A PREVENÇÃO CONTINUA: Pernambuco recebe mais 260 mil doses de vacina contra a Covid-19

13/06/22
ImprensaSES
blogfolhadosertao.com.br
Novas remessas de Pfizer pediátrica e Astrazeneca serão destinadas, respectivamente, às crianças de 5 a 11 anos e ao reforço da população adulta
logo SES + selo plano de retomada.png
 
Pernambuco recebeu, no início da manhã desta segunda-feira (13/06) mais duas remessas de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, foram 260 mil novas doses de imunizantes, sendo 100 mil unidades da Pfizer pediátrica e 160 mil vacinas da Astrazeneca/Fiocruz.
As vacinas para o público infantil devem ser utilizadas para finalização do esquema básico (2ª dose) de imunização das crianças entre 5 e 11 anos. Já o montante da Astrazeneca será destinado para o primeiro reforço (3ª dose) das pessoas com 18 anos e mais e segundo reforço (4ª dose) das pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde. Os novos lotes já estão na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação dos montantes que serão destinados para os municípios do Estado.“Sempre reforçamos com os municípios a importância de acelerarmos a cobertura vacinal contra a Covid-19 nas crianças. Ainda não atingimos 30% dos menores de 5 a 11 anos com a segunda dose da vacina. Completar o esquema básico é essencial para garantir mais proteção às crianças”, alerta a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo. Segundo os protocolos, para crianças imunizadas com a Pfizer pediátrica, a aplicação da segunda dose deve ocorrer após 8 semanas do recebimento da primeira dose.Em relação à quarta dose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) relembra que, na última semana, Pernambuco pactuou com os municípios duas importantes estratégias para avançar no reforço da vacinação da população adulta. “Autorizamos a aplicação da segunda dose de reforço em adultos que estão em abrigos por causa das fortes chuvas que atingiram nosso Estado e a ampliação do público em geral elegível para esta quarta dose, contemplando as pessoas a partir dos 50 anos e os trabalhadores da saúde. Os municípios devem estar atentos às novas recomendações e implementar estratégias oportunas para utilizar estas novas doses”, pontua a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.Para a aplicação da 2ª dose de reforço (ou 4ª dose) devem ser utilizados os imunobiológicos da Pfizer, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).TOTAL DE DOSES RECEBIDAS – Desde o início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 23.556.633 doses de vacinas contra a Covid-19. O detalhamento completo por fabricante pode ser acessado no link: https://bit.ly/3MRTlnQ.

Deixe um comentário