Governo orienta profissionais de Garanhuns para atuarem no combate às violações de direitos de crianças e adolescentes durante o FIG

02/07/22

Imprensa Des. Social PE 
blogfolhadosertao.com.br
 
A ação, promovida pelo programa estadual Atenção Redobrada, buscou formar os trabalhadores municipais da assistência social para atuarem de forma preventiva às violências
 
Para prevenir casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil, durante a edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Governo do Estado promoveu uma oficina de orientação técnica para que os profissionais da assistência social da cidade possam atuar de maneira preventiva. A formação faz parte dos eixos norteadores do programa estadual Atenção Redobrada, iniciativa gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que se materializa nos grandes festejos que acontecem em Pernambuco. 
 
A oficina dialogou sobre formas de abordagem social e sensibilização junto à rede hoteleira, bares e restaurantes, além de fazer uma ampla discussão sobre o trabalho intersetorial. “Precisamos que as equipes municipais trabalhem em sintonia com a perspectiva da garantia de direitos. Por isso, as oficinas do Atenção Redobrada são desenvolvidas para discutir as melhores dinâmicas e trocar saberes para que possamos conscientizar a sociedade em geral e, nos casos identificados, acolher as vítimas”, ressalta a secretária executiva de Políticas para a Criança e Juventude, Cristiane Barbosa. 
 
O gerente de Políticas para Criança, Macdouglas de Oliveira, destacou a importância do trabalho integrado entre profissionais e órgãos que fazem parte da rede de proteção de direitos das crianças e adolescentes. “Os profissionais que compõem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e que estarão na organização das ações preventivas precisam se compreender enquanto uma rede de proteção e atuar de forma consolidada, para que o atendimento à vítima seja feito com o acolhimento necessário”, pontuou. 
 
As formações são consideradas estratégicas para o fortalecimento da rede de proteção e permitem que as equipes estaduais apresentem os fluxos de atendimento e a metodologia necessária para a criação de espaços físicos de proteção, locais construídos para acolher crianças em situação de risco e vulnerabilidade. 
 
Atenção Redobrada – Criado em 2011, o programa desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao consumo de substâncias psicoativas e à venda de bebidas alcoólicas e outras violações de direitos de crianças e adolescentes. O Atenção Redobrada atua durante os principais festejos e eventos de grande porte do calendário estadual, realizando campanhas de alerta à população sobre as violações de direitos da criança e adolescentes.
 
Foto: Costa Neto/Secult-PE

Deixe um comentário