São Joao de Granito destaca trajetória cultural de sua gente

25/06/22

AscomPMG

blogfolhadosertao.com.br

 

Município mantém as tradições culturais, apesar da “modernidade”  .

GRANITO- Chama muito a atenção o formato escolhido pela prefeitura de Granito, através da Secretaria Municipal de Cultura, para as comemorações juninas. Além dos shows artísticos, com repertório de músicas características da época, os eventos, que já aconteceram na Bela Vista e na cidade, neste final de semana é no distrito de Rancharia.
Interessante a forma de mostrar a evolução social da população. A prefeitura, em parceria com as comunidades, faz um resgate dos costumes antigos, recentes e atuais. Uma peça teatral, por exemplo, com atores e atrizes locais, mostrou atividades que marcaram nossa gente por gerações. A engomadeira, a lavadeira de roupa, a costureira, a pisadeira de pilão, o vaqueiro, o caçador, o agricultor familiar e tantos outros personagens indispensáveis às atividades do cotidiano.
Além de valorizar o período junino, essa forma de comemorar, faz o maior destaque para o município de Granito, mostrando para as atuais gerações, um passado até muito recente de mais dificuldade de acesso a simples serviços hoje existente com mais simplicidade em função da modernidade.
Reviver, de forma festiva, como viveram nossos antepassados. Mesmo com poucos recursos e longe das tecnologias a população vivia feliz e desfrutando com naturalidade dos recursos que a natureza oferecia.

Nesta programação multicultural, neste sábado (25/06) em Rancharia, município de Granito, continuam as danças, desfile dos vaqueiros, competições, brincadeiras, e tem forró com Joãozinho do Exu, Ivonete Ferreira e Douglas Espíndola.

Deixe um comentário