo da pandemia”, e que, junto de seus apoiadores, abusou “do nome de Deus para legitimar seus atos e ainda o usam para fins eleitorais”, condenando ainda a disseminação de fatos inverídicos. “Vivemos quatro anos sob o reinado da mentira, do sigilo e das informações falsas. As fake news (notícias falsas veiculadas como se fossem verdades) se tornaram a forma ‘oficial’ de comunicação do Governo com o povo.”

Programa Pedalando pela Saúde e o Bem-estar, em Granito

2410/22

AscomPMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

 

 

 

 

A manhã do domingo ( 23 ),  no município de Granito foi realizada  um bela programação para chamar a atenção sobre a campanha Outubro Rosa com o segundo Pedal Amigos do Peito, promoção da secretaria de Cultura em parceria com a Saúde e Educação do município.

Homens e mulheres acordaram muito cedo e já às seis horas da manhã largaram da Rancharia para a cidade de Granito com saudável passeio ciclístico num percurso de 14 quilômetros. O evento contou com a presença do prefeito João Bosco e participantes de Granito, Moreilândia, Ouricuri e Exu.

Foi oferecido café da manhã e sorteio de brindes, inclusive uma bike, e palestras sobre a importância da atividade física na prevenção à saúde.

Gonzaga Patriota faz giro pelo Sertão ao lado da candidata Raquel Lyra

24/10/22

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem se empenhado para defender o nome da candidata a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) e do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar fez um giro pelo Sertão do Estado, seguindo a agenda de Raquel Lyra, e passou por Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Ouricuri, Floresta e Arcoverde.

Depois de uma caminhada histórica pelas principais ruas do centro de Petrolina, Raquel Lyra deu continuidade aos compromissos em Salgueiro e Ouricuri, após seguiu para Serra Talhada e Floresta, onde teve uma recepção calorosa em ambas as cidades. Já em Arcoverde, a candidata foi abraçada pela população. Em todas as localidades ela e a sua comitiva foram recebidas por prefeitos e lideranças da região.

O deputado federal Gonzaga Patriota acompanhou todos os compromissos destacando sempre a importância do diálogo e da união neste momento político que o Brasil vivencia. “Precisamos de candidatos que conheçam a realidade dos brasileiros e pernambucanos. Candidatos que saibam dialogar e buscar soluções para resolver os diversos problemas enfrentados atualmente. Por isso, venho defender o nome de Raquel Lyra e do ex-presidente Lula para que, juntos, possam unir forças e lutar por melhorias para toda a população”, afirmou Patriota.

Campanha de Lula lança primeiro vídeo em que cola Roberto Jefferson em Bolsonaro e pede fim da violência

24/10/22
247
blogfolhadosertao.com.br

 

Vídeo tem o mote “Chega de violência, chega de Bolsonaro”, passou a ser distribuído nas redes já na noite deste domingo (23) e vai entrar como inserção na TV. Assista

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)A campanha do ex-presidente Lula já criou o primeiro programa em que cola a imagem do bandido Roberto Jefferson em Jair Bolsonaro, poucas horas depois do episódio violento protagonizado pelo aliado do adversário contra a Polícia Federal.

O vídeo tem o mote “Chega de violência, chega de Bolsonaro”, passou a ser distribuído nas redes já na noite deste domingo (23) e está previsto para entrar como inserção na TV.

A peça começa com uma fala de Bolsonaro em que diz “minha especialidade é matar”. Em seguida, um locutor afirma que a violência bolsonarista “chegou a níveis alarmantes”..

O programa também destaca outros episódios violentos promovidos por bolsonaristas, como o assassinato do petista Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu, no Paraná, pelo agente penal federal Jorge Guaranho em julho deste ano, e as agressões cometidas por aliados de Bolsonaro em Aparecida no último 12 de outubro.

Marília Arraes participa de carreatas em San Martin e no Barro com Chico Kiko e Joselito Ferreira, vereadores do Recife

24/10/22

Ascom/SD

blogfolhadosertao.com.br

 

Marília Arraes participa de carreatas em San Martin e no Barro com Chico Kiko e Joselito Ferreira, vereadores do Recife

 

A candidata da coligação PERNAMBUCO NA VEIA ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou, na noite deste sábado, de duas carreatas no Recife. No bairro de San Martin, Marília esteve com o vereador Chico Kiko. Em seguida, no Barro, a candidata esteve com o vereador Joselito Ferreira.

“Hoje foi um dia muito importante para a nossa campanha. Por onde passamos, sentimos a confiança da população. As pessoas enxergaram uma oportunidade de mudar o Estado com a nossa candidatura e vamos fazer essa transformação alinhada com o presidente Lula”, afirma Marília.

Vale ressaltar que o vereador Joselito Ferreira, vice-líder do PSB na Câmara Municipal, é o mesmo que no início da semana sofreu um atentado e teve seu carro alvejado por seis tiros.

 Fotos: Leo Caldas

—————————

 

Marília Arraes recebe apoio de Matheus Martins, prefeito de Terezinha

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, que encabeça a majoritária da coligação PERNAMBUCO NA VEIA, recebeu o apoio de mais um prefeito pernambucano: Matheus Martins, de Terezinha. O candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira, também participou do encontro.

Para Matheus, prefeito reeleito da cidade, Marília é o nome mais preparado para governar o estado a partir do ano que vem, principalmente pela sua capacidade de liderança e força política.

“Eu tenho certeza que Marília será eleita a nossa governadora. Neste segundo turno, vamos trabalhar bastante para eleger Marília a primeira mulher governadora do nosso estado”, afirma Matheus.

‘Ato de Jefferson é golpe programado contra a democracia’, afirma cientista político

24/10/22

Fernando Abrucio/Estadão Conteúdo 
blogfolhadosertao.com.br

Todo o ato do ex-deputado Roberto Jefferson, desde as declarações nazistas contra a ministra Cármen Lúcia, até sua reação à prisão parece ser uma ação orquestrada para direcionar o foco da campanha para o STF nesta última semana antes do segundo turno. Ao colocar-se como uma suposta vítima de censura e de um inquérito que, segundo ele, seria ilegal, ele ataca a democracia, tentando criar uma narrativa contrária à de frente ampla usada pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A própria ideia de reforçar os ataques contra o Supremo vem circulando nos grupos bolsonaristas do Telegram há dias, com uma articulação muito grande. No entanto, Jefferson se precipitou e errou na execução do plano. Ao atirar com fuzil e granada contra a Polícia Federal, o ex-deputado criou uma crise que inverteu a situação e hoje os holofotes estão sobre ele, não sobre a Corte.

Curiosos e apoiadores somaram-se aos policiais no entorno da casa de Roberto Jefferson durante o domingo. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Curiosos e apoiadores somaram-se aos policiais no entorno da casa de Roberto Jefferson durante o domingo. Foto: Ricardo Moraes/Reuters© Fornecido por Estadão

Isso embaralhou os planos dos bolsonaristas radicais e deixou o próprio Jair Bolsonaro totalmente perdido. A frase do presidente, de que não há fotos suas com Jefferson, é a prova disso. Candidato à reeleição, ele não sabe como se posicionar neste momento. Ao mesmo tempo em que diz não estar envolvido, envia seu ministro da Justiça para intervir – algo que nunca foi feito, mesmo na prisão dos ex-presidentes Lula e Michel Temer.

Palanque plural: em Floresta, Raquel é recebida por lideranças e moradores como a futura governadora de Pernambuco

24/10/22

Ascom PSDB

blogfolhadosertao.com.br

 

A candidata a governadora do Estado, Raquel Lyra  ( Foto- PSDB), iniciou o seu giro pelo Sertão, neste domingo (23), em Floresta. Na cidade, a postulante foi recebida pela prefeita Rorró, pelo deputado estadual Rodrigo Novaes e pelo vereador Peu.

A agenda teve início na residência do vereador. “Estamos reafirmando o nosso compromisso com você, Raquel, nossa amiga, nossa companheira. Independentemente de grupos políticos, as rivalidades têm de ser deixadas de lado, pois o nosso objetivo é eleger Raquel Lyra governadora, aquela que vai resgatar a auto-estima dos pernambucanos, que vai devolver a alegria ao povo mais sofrido”, afirmou Peu.

Com o vereador, estiveram, entre outras lideranças, os petistas Dulci Amorim, deputada estadual, e o ex-prefeito Odacy Amorim.

A prefeita de Floresta, Rorró, também reuniu lideranças e moradores para receber a futura governadora. “Estamos aqui unidos por Pernambuco para receber você, Raquel. A nossa escolha se deu pela sua competência, pelo seu comprometimento. Você é uma mulher forte, guerreira e que sabe governar. Tenho certeza que, você como governadora, Pernambuco vai estar lá no topo em todos os sentidos”, afirmou Rorró.

Com Rorró, estavam, entre outras lideranças, os prefeitos de Catende, Dona Graça; de Flores, Marcone; de Calçado, Francisco Expedito; de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, e Edgar Caldas e Eudes Caldas, ex-prefeitos de Cabrobó.

O último compromisso de Raquel em Floresta foi em evento realizado pelo deputado estadual Rodrigo Novaes. “É muita honra receber a nossa futura governadora na minha cidade, onde tenho raízes familiares. Você fala muito sobre os invisíveis, e estamos numa região onde existem muitos que são esquecidos pelo governo. Nossa região é rica, cheia de potencialidades, mas não são exploradas. Aqui não temos prioridades, temos urgência. As pessoas sofrem ainda com problemas primários, a exemplo da falta de água na torneira, quando a gente tem o Rio São Francisco”, relatou o deputado.

No evento, entre outras lideranças, estavam os prefeitos Marcone, de Flores; Regina, de Itaíba; Wellington Siqueira, de Ibimirim, e Evaldo, de Mirandiba.

Na ocasião, oito etnias indígenas também declararam apoio a Raquel Lyra e entregaram documento contendo demandas e reivindicações.

O cacique Ari Pancará falou em nome dessas aldeias. “Não temos dúvidas de que a senhora vai ter um olhar especial para o nosso povo, poder nos escutar, saber das nossas dificuldades e nos ajudar. A senhora é a esperança de dias melhores para nós”, afirmou.

Raquel agradeceu o apoio e o carinho de todos e se comprometeu a mudar a realidade do Sertão pernambucano. “Eu sempre disse que não é pela próxima eleição e, sim, pelas próximas gerações. Vamos, sim, dar dignidade aos sertanejos, aos indígenas, chegar em cada um, e fazer com que os serviços públicos funcionem para todos os pernambucanos e pernambucanas. Aqui, entre outras obras, precisa-se de maternidade, para que as mães não tenham que sair de cidade em cidade para dar à luz; precisa-se de um IML, para que as pessoas possam enterrar os seus entes queridos sem precisar ir ao IML de Caruaru ou de Petrolina, para conseguirem um laudo. Se Deus me permitir, eu serei a governadora de Pernambuco para chegar nos mais necessitados e mudar o nosso estado pra melhor”, discursou Raquel Lyra.

Fotos: Américo Nunes

Prefeitura de Arcoverde inicia hoje (24) recadastramento de servidores

24/10/22

AscomPMA

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo

Com o objetivo de cumprir as exigências do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-social), bem como a atualização do banco de informações da administração municipal, a Prefeitura de Arcoverde inicia  hoje (24) o Recadastramento Funcional dos servidores públicos municipais.

A medida que se estende até o dia 16 de dezembro, será realizada de forma gradual, secretaria por secretaria, por uma equipe da Secretaria de Administração das 08h às 17h. Confira abaixo os documentos necessários para fazer o recadastramento que é obrigatório.

Deverão se recadastrar, de forma presencial, todos os servidores ativos titulares de cargos efetivos, empregados públicos, servidores ocupantes de cargos comissionados, contratados por tempo determinado, conselheiros tutelares e servidores à disposição do município de Arcoverde. Veja as datas por secretarias:

Secretaria de Educação:24 de outubro de 2022 a 09 de novembro de 2022

Secretaria de Saúde:10 de novembro de 2022 a 21 de novembro de 2022

Secretaria de Assistência Social:22 de novembro de 2022 a 25 de novembro de 2022

Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente:28 de novembro de 2022 a 02 de dezembro de 2022

Secretaria de Administração e Patrimônio, Secretaria de Finanças, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria de Controle Interno e Transparência Pública, Gabinete do Prefeito e demais Secretarias e Departamentos Municipais;05 de dezembro de 2022 a 16 de dezembro de 2022Retardatários e cedidos a outros municípios:19 de dezembro a 28 de dezembro de 2022Para realizar o recadastramento, os servidores deverão levar na hora do atendimento os seguintes documentos:

a)            RG;b)           CPF;c)            Comprovante de residência atualizado;d)           CPF dos dependentes;e)           Nome social, se houver;f)            Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição;g)            Carteira profissional;h)           Cartão do PIS/PASEP;i)             Certidão de nascimento, casamento ou Declaração de União Estável;

j)             Carteira de reservista (para os servidores do sexo masculino);k)            Carteira nacional de habilitação (para os servidores ocupantes de cargo de motorista);l)             Registro em órgão de classe (para todos os servidores que exerçam cargo/função com profissão regulamentada); em)          Certidão de comprovação de escolaridade;

Além dos documentos relacionados acima, o servidor deverá responder aos questionamentos do recadastrador.

Estado inaugura trecho da PE-270 que liga Arcoverde e Buíque

24/10/22

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

 

Nesta etapa, foram entregues 25 quilômetros da rodovia estadual totalmente requalificados entre os municípios, localizados no Sertão do Moxotó e no Agreste Meridional, respectivamente
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

BUÍQUE – O Governo de Pernambuco entregou à população, na manhã desta sexta-feira (21.10), os 25 quilômetros da PE-270 que foram totalmente requalificados entre os municípios de Buíque, no Agreste Meridional, e Arcoverde, no Sertão do Moxotó, obra estratégica para potencializar o desenvolvimento dessas regiões. Os serviços, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contemplaram pavimentação e instalação de dispositivos de drenagem, além de sinalização horizontal e vertical.

A estrada é o principal acesso a Buíque, município conhecido por abrigar o segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Parque Nacional do Catimbau. “É uma obra fundamental para o desenvolvimento da cidade e da região, e que vai se juntar às demais intervenções que estamos fazendo em todo o Sertão do Moxotó e Agreste Meridional. Nós vamos recuperar toda a malha viária, que já está em obras. Este trecho de Buíque é representativo porque é a primeira etapa”, afirmou o governador Paulo Câmara, que esteve presente à entrega da rodovia.

Em sua totalidade, a PE-270 possui 77,8 quilômetros de extensão e alcança também os municípios de Tupanatinga e Itaíba, ambos no Agreste Meridional. Atualmente, duas frentes de trabalho estão atuando na via: uma está recuperando os 27,2 quilômetros entre Buíque e Tupanatinga, com previsão de conclusão até dezembro deste ano, e a outra cuida dos 25 quilômetros do segmento que vai até Itaíba. Os serviços de requalificação tiveram investimento de R$ 86 milhões e beneficiarão diretamente quase 200 mil moradores das cidades interligadas pela rodovia estadual.

“Essa iniciativa visa a garantir a agilidade necessária para o escoamento da pecuária leiteira, principal fonte de geração de renda local e responsável por 65% de toda a produção da Bacia Leiteira do Estado. Outras cadeias econômicas também serão impactadas, como as atividades agrícolas que possuem expressão significativa na região e o turismo”, ressaltou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista.

Em sua passagem por Buíque, o governador também deu por inaugurada a obra de adequação e ampliação da rede de distribuição do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Brejo São José, que contou com um aporte de aproximadamente R$ 500 mil, para atender mais de mil pessoas em Barra dos Domingos e Barra dos Picos. Paulo Câmara também vistoriou os sistemas de abastecimento de água simplificado das comunidades rurais de Vila Carneiro e Barro Preto, no valor de R$ 3 milhões. A operação será realizada também por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Moxotó. Além dessa iniciativa, o Sisar vai operar sistemas de dessalinização de água em outras duas comunidades do município: o Assentamento Dois Irmãos e o Quilombo Mundo Novo.

De Buíque, o governador Paulo Câmara seguiu para Arcoverde, onde participou da entrega da PE-270 à população da cidade. Em seguida, visitou as obras de pavimentação do acesso ao Santuário Divina Misericórdia, no valor de R$ 1,3 milhão, e o local onde está sendo construído o Centro Comunitário da Paz (Compaz), com um investimento de R$ 6,2 milhões. O espaço oferecerá cultura, lazer e prestação de serviços aos moradores.

Também em Arcoverde, o Governo de Pernambuco inaugurou o sistema de abastecimento de água simplificado, no valor de R$ 963 mil, para o povoado de Riacho do Meio, por meio do Sisar Moxotó. A comunidade será abastecida por água captada da Adutora do Agreste, e mais de mil moradores terão água na torneira todos os dias.

Estiveram presentes na agenda desta sexta-feira o secretário estadual Marcelo Canuto (chefe de gabinete do governador); o diretor regional do Interior da Compesa, Mário Heitor; a presidente do Sisar Moxotó, Regiane Alves; os prefeitos Arquimedes Valença (Buíque) e Wellington Maciel (Arcoverde); os deputados estaduais Diogo Morais e Rodrigo Novaes; e o deputado estadual eleito Jarbas Filho, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Náutico perde por 3 x 0 para o Grêmio nos Aflitos

24/10/22

Por Júlio César Martins

blogfolhadosertao.com.br

 

Timbu levou 3 a 0 e conheceu sua 22ª derrota na Segundona; resultado culminou com acesso dos gremistas
<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

Já rebaixado, jogando apenas pela dignidade, e com direito a vaias e protestos, contra jogadores e diretoria, dos mais de 6 mil torcedores presentes nos Aflitos, o Náutico perdeu por 3 a 0 para o Grêmio neste domingo, em confronto válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado selou o acesso dos gaúchos para a Série A. Os gols da partida foram marcados por Bitello, duas vezes, e Lucas Leiva.

 

Agora, o Timbu entra em campo pela penúltima rodada da Segundona no próximo sábado, às 19h, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Já os gremistas vão até Minas Gerais para enfrentar o Tombense, na próxima sexta-feira, às 21h30.

O jogo

 

 

Jogando apenas para cumprir tabela, o Náutico entrou em campo mais leve do que o Grêmio, que vinha pressionado para conquistar os três pontos e selar de vez o acesso à primeira divisão. Por isso, o Timbu teve mais posse de bola no início, chegando no ataque, mas sem finalizar com perigo. Os visitantes até conseguiam atacar, porém pecaram por tentar acelerar o jogo sem muita calma.

Por outro lado, foi o time gaúcho que conseguiu abrir o placar, aos 26 minutos do primeiro tempo. Diego Souza recebeu cruzamento e ajeitou para Leonardo, que bateu, mas Bruno Lopes espalmou. No rebote, Bitello chutou e mandou para a rede. A equipe alvirrubra não se abalou e tentou empatar até a hora do intervalo, mas sem sucesso.
A segunda etapa começou de forma difícil para o Náutico. Logo aos quatro minutos, Geuvânio foi expulso após dura entrada em Kannemann. O Grêmio se aproveitou da vantagem numérica em campo para confirmar sua vitória. Após receber passe de Bitello, Lucas Leiva marcou o segundo dos gaúchos. Dois minutos depois, Guilherme chutou, Bruno Lopes espalmou e no rebote Bitello fez o terceiro dos gremistas e o segundo dele na partida.
Sem forças para atacar e abalado emocionalmente, o Timbu não ofereceu qualquer perigo para o adversário, mesmo tentando trabalhar a bola no meio de campo após as entradas de Souza e Richard Franco. Sob vaias e protestos da torcida, coube ao Náutico aguardar o apito final decretar a 22ª derrota do time na Série B.
 
FICHA DA PARTIDA
Náutico 0
Bruno Lopes; Anilson, Arthur Henrique e João Paulo; Victor Ferraz (Julio Vitor), Djavan, Ralph (Richard Franco) e João Lucas; Geuvânio, Everton Brito (Pedro Vitor) e Júlio (Souza). Técnico: Dado Cavalcanti
Grêmio 3
Brenno; Leonardo, Pedro Geromel (Bruno Alves), Kannemann (Thiago Santos) e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello (Lucas Silva) e Lucas Leiva (Elkeson); Thaciano (Campaz), Guilherme e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
Local: estádio dos Aflitos
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
Gols: Bitello, aos 26’ do 1ºT e aos 20’ do 2ºT; Lucas Leiva, aos 20’ do 2ºT (Grêmio)
Cartões amarelos: Júlio (Náutico) | Lucas Leiva (Grêmio)
Cartão vermelho: Geuvânio (Náutico)

T