Petrolina: Hospital Dom Malan realiza ação em prol da conscientização sobre as cardiopatias congênitas

09/06/22

Anna Monteiro 
blogfolhadsertao.com.br
Miniatura do anexo

 

Em Petrolina, o  Hospital Dom Malan realizará, nesta sexta-feira (10), uma ação em prol do Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita (celebrado oficialmente em 12 de junho). A iniciativa é da equipe médica de cardiologia pediátrica da unidade materno-infantil, e está sendo liderada pela cardiopediatra Fabiana Vital.

A programação terá início às 7h30 com uma reunião da equipe de pediatria do HDM, para discussão clínica, e uma aula com a Dra. Luziene Alencar sobre cardiopatia congênita crítica no período neonatal.

“Vamos ter esse momento de aprendizado e troca com a médica do IMIP, a Dra. Luziene, e vamos discutir um caso clínico para atualização de conduta e manejo. Então, acredito que será bem proveitoso”, aposta Fabiana.

Em seguida, haverá distribuição de panfletos nos diversos setores do Hospital, incluindo o ambulatório, com o objetivo de estimular a conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce.

O que é cardiopatia congênita?

A cardiopatia congênita é uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, presente desde o nascimento, mesmo que descoberta muito mais tarde.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são a presença de cianose (coloração azulada na boca e dedos), presença de sopro, dificuldade no ganho de peso, cansaço, infecções respiratórias frequentes, sudorese e cansaço durante as mamadas.

Como é o tratamento?

O tratamento clínico da cardiopatia congênita é feito conforme o quadro que a criança apresenta, seja de cianose ou de insuficiência cardíaca. Algumas cardiopatias congênitas não necessitam de tratamento, uma vez que podem apresentar cura espontâneas. Já as cardiopatias que evoluem de forma mais grave geralmente apresentam a opção de tratamento cirúrgico e cateterismo cardíaco. Inclusive, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na oferta de um tratamento em tempo oportuno.

Como é feito o diagnóstico?

As cardiopatias congênitas podem ser detectadas ainda na vida fetal, através de exames específicos, e pelo Teste do Coraçãozinho após o nascimento (exame feito no Hospital Dom Malan).

Como prevenir a cardiopatia congênita?

Não há formas de prevenir a doença, porém, algumas mudanças comportamentais podem ajudar para o bom desenvolvimento do bebê. Antes de engravidar, a mulher deve procurar um médico, adotar uma alimentação saudável, abolir o fumo, as bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos sem o conhecimento do seu especialista durante a gestação.

Deixe um comentário