Solidariedade: Campanha Pernambuco Solidário arrecada mais de 1,2 mil itens no primeiro dia de funcionamento

01/06/22

Imprensa SDSCJ 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

No primeiro dia de funcionamento, a campanha Pernambuco Solidário arrecadou mais de 1,2 mil itens, entre roupas, calçados, alimentos, itens de higiene pessoal e colchões. Os materiais foram levados por pessoas físicas ou jurídicas para os pontos de arrecadação já em operação na Região Metropolitana do Recife e no Interior do Estado. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) em parceria com outras secretarias estaduais, como a de Turismo e Lazer e a de Desenvolvimento Agrário. Os itens estão sendo levados a abrigos temporários e comunidades afetadas pelas chuvas.

A partir desta quarta (1º), um novo ponto de arrecadação passa a funcionar na sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife, com operação diária, das 8h às 18h. O local se soma a outros 18 espaços que estão funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h, como o Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, o Parque de Exposições do Cordeiro, o Centro da Juventude de Santo Amaro (CJ) e o Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira. Também há pontos da campanha em Jaboatão dos Guararapes e em dez municípios do Interior do Estado (veja a lista detalhada abaixo).

Além da arrecadação de donativos, dois desses locais disponibilizados pelo Governo de Pernambuco – o CJ e o CSU – também se transformaram em cozinhas solidárias, produzindo 1.105 refeições nas últimas 24 horas. As quentinhas foram destinadas a comunidades nos bairros de Rio Doce, em Olinda, e do Ibura e da Várzea, no Recife, além de atenderem pessoas que estão aguardando a liberação dos corpos de familiares vítimas das chuvas no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

Em visita ao CJ de Santo Amaro nesta terça-feira (31), o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, destacou a grande mobilização que a campanha está promovendo. “Já entramos em contato com diversas instituições públicas e privadas e também estamos vendo o movimento voluntário da população, que está se dirigindo aos pontos de arrecadação de donativos. Aqui no Centro da Juventude de Santo Amaro, por exemplo, estamos não somente recebendo donativos, mas também preparando refeições para encaminhar a quem tanto está precisando. A campanha está só começando e se soma às ações que estamos desenvolvendo desde as primeiras horas após essa tragédia que se abateu no Estado”, declarou.

RECURSOS – Outra frente da campanha Pernambuco Solidário é a viabilização de recursos para a Assistência Social nos municípios. Estão sendo liberados R$ 2,5 milhões em cofinanciamento por meio de repasses do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social de 57 cidades situadas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Esse montante vai fortalecer equipamentos de assistência à população, como CRAS e CREAS, além do pagamento de benefícios eventuais, que custeiam despesas em situações de nascimento, morte, vulnerabilidade social e calamidade pública.

Deixe um comentário