12/02/22
Por Fábio Nóbrega
blogfolhadosertao.com.br
De acordo com a Apac, foi registrado um acumulado de 55 milímetros de chuva. O prefeito Marcones Sá disse que volume das precipitações foi foi maior
A cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, foi castigada por fortes chuvas na madrugada desta sexta-feira (11). O temporal atingiu principalmente a área central do município e assustou a populaça com trovões e ralâmpagos durante mais de duas horas.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foi registrado um acumulado de 55 milímetros de chuva – o índice é considerado forte, já que ocorreu em um curto intervalo de tempo. O prefeito do município, Marcelo Sá, disse que a precipitação passou de 70 milímetros.
Não foi registrado desabamento de prédios nem acidentes com vítimas. Os moradores contabilizam os estragos e tentam reaver os prejuízos causados pelo temporal. Parte do comércio foi prejudicado com o aguaceiro que deixou o Bairro Santa Margarida (antigo Alto do Cortume) isolado do centro da cidade. A Prefeitura cedeu dois veículos para fazer o transporte de pessoais que tinham compromissos no centro comercial da cidade, e vice-versa.
O gramado do Estádio Cornélio de Barros, onde o Salgueiro Atlético Clube manda suas partidas, ficou completamente alagado. “O estádio do Salgueiro é no centro da cidade, é uma área baixa. As águas vieram da rua e entraram no estádio, mas já foi drenado, dentro de uma ou duas horas não haverá mais água no gramado. Se tivesse jogo domingo, o estádio estaria pronto”, disse à Folha de Pernambuco o presidente do Salgueiro, José Guilherme.
Imagens compartilhadas por José Guilherme mostram o gramado ainda encharcado por volta das 10h30, mas com um nível de água muito menor que o registado no início da manhã. A próxima partida da equipe em casa será apenas em 23 de fevereiro contra o Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Equipes da Prefeitura de Salgueiro se deslocaram nas primeiras horas da manhã desta sexta para analisar a situação e trabalhar na desobstrução das vias da cidade.
“O trabalho está sendo feito visando o escoamento da água o mais breve possível para minimizar os impactos trazidos pela chuva e evitar maiores transtornos à população”, escreveu o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, em publicação em rede social.
Mais cedo, na quinta-feira, a cidade de Carnaíba, no Sertão do Pajeu, na mesma região onde fica Salgueiro, registrou chuva, ventos e granizo. Segundo o blog de Nill Júnior, houve danos a um posto de gasolina, a uma escola e a vários imóveis.
Chuvas devem continuar ao longo do fim de semana
O meteorologista da Apac Roni Guedes explica que a região do Sertão Central, onde fica Salgueiro, está sob a incidência de um sistema convectivo, que geralmente se desenvolve durante a madrugada.
“Houve precipitação significativa em alguns municípios. O sistema se desenvolve durante a madrugada devido ao calor que está na região e sem chover há algum tempo. É de madrugada porque a região está mais aquecida e o é o horário que tem mais umidade”, detalha Roni.
A expectativa, acrescenta o meteorologista, é de que a região tenha chuvas de moderadas a fortes nas duas próximas madrugadas, de sábado e de domingo. “Nossa previsão é que a região continue favorável à ocorrência desse sistema”, completa. As nuvens desse sistema têm topo alto e propiciam a ocorrência de raios.
A temperatura na região, segundo a Apac, deve variar entre 16º C e 35º C. Para o restante do Estado, a previsão para o longo desta sexta-feira é de chuva rápida e isolada de intensidade fraca.