Saúde emite boletin atualizado sobre a covid-19 em Pernambuco, com cinco óbitos

07/06/22

AscomSaúde

blogfolhadosertao.com.br

 
 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (06/06), 467 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, três (0,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 464 (99,4%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 941.524 casos confirmados da doença, sendo 58.638 graves e 882.886 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. 

Também estão sendo contabilizados cinco óbitos (2 femininos e 3 masculinos), ocorridos nos dias 13/02/2022 e 06/03/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Goiana (1), Jaboatão dos Guararapes (2) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 21.751 mortes pela Covid-19. 

Os pacientes tinham entre 59 e 84 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (1), 60 a 69 (1), 70 a 79 (2) e 80 e mais (1). Do total, três apresentavam doenças preexistentes: doença respiratória (3), doença cardiovascular (2), hipertensão (1) e diabetes (1)  –  um paciente pode ter mais de uma comorbidade. 

DOSE DE REFORÇO – Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e gestores municipais reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (06/06), e pactuaram a ampliação do público elegível para segunda imunização de reforço (ou 4ª dose) contra a Covid-19 em Pernambuco. A partir de hoje, a população a partir dos 50 anos e os trabalhadores da saúde, de qualquer idade, que já tenham recebido a terceira dose do esquema vacinal há quatro meses – podem buscar os locais de vacinação de suas cidades. A decisão segue a orientação do Ministério da Saúde. 

Essa recomendação leva em consideração a amplificação da resposta imune ofertada com as doses de reforço de vacinas contra a doença. Em relação aos trabalhadores de saúde, foi levada em consideração ainda a importância da proteção vacinal devido ao maior grau de exposição à Covid-19, que provoca maior risco de adoecimento e, consequentemente, absenteísmo e impacto no atendimento à população. 

“É importante frisar que as pessoas consideradas trabalhadoras da saúde serão as mesmas categorias indicadas no início da campanha de imunização contra a Covid-19. Entre elas estão os indivíduos que trabalham em serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS), laboratórios, farmácias e outros locais. Na lista também estão os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e etc”, salienta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina. 

A gestora acrescenta ainda que os profissionais que atuam em cuidados domiciliares também estão inseridos no grupo que irá receber o segundo reforço: programas ou serviços de atendimento domiciliar. Em Pernambuco, a população estimada de trabalhadores da saúde é formada por 294.100 pessoas. A cobertura vacinal para o primeiro reforço deste grupo está em 78,90% (232.055 doses aplicadas).

Para a aplicação da quarta dose (segundo reforço) devem ser utilizados os imunobiológicos da Pfizer, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme orientação do órgão de saúde federal. Os gestores municipais devem analisar seus estoques e a população já vacinada para informar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) os quantitativos que necessitam para aplicação da quarta dose. 

“Está prevista para esta terça-feira (07/06) a chegada de pouco mais de 600 mil doses de vacinas da Pfizer que serão destinadas ao Estado para aplicação de doses de reforço. Para o segundo reforço, estamos com apenas com 35,9% de cobertura vacinal e isso é muito pouco frente à proteção que a vacina oferece para adoecimentos graves e óbitos. Temos que levar em conta ainda que circulam no país variantes do vírus e outras podem surgir com o passar das semanas também”, ratificou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

NEUROLOGIA – Inaugurado no final de março para apoiar o Hospital da Restauração e ajudar a desafogar a maior emergência do Norte e Nordeste, o Hospital de Retaguarda em Neurologia (antiga maternidade Santa Lúcia), localizado no bairro do Prado, na zona Oeste do Recife, já está funcionando com sua plena capacidade. A unidade conta com 85 leitos, sendo 10 de UTI. Na manhã desta segunda-feira (06/06), o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou a unidade para conferir os serviços ofertados à população. Também estiveram presentes técnicos da SES-PE; o presidente da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), Domingos Cruz, e o superintendente geral da instituição, Samuel Gomes, além do corpo diretivo e funcionários da unidade. 

“O Hospital de Retaguarda em Neurologia já é uma realidade na rede de saúde de Pernambuco, cumprindo uma importante função como retaguarda para o Hospital da Restauração na área de neurologia, que é responsável por uma parte considerável dos atendimentos no HR. E, aqui pudemos atestar que o HRN tem contribuído decisivamente para diminuir a pressão sobre o HR com um alto nível de qualidade na assistência”, destacou o secretário André Longo. 

Incorporado à rede estadual de Saúde após requisição administrativa, o Governo do Estado investiu R$ 2,3 milhões para colocar o HRN em funcionamento. Ao todo, desde a inauguração, a unidade já admitiu 341 pacientes e vem recebendo, diariamente, novos usuários encaminhados tanto pelo HR, como pelo Hospital Pelópidas Silveira. 186 funcionários atuam no serviço. 

“Estamos girando nossa ocupação da UTI desde a sua abertura em 100% dos leitos, e a enfermaria em torno de 80%. Para atender nossos pacientes, contamos com uma equipe multidisciplinar que tem técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos neurologistas, médicos clínicos, entre outros. O Hospital de Retaguarda em Neurologia chega com o intuito de acolher os pacientes do HR, e com isso apoiar o Estado. Estamos à inteira disposição da população para melhor atendê-los e receber nossos pacientes e tratá-los aqui na unidade”, disse o diretor do HRN, Pedro Correia. 

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 19.783.446 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021). Com relação às primeiras doses, foram 8.256.883 aplicações (cobertura de 93,04%). 

Do total, 7.383.777 pernambucanos (83,20%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.208.494 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.283 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. 

Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 3.742.821 (cobertura de 48,66%). Também já foram aplicadas 369.895 segundas doses de reforço (cobertura de 36,3%).

Deixe um comentário