18/12/21
Por Carolina Fonseca
blogfolhadosertao.com.br
Ciro, com origem no Atlético Clube de Salgueiro foi revelado pelo Sport em 2008 e ficou na Ilha do Retiro até 2010
Com origem no Atlético Clube de Salgueiro e formado nas categorias de base do Sport, o atacante Ciro fez muito sucesso entre a torcida rubro-negra principalmente de 2008 a 2010. Agora com 32 anos, o jogador continua carregando papel de destaque, mas no futebol asiático, onde atua desde 2018.
Atacante do Tira Persikabo, Ciro é o artilheiro da Liga 1, a primeira divisão da Indonésia, com 12 gols marcados. Em postagem recente, a competição se referiu a ele como “máquina de gols”.
O ex-Sport divide a artilharia da Liga 1 com Spasojevic, do Bali United, e com Ezzejjari, do Persik Kediri – todos com 12 gols marcados. A competição tem 18 times na disputa e está na 18ª rodada. O time de Ciro é o 13º colocado, com 18 pontos conquistados.
Natural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Ciro começou a carreira aos 15 anos, na base do Salgueiro. Aos 16 foi para o Sport, onde começou a ganhar visibilidade depois de ser artilheiro do Pernambucano de Juniores em 2008, com 44 gols marcados em 29 jogos. Consequentemente, chamou a atenção de Nelsinho Baptista e participou das campanhas do tricampeonato Pernambucano (2008 a 2010), além de ter sido um dos destaques da Libertadores de 2009.
Após sair do Sport, Ciro foi negociado com o Fluminense, numa transação que rendeu R$ 4,1 milhões aos cofres pernambucanos. Em seguida, ele foi para o Bahia, Athletico-PR, Figueirense, Luverdense, Remo e Joinville. Fora do País, o atacante atuou no futebol da Alemanha, Coreia do Sul, Tailândia e agora Indonésia.
Agora casado e pai de uma menina de cinco anos, eventualmente Ciro compartilha nas redes sociais alguns momentos em família ou em campo pelo seu atual time. Nas postagens, porém, também ainda há espaço para lembrar dos tempos de Sport – como as memórias da conquista do Pernambucano de 2009.
—-
Ciro começou sua trajetória no Salgueiro, aos 15 anos de idade.
hoje atua no futebol asiático onde é artilheiro na Indonésia
Início
Com 15 anos, começou sua carreira nas categorias de base do Salgueiro, indo com 16 anos para o Sport, onde foi artilheiro do Campeonato Pernambuco de Juniores de 2008, com 44 gols em 29 jogos. Foi lançado no elenco profissional pelo então treinador Nelsinho Baptista.
Sport
Fez sua estreia no time profissional do Sport no Campeonato Brasileiro de 2008, no dia 31 de julho de 2008, contra o time mineiro do Ipatinga, na Ilha do Retiro. Entrou aos 19 minutos do segundo tempo, sofreu um pênalti e marcou um gol, na vitória do seu time por 3 x 1. Depois, ainda entrou em outras oito partidas e balançou a rede mais três vezes.
Em 2009, Ciro se tornou atacante titular da equipe no Campeonato Pernambucano, sendo campeão, ganhando os prêmios de gol mais bonito e revelação da competição. Jogou sua primeira partida na Libertadores da América, marcando gol e dando o passe para o segundo, selando a vitória da equipe rubro-negra por 2 x 1 sobre o Colo-Colo, no Chile.
Fluminense
No dia 15 de junho de 2011, o atacante foi apresentado oficialmente pelo Fluminense.
Três dias depois, em 18 de junho, estreou pelo Tricolor das Laranjeiras numa partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Ciro teve boa atuação, porém não pôde evitar a derrota ante o adversário. Em seu segundo jogo com a camisa tricolor, Ciro melhorou a impressão deixada para a torcida e marcou dois gols na vitória por 3×1 sobre o Atlético-PR. Nas 12 partidas seguintes, Ciro faz atuações fracas e não é mais utilizado pelo treinador.
Bahia
Em janeiro de 2012, mesmo contrariando grande parte da torcida do Bahia que não queria o jogador no clube (por ser um jogador identificado com o rival Sport), o atacante foi anunciado como reforço do tricolor baiano. No início Ciro mostrou muita competência, ajudou muito no título estadual. Fez bons jogos e importantes gols. No campeonato abaixou um pouco seu nível, contudo, ele ainda era o reserva imediato e sempre que entrava mostrava um bom serviço, ajudou em algumas jogadas de gols do time, contudo, Ciro não repetiu o nível das atuações que teve na pelo Sport até 2010.
Atlético Paranaense
Em fevereiro de 2013 é anunciado como novo reforço do Atlético-PR. Não consegue render, é encostado no time B do Atlético e, com o término da temporada, não tem o seu contratado renovado.
Figueirense
Em janeiro de 2014 o Figueirense anuncia Ciro como novo reforço para a disputa da Série A. Consegue algumas chances no time, mas não mostra bom futebol e, em pouco tempo de clube, é dispensado.[1]
Luverdense
Em janeiro de 2015 Ciro chegou a ser anunciado como reforço do Erzgebirge Aue, mas a negociação não deu certo e no dia 10 de fevereiro de 2015 Ciro foi apresentado como novo reforço do Luverdense.[2][3]
Jeju United
Em julho de 2015, foi anunciado como reforço do Jeju United da Coreia do Sul. É a primeira experiência do atleta fora do país.[4]
“ | Estou muito feliz com essa nova fase que estou vivendo. Agora quero manter esse bom retrospecto que tive no Luverdense aqui no Jeju United, que é um dos grandes clubes na Coreia do Sul. Espero aproveitar a oportunidade com muitos gols e títulos aqui no futebol asiático. E acrescentou dizendo: Cheguei ao Jeju para fazer história na Coreia do Sul. Esse é o meu objetivo. Estava atuando normalmente no Luverdense e estou pronto caso a comissão técnica queira. Vontade não vai faltar – disse o atacante.[4] | ” |
Remo
Em abril de 2016, é contratado pelo Remo para a disputa da temporada e Copa do Brasil.[5] Sobre o fracasso no Fluminense, ele disse:
“ | Surgi muito bem no Sport e a passagem pelo Fluminense foi turbulenta extracampo. O falecimento do meu pai me prejudicou. Fiquei bastante abatido. Esse processo durou uns três anos até reunir forças para retomar a carreira.[5] | ” |
Em outubro do mesmo ano, rescindiu o contrato com o clube alegando que estava sem receber salários e teve que deixar o apartamento em que morava de aluguel, por falta de pagamento.[6]
“ | Estou saindo numa boa, hoje (quinta-feira) finalizamos o acordo e estou indo embora. O Remo cedeu passagens aéreas para minha família, tudo foi ótimo. Só tenho que agradecer o apoio da torcida azulina, que é maravilhosa, sempre esteve ao meu lado. Infelizmente futebol tem essas coisas e este ano não fomos bem nas competições, mas tudo passa e acredito que ano que vem o Remo vai dar a volta por cima – declarou o atacante.[6] | ” |
Joinville
Em dezembro de 2016, é contratado pelo Joinville para a temporada 2017.[7]
Seleção Brasileira
Foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 para uma série de amistosos visando selecionar alguns jogadores para o Mundial Sub-20 de 2009 no Egito. No primeiro jogo, foi um dos destaques usando a “Camisa 9”, marcando um gol e dando assistências para outros dois. A seleção foi campeã do hexagonal internacional na Venezuela, onde o Ciro foi artilheiro com cinco gols. Com boas atuações, foi então convocado para o Mundial, onde entrou em dois jogos e marcou um gol contra a Austrália. A seleção terminou como vice-campeã mundial, perdendo para Gana na disputa por pênaltis.
Títulos
- Salgueiro
- Sport
- Bahia
- Figueirense
Individuais
- Revelação do Campeonato Pernambucano de Futebol: 2009
- Melhor atacante do Campeonato Pernambucano de Futebol: 2010
- Gol mais bonito do Campeonato Pernambucano de Futebol: 2009–2010
- Melhor atacante do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B: 2010 Melhor atacante do Campeonato Paraense de Futebol – 2016
Artilharias
- Artilheiro do Campeonato Hexagonal Internacional da Venezuela: 2009
- Campeonato Pernambucano: 2010
Pingback: Domingão de Notícias, com Machado Freire – Blog Folha do Sertão