Boa relação entre Poderes e Dia do Orgulho LGBTQIA+ são destaques no Plenário da Alepe

29/06/22

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ foi tema de pronunciamentos na Reunião Plenária desta terça. Jô Cavalcanti, do Coletivo Juntas, do PSOL, narrou um pequeno histórico sobre a data que, segundo ela, foi escolhida para marcar os atos de protesto contra a violência policial dirigida a essa população na cidade de Nova York, em 1969. A parlamentar denunciou que a cada 27 horas morre uma pessoa LGBT no Brasil e que o país possui a menor taxa de empregabilidade, menor alfabetização e maior discriminação em serviço de saúde. Também elencou os projetos de lei apresentados pelo Coletivo Juntas em favor da população LGBT e afirmou que o grupo tem atuado para garantir o direito à vida dessa população.

João Paulo, do PT, também comemorou a data. Em seu pronunciamento, relembrou as conquistas e os avanços na legislação e nas políticas sociais dirigidas ao público LGBT durante seus mandatos como prefeito do Recife nos anos 2000. O parlamentar ainda criticou o Governo Federal que, de acordo com ele, é abertamente homofóbico, baseado em crendices e ideias anticientíficas sobre a homossexualidade.

Teresa Leitão, também do PT,  destacou o lançamento feito pelo Governo do Estado de uma cartilha com os direitos da população LGBTQIA+, ocorrido nesta terça. “É uma ação afirmativa de um governo que tem esse olhar, que não é um olhar preconceituoso, muito pelo contrário. É um olhar de inclusão, é um olhar de respeito ao direito, é um olhar de respeito às pessoas, independentemente de como elas são”.

Rodrigo Novaes, do PSB, ressaltou ações do  Estado no Sertão de Itaparica, destacando que o governador Paulo Câmara tem investido em estradas, abastecimento de água e firmado convênios com os municípios da região.

Aluísio Lessa, do PSBregistrou a importância da luta do indigenista Bruno Pereira, morto no Vale do Javari, em Atalaia do Norte, estado do Amazonas. Aluísio destacou as qualidades do funcionário licenciado da Funai e lembrou que ele atuou em diversas funções na instituição, incluindo a coordenação do Vale onde acabou morto. O parlamentar evidenciou as homenagens prestadas pelas comunidades indígenas durante o velório de Bruno, realizado em Paulista, na Região Metropolitana.

Tony Gel, do PSB, registrou Voto de Aplauso pela atuação do juiz Marupiraja Ramos Ribas,  coordenador do Juizado do Forró em Caruaru, no Agreste Central. De acordo com o deputado,  o juizado especial foi mais uma inovação de Caruaru que deu mais tranquilidade às pessoas que foram à cidade brincar o São João.

A boa relação institucional entre os poderes públicos foi ressaltada no pronunciamento do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, do PSB. O deputado agradeceu a visita de representantes da Associação de Magistrados de Pernambuco que acompanharam parte da Reunião Plenária desta terça e destacou a relação harmoniosa que existe entre a Casa e outras instituições.

Nos momentos de grandes dificuldades que precisam de uma resposta imediata das instituições, o Tribunal de Justiça, ao lado também da Assembleia Legislativa, o Poder Executivo, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública, têm estado muito atentos para responder a essa necessidade”.

O presidente da Casa destacou ainda os projetos de lei dessas instituições que estavam na Ordem do Dia desta terça, todos aprovados pelos parlamentares. Você pode acompanhar o detalhamento das matérias no www.alepe.pe.gov.br.

 

Deixe um comentário