Boletim atualizado: Saúde registra 455 casos de covid-19 e três óbitos

01/06/22

Imprensa SES

blogfolhadoseertao.com.br

 

Pernambuco autorizou o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos.

 

retomada.png

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (31/05), 455 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, dois  (0,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 453 (99,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 937.265 casos confirmados da doença, sendo 58.622 graves e 878.643 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. 

Também estão sendo contabilizados três óbitos antigos (2 masculinos e 1 feminino), que foram recuperados pelas unidades de saúde e/ou secretarias municipais, ocorridos nos dias 05/01/2022 e 02/03/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Frei Miguelinho (1) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 21.724 mortes pela Covid-19. 

Os três pacientes tinham entre 63 e 77 anos. As faixas etárias são: 60 a 69 (2) e 70 a 79 (1). Todos os pacientes apresentavam doenças preexistentes: doenças vasculares (2), doenças respiratórias (1), doenças cardíacas (2), diabetes (2) e hipertensão (1). 

VACINAÇÃO EM ADOLESCENTES – Pernambuco autorizou o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos. A decisão foi pactuada com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde desta terça-feira (31/05), após recomendação do Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação. A população entre 12 e 17 anos no Estado está estimada em 1.087.269 pessoas. Atualmente, 626.456 jovens pernambucanos nessa faixa etária já tem quatro meses de aplicação da segunda dose do esquema básico, estando aptos a tomar a terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus. 

Segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), a dose de reforço nos adolescentes deve ser feita, preferencialmente, com imunizante da Pfizer. Em caso de falta, também está autorizada a aplicação da Coronavac. Ficou definido que os municípios que possuem estoque dos imunizantes já podem iniciar a vacinação desse público enquanto o Estado aguarda envio de novas doses pelo governo federal. 

“As principais agências reguladoras já recomendam a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes. Diante do cenário epidemiológico e da circulação de diversas variantes, é fundamental proteger nossos jovens. Precisamos lembrar que a população voltou a circular entre os espaços coletivos, como as escolas, no caso dos adolescentes” , reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO – O Estado também autorizou e recomendou aos municípios nesta terça, após validação do Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação, a ampliação da vacinação da quarta dose (segunda dose de reforço) do imunizante contra a Covid-19 na população de 55 a 59 anos. Segundo as estimativas, Pernambuco tem 373.373 mil pessoas nessa faixa etária. 

 

“Precisamos avançar na aplicação das doses de reforço contra o novo coronavírus na nossa população. Quando avaliamos o perfil epidemiológico da doença, com quadros graves e mais óbitos nas faixas etárias mais avançadas, reforçamos a importância de ampliar a imunização de acordo com a faixa etária”, pontua a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo. 

CAMPANHA INFLUENZA – Pernambuco prorrogou, por mais 30 dias, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais nos grupos prioritários, já que o Estado ainda não alcançou a meta de 90% da população-alvo vacinada para influenza e 95% para sarampo. Agora, os municípios pernambucanos têm até o dia 3 de julho para intensificar as ações e estratégias de imunização. 

Entre os estados brasileiros, Pernambuco possui as melhores coberturas vacinais para influenza nos grupos das crianças, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. “Os esforços dos municípios com o apoio do Estado têm surtido efeito nas coberturas das populações prioritárias, mas, mesmo assim, ainda não conseguimos atingir a meta, o que é preocupante, pois deixamos um grande contingente de suscetíveis”, alerta o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Segundo levantamento do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), a cobertura vacinal de influenza está em 47,35% (detalhamento por grupo prioritário abaixo). Já a parcial de sarampo está em 31,59% nas crianças e 61,02% nos trabalhadores de saúde. 

É importante relembrar que Pernambuco vivenciou, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, uma forte epidemia de influenza, o que reforça ainda mais a importância da vacinação. “O impacto da influenza A H3N2, provocada pela variante Darwin, foi, inclusive, pior que a variante ômicron da Covid-19 em nosso Estado. Precisamos avançar na vacinação dos grupos prioritários, pois só assim conseguiremos mitigar a transmissibilidade e diminuir o número de óbitos pela influenza na população mais vulnerável”, pontua a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo. 

VACINAÇÃO NOS ABRIGOS – Equipes de diversas áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) têm visitado os municípios pernambucanos afetados pelas fortes chuvas que têm atingido Pernambuco. Entre as iniciativas deflagradas pelo órgão está a vacinação das pessoas que estão alojadas nos abrigos montados pelas gestões municipais, independentemente de idade, em razão da vulnerabilidade social desses grupos. 

A SES-PE também está em contato permanente com os municípios para monitorar outras possíveis demandas na saúde decorrentes dos estragos causados pelo temporal. A orientação é que os municípios façam o levantamento situacional de seus serviços, comunicando oficialmente a situação à Secretaria. “É importante que os municípios façam o registro oficial de perdas de insumos, como vacinas, para que o Estado possa repor o estoque ou solicitar, se necessário, ao Ministério da Saúde”, explica Ana Catarina. 

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 19.704.392 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021). Com relação às primeiras doses, foram 8.242.784 aplicações (cobertura de 92,88%). Do total, 7.361.030 pernambucanos (82,94%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.185.747 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.283 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 3.718.950 (cobertura de 56,30%). Também já foram aplicadas 352.502 segundas doses de reforço (cobertura de 34,6%).

Deixe um comentário