Suape Conecta reúne empresários do complexo e lança Relatório de Sustentabilidade GRI-2021

13/06/22

Comunicação – Suape 
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O Complexo Industrial Portuário de Suape realiza, nesta terça-feira (16), entre 9h e 12h, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a segunda edição do Suape Conecta. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico da estatal. Também é a oportunidade para apresentar as ações e plataformas corporativas e de sustentabilidade implantadas na região, possibilitando a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental. Durante o encontro, será realizada  edição do Projeto Tô na Feira, que promove produtores locais da região de Suape, além do lançamento do Relatório de Sustentabilidade no GRI/2021.

A GRI (sigla em inglês para Global Reporting Initiative)  é uma organização internacional independente, fundada em 1997, pioneira na criação de diretrizes que conferissem aos relatórios de sustentabilidade a mesma credibilidade e verificabilidade dos relatórios econômico-financeiros. Atualmente, os padrões GRI são adotados por cerca de 75% das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500, com o objetivo de medir o desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.

“O modelo GRI incorpora a metodologia de referência internacional, de forma a tornar ainda mais transparente a geração de valor das práticas e das ações corporativas e as questões nas quais há possibilidade de evolução. Usando os mesmos indicadores de outros portos de classe mundial, Suape poderá comparar a eficiência de suas operações com empresas brasileiras e estrangeiras. Investidores, colaboradores, fornecedores, agentes reguladores, governo, sociedade e todas as partes interessadas nos dados terão à disposição importante ferramenta de avaliação integrada”, explica o diretor-presidente do complexo industrial portuário, Roberto Gusmão.

“Elaborar o relatório nesse padrão nos permite gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”, acrescenta o diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins, que fará a apresentação do relatório aos participantes. O GRI digital  é um documento composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.

Cerca de 250 pessoas foram convidadas para o Suape Conecta, entre empresários, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco e jornalistas. Estarão presentes, ainda, representantes de entidades parceiras como Senai, Sebrae, universidades, Capitania dos Portos, Ministério Público de Pernambuco, entre outras instituições.

Os convidados poderão conferir um ambiente pensado para apresentar as diversas iniciativas desenvolvidas por Suape de forma interativa. À disposição dos presentes, haverá totem para apresentação das diversas funções do App Suape, a exemplo do monitoramento das operações, notícias sobre o porto e informações sobre projetos. Uma mesa touchscreen permitirá a visualização do território por meio do SuapeGEO, ferramenta que une várias tecnologias como geoprocessamento e geolocalização, consolidando informações sobre o território.

CONVÊNIO

No palco, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, e os diretores da estatal comandarão a programação. O diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros, fará a apresentação da estratégia de atendimento às empresas, que culminará na assinatura de convênio de encadeamento produtivo entre Suape e o Sebrae. O acordo prevê ações que estimulem a estruturação de micro e pequenos negócios para atuarem como fornecedores das empresas do complexo.

 Em seguida, haverá roda de conversa com a participação de Luiz Barros, Roberto Abreu (presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e Jorge Jatobá (economista e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento/Ceplan), sob mediação do engenheiro João Recena, CEO da TPF Engenharia.

 Para Roberto Gusmão, o Suape Conecta é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com as empresas após as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “Vivemos um momento de retomada econômica. Acredito que o evento trará aproximação maior com os atores envolvidos no desenvolvimento do porto e da região. Há previsão de grandes investimentos para os próximos anos e, em parceria com o Sebrae, vamos dar melhor suporte para as empresas com a chegada de fornecedores locais”, pontua.

 Logo após, haverá o painel “Práticas inovadoras e sustentáveis para a gestão empresarial”, com a participação de Camila Valverde (diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global), Francisco Martins e Carlos Cavalcanti (diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape), sob a moderação do Articulador do Hub ODS Pernambuco, Renato Raposo. O gestor do complexo, Roberto Gusmão, finalizará o painel, no qual ocorrerá o lançamento do GRI.

TÔ NA FEIRA

O Complexo de Suape aproveitará a oportunidade para divulgar o Projeto Tô na Feira, iniciativa criada para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, entre frutas, hortaliças a artesanato. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape. Ao longo do evento, serão exibidos vários vídeos dos projetos socioambientais desenvolvidos nas comunidades do território estratégico, a exemplo do Suape Incentiva, da Estação Compartilhar, entre outros.

Deixe um comentário