Candidata suspende agenda desta sexta-feira (13) para acompanhar tratamento de saúde de seu filho, João, no Recife
—
O desembargador eleitoral Dario Rodrigues Leite de Oliveira determinou, em decisão publicada nesta quarta-feira (12), que um coordenador de militância da campanha da candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), exclua publicações nas suas redes sociais com fake news contra a candidata ao governo do estado, Raquel Lyra (Foto -PSDB). A decisão vem após a coordenação jurídica da tucana acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o Ministério Público e a Polícia Federal para conter a disseminação de notícias falsas de dentro da campanha de Marília contra Raquel Lyra.
Na decisão, o desembargador Dario Oliveira argumenta que o coordenador de militância corrompeu a liberdade de expressão e de manifestação de pensamento ao difundir conteúdo falso e estipula multa diária de R$ 5 mil caso o membro da campanha de Marília, que já foi candidato a vereador, não retire as postagens do ar.
“(…) Claramente se afigura apto a caracterizar como inexatas as informações veiculadas e, tais, por sua vez, diante do perceptível acirramento do certame eleitoral no âmbito nacional e reflexos no local, como hábeis a proporcionar em desfavor da Representante estados mentais passionais, admitindo-se, daí a intervenção Judicial solicitada. Com efeito, tem-se pública e notoriamente sabido que a Representante Raquel Teixeira Lyra Lucena não externou apoio a quaisquer dos concorrentes em segundo turno na eleição presidencial, bem como que recepcionou, de quaisquer deles, apoio político à sua pretensão no certame local, afigurando-se, portanto, absolutamente contrário à realidade ou à verdade, tal como o faz algumas das postagens em exame, ditas ocorrências”, diz trechos da decisão do desembargador.
—
Comunicado à imprensa
A candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), acompanha na noite de hoje, seu filho João, de 12 anos, que irá se submeter a uma cirurgia para retirada do apêndice, no Recife.
Em função disso, a agenda desta quinta-feira, 13, está cancelada.
Grato pelos 67.328 votos recebidos em todo o estado, destes 12.757 obtidos em Petrolina, o deputado federal Gonzaga Patriota assegurou que a votação insuficiente para renovar o mandato não ocorreu por falta de serviços prestados à população. Em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (10), ele fez uma análise do cenário eleitoral deste ano, onde a inserção de novas lideranças e equívocos na formação da chapa majoritária resultaram na derrota nas urnas.
“Eu trabalhei e acho que em nenhuma outra eleição eu trabalhei tanto quanto agora, rodei o Estado todo, fui votado mais uma vez em todos os municípios, inclusive em Fernando de Noronha. A votação caiu um pouco, obviamente porque surgiram novos candidatos, a candidatura de Lucas, que sempre foi o meu estadual, à federal deu uma diminuição nos votos na região do São Francisco. Teve o município de Bonito que não me apoiou desta vez e Brejinho. Eu tinha quatro municípios, fiquei com dois e isso resultou na diminuição de 8 mil votos. Mas foram quase 70 mil votos, a votação foi boa, tive mais votos do que dois deputados eleitos e infelizmente não deu. Eu gostaria de ficar pelo menos até os 120 anos trabalhando como deputado, que eu acho tão bom, trabalho dia e noite, atendo telefone de madrugada, dia de domingo, faço muitas coisas, mas não deu”, analisou.
Sobre a estratégia do PSB em ceder ao PT a vaga ao Senado da Frente Popular de Pernambuco, Patriota considerou equivocada, uma vez que as mágoas causadas pela eleição em 2020, onde as duas legendas disputaram a Prefeitura do Recife, ainda não foram sanadas. “O partido, por sua vez, fez o que pode. Infelizmente errou, não me ouviu, não ouviu outras pessoas, porque uma legenda que teve divergências com o PT nas eleições municipais em alguns municípios como na capital [em 2020] que é o maior colégio eleitoral, deveria ter colocado o parceiro do PT na vice, mas colocou no Senado. Então muitas pessoas que votam no PT há muitos anos e que não estavam ainda satisfeitas com PSB não votaram no Danilo [Cabral]. Você a candidata Teresa Leitão (PT), fizemos um trabalho muito bom com ela, que foi eleita lá em cima e o Danilo ficou lá embaixo. Então, isso também atrapalhou as candidaturas de deputados, em que a gente poderia fazer sete ou oito e só conseguimos fazer cinco”.
Questionado sobre o apoio à Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno pelo Governo do Estado, Gonzaga revelou que isso começou com um vídeo divulgado pela oponente de Raquel, Marília Arraes, onde ela desconsideraria o apoio do PSB. “Eu procurei o partido logo depois daquela declaração da Marília Arraes (SD), de que o PSB só atrapalha Pernambuco, o PSB não presta. Ela deu uma declaração dessa, gravou com o presidente do partido dela, mandaram para mim, eu olhei essa gravação e passei para o meu presidente aí [em Pernambuco], o meu presidente, bravo, já estava sabendo disso. Fui conversar com o presidente nacional Carlos Siqueira terça-feira (04), que eu estou em Brasília. O presidente Carlos Siqueira também estava bravo com ela”, relembrou.
Ciente do sentimento das suas lideranças, ele seguiu para suas bases e em seguida buscou o grupo de Raquel para confirmar sua decisão. “Depois de falar com essas duas pessoas e elas me dizerem isso, aí eu comecei a procurar minhas bases, falei com os meus prefeitos de Sertânia, de Solidão, de Jupi, falei com os meus vereadores, aí da região inclusive, e relatei que Marília não quer o nosso apoio, disse que o PSB só atrapalha Pernambuco. E procurei a Raquel, que estava enclausurada, coitada, com a morte do marido, mas falei com pai dela que é meu amigo e eles me disseram que sabiam que eu apoio Lula, eles estarão neutros, deixando os eleitores à vontade para escolher seu presidente da República e a gente aceita de bom grado o seu apoio, principalmente o seu apoio no Sertão, como você é mais votado”.
Essa movimentação, segundo Patriota, foi anterior ao anúncio de apoio do PSB à Marília Arraes. Mesmo com o posicionamento contrário ao seu partido, ele não volta atrás da palavra dada. “Por último, quando Lula declarou apoio à Marília, o PSB fez uma nota, só em Pernambuco em nível nacional não fez, de apoio a Marília. Com todo respeito ao partido, eu já declarei meu apoio à Raquel Lyra. Não é apenas apoio, estou indo para Pernambuco agora e vou trabalhar os 20 dias que faltam, dia e noite, porque quando eu apoio uma pessoa, apoio mesmo. Não tem esse negócio de apoiar só de boca não. Vou trabalhar dia e noite com todas as minhas bases, já falei com todos eles, liberei apenas um vereador que me pediu para votar em Marília e eu liberei porque é um vereador de Santa Maria da Boa Vista que fez dobradinha com Luciano Duque e o resto está tudo comigo. A gente vai levar pelo menos os 67 mil e poucos votos que eu tive vou levar todos para Raquel”.
Primeiro suplente do PSB em Pernambuco, o deputado não encara a não reeleição como uma oportunidade de aposentadoria da vida pública. “Eu continuo na política, obviamente que agora nesses quatro anos sem mandato, ou dois anos porque temos eleições municipais e quem sabe se eu não serei prefeito de Petrolina. Eu disputei a prefeitura quando tinha mandato e agora sem mandato de deputado é que eu posso disputar mesmo. Vamos ver quem são, se o partido não tem outro. O que eu não vou fazer mais é como fiz com Odacy, quando ele era do meu partido e a gente fez uma disputa partidária para ver quem iria ser o candidato. Eu não vou fazer isso não. Se tiver alguém do partido querendo ser candidato, tudo bem, se não a gente vai conversar”, pontou.
O professor de Literatura Comparada da UERJ, João Cezar de Castro Rocha, classificou como “horror” a conduta de bolsonaristas nesta dia 12
João Cezar de Castro Rocha e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Youtube | REUTERS/Adriano MachadoO professor de Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), João Cezar de Castro Rocha, comentou a conduta de Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores neste dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.
“Bolsonaro pede voto no dia da Nossa Senhora Aparecida. Bolsonaro acredita estar no “Sírio” de Nazaré. Bolsonaristas agridem jornalistas da TV Aparecida! Bolsonaristas vaiam o Arcebispo. Horror! Quem vai mesmo fechar igrejas? Quem é mesmo o Anticristo?”, indagou o professor em sua página nas redes sociais.
O Dia das Crianças, nesta quarta-feira (12), foi comemorado com muita diversão e aprendizado no Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI). O local, que abriga o Zoológico do Recife, recebeu milhares de pessoas durante todo o dia. As famílias, que chegavam de várias cidades pernambucanas, curtiram um dia junto à natureza e encontraram no Parque um polo de atividades de lazer, diversão e educação ambiental.
As atrações mais aguardadas do dia atendiam pelo nome de Nati Natureza, Climaldo, Mané Maré, personagens da peça teatral “Pintou o Clima para Salvar a Natureza”, que foi apresentada na tarde desta quarta. A esquete cênica foi um recurso lúdico, mesclando diversão e aprendizado, criaturas fantásticas e mundo real, para abordar temáticas ligadas ao meio ambiente, à preservação e conservação da natureza, seus ecossistemas, fauna e flora.
Com texto de Fernando Oliveira, a peça elevou a imaginação da criançada e plantou sementes de consciência ambiental através da arte e da ludicidade, sendo bastante elogiada pelos pais que levaram os filhos ao Parque. Denise Luna trouxe a filha, Vitória, e um amiguinho dela, Alan, para curtir o feriado no zoológico e não se arrependeu. “Estamos adorando a programação e a organização do evento. Tá muito massa o ambiente. Fizemos um passeio por todo o zoo e o percurso inteiro foi ótimo”, afirmou.
As crianças também não esconderam a empolgação por estarem no Parque e assistirem à peça. André Felipe, de 12 anos, chegou com a família no início da tarde. Veio acompanhado da mãe, do pai e da irmã mais nova. “Achei a peça muito legal e engraçada. Gostei do espaço e de estar em contato com a natureza”, disse o jovem que foi também o campeão da corrida de saco que aconteceu ao final da apresentação.
Mensagens sobre as Unidades de Conservação (UCs), sobre a importância do Parque, do papel da criança na natureza e do cuidado que cada um de nós deve ter com o meio ambiente deram o tom da encenação teatral. A bióloga e técnica de Educação Ambiental da Semas-PE, Lays Lima, falou da importância da concretização de atividades como essa, e destacou sua alegria em ver como todos curtiram a programação preparada com carinho. “Foi muito legal. Os atores da peça, através dos seus respectivos personagens, conseguiram abordar todos esses pontos. Transformaram algo técnico em uma coisa lúdica e ficou interativo, chamou atenção da criançada e foi um espetáculo”, finalizou Lays.
A peça teatral apresentada neste Dia das Crianças já é uma política pública de educação ambiental da Semas-PE, que é a unidade gestora do Parque Estadual Dois Irmãos, para acompanhar o calendário ambiental brasileiro e os municípios pernambucanos com atividades educativas voltadas ao meio ambiente. Ao todo, serão 17 peças teatrais desenvolvidas e 150 encontros educativos realizados durante o próximo ano. Portanto, o Dia das Crianças foi o pontapé no projeto de educação ambiental em Pernambuco, através da arte educação.
Além do teatro, outras atividades voltadas para o público infantil foram desenvolvidas pela equipe do Parque. As crianças puderam participar de brincadeiras, gincanas, exposição e assistir aos momentos de enriquecimento com animais como a arara, papagaio, hipopótamo, avestruz, jabuti, chimpanzé, gato mourisco, jaguatirica, onça-preta e tamanduá bandeira.
A programação do Dia das Crianças, no entanto, não terminou hoje. O PEDI vem realizando programação especial durante toda esta semana. Com início no sábado (8), as atividades comemorativas seguem até o próximo domingo (16). Quem não conseguiu assistir à peça “Pintou o Clima para Salvar a Natureza” terá mais duas oportunidades no final de semana. No sábado (15) e no domingo (16), às 14h, Nati Natureza, Climaldo, Mané Maré voltam ao palco para mais duas apresentações.
A classe trabalhadora continua declarando apoio à candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco (foto). Na manhã desta quarta-feira (12), o Sindicato dos Estivadores nos Portos do Estado de Pernambuco (Sindestiva), confirmou o apoio a neta de Miguel Arraes. O encontro também teve a participação de Osmar Ricardo (PT) e Marco Aurélio Filho (PRTB), ambos vereadores do Recife.
Além do Sindestiva, o encontro contou com a participação de representantes de seis sindicatos ligados a outras categorias portuárias. O presidente da entidade, Josias Santiago entregou um documento com 19 solicitações para Marília. “Acreditamos demais no trabalho que Marília está construindo, por isso ela será governadora de Pernambuco. Entre os 19 pontos, estão a necessidade da dragagem regular do Porto do Recife para receber navios de grande porte e aumentar a competitividade e a manutenção dos trabalhadores registrados.”
Para Marília, que ouviu atentamente as solicitações dos sindicalistas, “a maior parte desses pontos se resolve com diálogo com os movimentos sociais e as categorias.”
“Temos o objetivo de manter a autonomia dos nossos portos, recentemente retomada por Suape, e tornar o porto mais competitivo. Esse é nosso principal desafio. Não podemos pensar nos portos como estruturas isoladas. A competitividade dos nossos portos depende também da infraestrutura logística. Assim, precisamos de todos os esforços para destravar o Arco Metropolitano e garantir que a Ferrovia Transnordestina chegue até Suape”, continua Marília.
O vereador Osmar Ricardo (PT), um dos articuladores da reunião, acredita que Marília é a candidata mais preparada neste segundo turno. “Temos que garantir a vitória de Lula e de Marília em Pernambuco.”
Já para o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), “não há nenhuma dúvida que você, Marília, enquanto governadora, vai abrir uma frente de diálogo com os trabalhadores.”
Candidata a governadora realizou live em suas redes sociais e agradeceu carinho de pernambucanas e pernambucanos
—
—
A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (Foto – PSDB), retomou, nesta quarta-feira (12), as atividades de campanha. Através de uma live no Instragram, Raquel agradeceu o carinho e a força que tem recebido do povo de Pernambuco. Na transmissão ao vivo, a ex-gestora de Caruaru também destacou que firma posição de independência frente à disputa presidencial e que o debate precisa ser sobre Pernambuco.
“Nós estamos retomando a campanha no segundo turno. Quero agradecer pelo carinho, pelos votos que nos trouxeram até aqui, pela confiança da nossa gente. E dizer que nós estamos hoje seguindo em frente. Soltamos um vídeo lindo, com dezenas de crianças que me fazem acreditar que essa é a minha missão. Eu não cheguei aqui pensando nas próximas eleições. Eu estou aqui porque nós estamos vivendo o momento mais desafiador da nossa história e eu quero poder ser o instrumento da mudança de que Pernambuco precisa. Dar minha energia, minha capacidade de trabalho, de unir gente, de unir as pessoas em torno de um propósito só, que é cuidar das pessoas do nosso estado”, declarou a candidata.
“Não tente dividir Pernambuco, nós vamos unir. Não tente me dizer que Pernambuco tem um dono, Pernambuco não tem dono. Pernambuco é do seu povo, e esse povo trabalhador, aguerrido, que não se curva diante das dificuldades, que está querendo e acreditando em mudança. Eu não vou declarar apoio a presidente da República. Eu vou trabalhar, incansavelmente, por Pernambuco. Vou debater não só os problemas, mas, sobretudo, falar sobre soluções para o nosso estado”, afirmou Raquel.
A candidata a governadora fez uma convocação. “Não tenho capacidade de fazer isso sozinha, mas eu posso fazer junto com você, com cada um e cada uma na sua cidade, na sua comunidade, na sua região. Pessoas anônimas, lideranças políticas, lideranças comunitárias, a nossa sociedade civil, organizada. Empreendedores que, mesmo diante de tanta dificuldade em Pernambuco, continuam tendo a coragem de empreender.”
“Eu não estou aqui para construir muros, eu estou aqui para construir pontes, pontes de Pernambuco para o futuro, pontes entre as regiões do nosso estado, pontes que vão nos levar do momento em que a gente vive hoje para um momento onde a gente quer chegar”, finalizou Raquel, emocionada.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarca na base aérea do Jordão, no Recife, por volta das 9h20, para cumprir agendas na Capital de Pernambuco.
O primeiro compromisso do gestor será um evento com lideranças religiosas no Hotel Transamérica Beach Class, na Avenida Boa Viagem, às 10h. Após o encontro, é previsto um pronunciamento do líder do PL na área externa do hotel.
O fato foi denunciado pelo assessor do deputado Adelmo Leão (PT), Fabiano Lopes, que foi agredido na sequência por um bolsonarista
—
—
(Foto: Reprodução)
—
—Em Uberaba (MG) a celebração do Dia das Crianças, que deveria ser caracterizada por ações lúdicas de recreação, incluiu exposição de armas pesadas, manuseio de equipamentos como bombas e ensinamentos sobre como funcionam esses equipamentos. Em vídeos, é possível ver policiais dando explicações às crianças sobre rifles, metralhadoras e bombas. As crianças podiam, inclusive, tocar nos equipamentos, como bombas de gás lacrimogêneo.
O fato foi denunciado pelo assessor do deputado Adelmo Leão (PT), Fabiano Lopes, que foi agredido na sequência por um bolsonarista, como mostram as imagens abaixo.
De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o evento, que reuniu agentes da Polícia Militar, Exército, Polícia Civil e Polícia Federal, foi organizado pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade). Araújo é eleitora de Jair Bolsonaro e tem feito uma grande campanha no município.
CARUARU Tucana teve encontro com a equipe da campanha e vai realizar gravações para o guia eleitoral – FOTO: COMUNICAÇÃO DE RAQUEL LYRA/DIVULGAÇÃO
—
Depois de 10 dias do primeiro turno das eleições e do trágico episódio do falecimento do marido da candidata do PSDB, Raquel Lyra, ela volta a aparecer no guia eleitoral ao lado dos filhos e agradeceu o apoio dado nesses últimos dias.
“Pernambuco me encheu de amor. Meu coração é só gratidão. Eu tive a sorte de ter um companheiro de vida que sonhou junto comigo construir um lugar melhor para os filhos e filhas de pernambuco.
A transformação que começou em Caruaru, a gente vai levar para o estado todo. A minha missão é garantir que as crianças e famílias de Pernambuco possam ter o futuro que merecem. Vou seguir em frente. Vamos juntos mudar Pernambuco”, disse Raquel durante propaganda eleitoral.
Após o falecimento do marido de Raquel, Fernando Lucena, a campanha foi assumida pela candidata a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania).
Priscila buscou articular novos apoios de prefeitos, deputados e vereadorres que não tinham apoiado Raquel no primeiro turno das eleições.
Raquel liderando as pesquisas eleitorais do 2º turno
Senadora eleita pelo Distrito Federal tem abusado das mentiras grotescas e permanece impune, o que desmoraliza a justiça eleitoral no Brasil
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
A senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves, que tem se notabilizado como uma das maiores disseminadoras de mentiras do País, envolvendo inclusive histórias inventadas sobre sexo com crianças, e que permanece impune, buscou sua fake news mais recente num site das profundezas da internet.
“A história de horror envolvendo crianças vítimas de escravidão sexual contada pela ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) durante um culto religioso no sábado circula em fóruns obscuros da internet como ficção, em uma versão com algumas diferenças, desde no mínimo 2010. O site 4chan, conhecido por seu conteúdo satírico e de violência extrema, publicou um relato anônimo em 2010, que contém diversas semelhanças com o suposto crime descrito por Damares”, informa o jornalista André Duchiade, em reportagem publicada no Globo.
“O lema do site é ‘as histórias e informações aqui encontradas são obras artísticas de ficção e falsidade. Só um tolo tomaria qualquer coisa encontrada aqui como fato'”, prossegue o repórter.