Especial de domingo: Arraes e Olof Palme

19/06/22

blogfolhadosertao.com.br

Por Ítalo Rocha Leitão*

 

Era manhã do sábado, 1º de março de 1986. Os jornalistas da TV Globo Recife se preparavam para mais um dia de plantão na redação da emissora, em Olinda. O telefone deu seus primeiros toques do dia. O editor Fernando Buarque correu para atender – atitude rotineira em qualquer redação do mundo. Mesmo hoje, com o advento da Internet, as notícias ainda não se divorciaram do Graham Bell. Do outro lado da linha, com uma voz grave e pouco audível, veio a identificação: “Aqui é Arraes, gostaria de passar uma notícia aí pra vocês da Globo”.

 

Nos seus mais de 50 anos de vida pública como secretário da Fazenda, deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos, Miguel Arraes de Alencar nunca foi de ligar pra redação de jornal, rádio ou TV. Não por arrogância ou orgulho – esses defeitos estavam a anos-luz de distância dele. Ser arredio com a mídia era da sua personalidade.   Mas naquele sábado, o líder político mudou a postura. Numa época em que não havia blogs, portais e outras mídias sociais, as notícias andavam a passos de tartaruga. “Morreu nesta madrugada, depois de ter sido baleado, o primeiro-ministro da Suécia, Olof Palme”, disse Arraes por telefone. Em seguida, agradeceu a acolhida do editor e se despediu.

Miguel Arraes conheceu Olof Palme quando estava no exílio depois de ter sido deposto do cargo de governador de Pernambuco pelo golpe de 64. O encontro foi durante um congresso sobre direitos humanos, em Paris. A afinidade se deu de imediato. O jovem político Olof Palme já despontava como uma liderança afinada com o pensamento da esquerda europeia.

A justiça social, a igualdade e a pregação pela paz faziam parte dos seus ideais e o transformaram depois num dos maiores líderes da social-democracia sueca. Foi responsável por ter levado o seu acanhado país para o cenário político internacional ao abordar temas como o socialismo, o fim das guerras e a solidariedade. Assumiu também posturas contra a política belicosa dos Estados Unidos, condenou a invasão do Vietnã e defendeu de forma veemente o apoio dos países ricos à luta pela libertação dos povos oprimidos do Terceiro Mundo.

Era esta também a linha do pensamento político de Miguel Arraes, que amargou ao lado da família um exílio de 15 anos na Argélia, no Nordeste da África. Arraes morreu em 2005, aos 88 anos, sem nunca ter se afastado dos seus ideais de esquerda e cultuou a amizade com Olof Palme até os últimos dias de vida do líder sueco.

O social-democrata Olof Palme morreu como primeiro-ministro da Suécia, aos 59 anos, no auge da sua popularidade. Saía do cinema, no centro de Estocolmo, sem segurança, ao lado da esposa, quando foi alvejado com um tiro nas costas. O processo que apura a morte dele tem 25 milhões de páginas e já contou com o trabalho de 300 investigadores. Há dois anos, promotores públicos suecos apontaram o homem que eles dizem ter assassinado o ex-premiê Olof Palme. Seria Stig Engstrom, um designer gráfico que se suicidou no ano 2000. As causas do crime continuam um mistério.

*Ítalo Rocha Leitao é jornalista

Paulo Câmara inaugura mais uma Delegacia da Mulher no Estado

19/06/22
Imprensa PE
blogfolhadoseretao.com.br

Nova unidade está localizada no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Governador também visitou o Complexo da Polícia Civil no município

 

 

Sede da Delegacia  Especializada de Atendimento à  Mulher  em Arcoverde

ARCOVERDE – O governador Paulo Câmara inaugurou, neste sábado (18.06), mais uma Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher, iniciativa criada pela Lei 17.644, de 6 de janeiro de 2022. A nova unidade está localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, município visitado pelo governador neste final de semana.

“Nossas secretarias têm trabalhado muito, buscando fazer políticas de prevenção para que casos de violência não ocorram no Estado. Mas temos que estar preparados. Queremos dar condições para que as mulheres tenham um local adequado para os encaminhamentos e os devidos processos legais, buscando a identificação do autor e a aplicação das penas necessárias”, afirmou Paulo Câmara, que também visitou o Complexo da Polícia Civil de Arcoverde, local que reúne o atendimento de várias delegacias especializadas.

Durante sua gestão, Paulo Câmara ampliou a rede de proteção à mulher, com a criação da Delegacia da Mulher de Afogados da Ingazeira, em 2017. Em 2018 e 2019, respectivamente, as unidades do Cabo de Santo Agostinho e de Goiana ganharam novas sedes, mais modernas e adaptadas ao atendimento especializado. Este ano, serão inauguradas as delegacias da mulher de Olinda (Grande Recife), Salgueiro (Sertão Central) e Palmares (Mata Sul). A Polícia Civil também tem no seu planejamento a implantação de unidades em Ipojuca e Ouricuri.

“A interiorização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher é, por si só, um grande evento para o município que recebe uma unidade como essa, que vai facilitar o acolhimento das vítimas de violência doméstica. Foi uma decisão acertada do Governo do Estado de interiorizar ainda mais o departamento de polícia”, destacou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão.

Com uma área de 344 metros quadrados, a delegacia dispõe de recepção/permanência, sala de boletim de ocorrência individualizada, sala de coordenação setorial, cartório, setor administrativo, setor de investigação, brinquedoteca, gabinete, alojamento, xadrez, depósito, arquivo e copa. O imóvel possui dois pavimentos: a delegacia no térreo e a Casa da Mulher de Arcoverde, da Secretaria da Mulher do município, no 1º andar. As obras foram realizadas a partir de um convênio entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Prefeitura de Arcoverde.

UNIDADES ESPECIALIZADAS – Atualmente, Pernambuco conta com Delegacias da Mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina, além da recém-inaugurada unidade de Arcoverde. Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer outra delegacia de plantão para prestar queixa de crimes contra as mulheres. Para denúncias ou informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187. Em situação de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Estiveram presentes à inauguração as secretárias estaduais Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos); os deputados federais Danilo Cabral e Fernando Monteiro; a deputada estadual Gleide Ângelo; o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel; além de delegados da Polícia Civil de Pernambuco.

Fotos: Luiz Pessoa/SEI

Pernambuco abre seleção pública com 1,6 mil vagas para profissionais de Saúde

19/06/22
Imprensa SES
blogfolhadosertao.com.br
Certame é voltado para áreas em que não constam mais profissionais no banco do concurso público
RETOMADA.jpg
 
 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publicou, neste sábado (18/06), o edital da seleção pública simplificada para contratação de 1.662 profissionais de saúde, incluindo médicos, analistas, assistentes, além de engenheiros de segurança do trabalho.Para o certame, que abrange todas as 12 regiões de Saúde do Estado, estão sendo disponibilizadas vagas em especialidades que já foram preenchidas pelo último concurso público da SES-PE e que, portanto, não havia mais banco para convocação, no intuito de reforçar a rede hospitalar e ampliar a força de trabalho na rede pública. A seleção oferece 380 vagas para médicos; 1.168 vagas para analistas em saúde; 97 para assistentes em saúde; além de 17 vagas para engenheiros de segurança do trabalho.Entre as principais áreas contempladas está a assistência pediátrica para enfrentar o aumento de casos respiratórios em bebês e crianças. Das 380 vagas disponíveis para especialidades médicas, 122 são destinadas, exclusivamente, para profissionais que atuam na assistência pediátrica e neonatal. Para atendimento a este público específico, o certame contempla as especialidades de médico cirurgião pediátrico (12); médico intensivista pediátrico (10); médico neonatologista (48); médico neurologista pediátrico (5); médico pediatra (41), além de médico cardiologista pediátrico (6). Também estão sendo disponibilizadas 79 vagas para fisioterapeutas respiratórios.“Como anunciamos, o Estado de Pernambuco já havia convocado todos os intensivistas pediátricos e neonatologistas, e praticamente todos os pediatras aprovados no concurso da pasta, ao longo dessa pandemia. Com a abertura constante de novos leitos e por possuirmos a maior rede para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças do Nordeste, a seleção visa reforçar as equipes e garantir o cuidado a esse público no Estado. Já abordamos, igualmente, sobre o esforço em colocar novos leitos em operação, justamente, pela dificuldade em fechar as equipes e pelo quadro de escassez de médicos especializados em todo o país, tanto na rede pública, como na privada. Diante disso, esperamos que a seleção supra nossas expectativas de forma célere”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Pernambuco conta, atualmente – apenas para este público – com 302 leitos hospitalares, sendo 148 de UTI e 154 de enfermaria.As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico selecionases.saude.pe.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (20/06) até o dia 4 de julho. O resultado final será divulgado no dia 29/07. A seleção pública é constituída de única etapa, por meio de avaliação curricular.Vagas – As especialidades médicas contempladas serão: médico cardiologista adulto e pediátrico, anatomopatologista, cirurgião geral e geral pediátrico, cirurgião vascular, clínico geral, endoscopista, infectologista, médico intensivista adulto e pediátrico, médico neonatologista, neurocirurgião, neurologista adulto e pediátrico, médico pediatra, médico em radiologia e diagnóstico por imagem, médico regulador, médico tocoginecologista, traumato-ortopedista e urologista.A seleção simplificada contemplará ainda os profissionais de assistência social, biólogos, biomédicos, enfermeiro assistencial, enfermeiro obstetra, regulador, sanitarista e enfermeiro uteísta, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fonoaudiólogo, veterinário, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, técnicos de laboratório, necropsia e radiologia. 

 

Raquel fortalece presença na Região Metropolitana com agenda intensa no Cabo de Santo Agostinho

19/06/22
blogfolhadosertao.com.br
]

A pré-candidata a governadora, Raquel Lyra (foto- PSDB), segue intensificando sua agenda pela Região Metropolitana do Recife. A tucana esteve neste sábado (18), no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul, onde se reuniu com lideranças, participou de ato político, conversou com os comerciantes e moradores de Ponte dos Carvalhos, visitou o mercado público e concedeu entrevista à Rádio Ponte FM.

 

O ex-senador Armando Monteiro; o presidente estadual do Cidadania, João Freire, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cajueiro, acompanharam a agenda.“Mesmo vizinha da Barragem de Pirapama, a população do Cabo não tem acesso à água e, mesmo com o município tão próximo do Complexo de Suape, falta emprego para a população. A cidade, infelizmente, também é conhecida pelos altos números de violência. É possível virar a página ruim que Pernambuco está vivendo”, afirmou Raquel.Entre as cidades da RMR, o Cabo, segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social (SDS), tem aparecido com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Chama a atenção o perfil das vítimas de violência no município. Dos 30 registros em janeiro, 29 mortos eram do sexo masculino. Além disso, 23 tinham entre 18 e 29 anos, ou seja, eram jovens recrutados para a criminalidade. Metade das vítimas em 2021 também tinha essa mesma faixa etária.“O olhar para a Região Metropolitana precisa ser global. É importante valorizar e garantir condições às forças de polícia, mas não adianta vir apenas com repressão. Precisamos fazer políticas de prevenção, cuidar da assistência social, dos jovens e da população em situação de rua”, acrescentou Raquel Lyra.Para Armando Monteiro, a pré-candidata é a mais preparada para governar Pernambuco a partir de 2023. “Raquel já provou que tem condições de exercer essa liderança, fez as entregas quando foi prefeita. Raquel não é apenas um sobrenome, é alguém que construiu a sua história. Tenho certeza de que esse é o melhor caminho para Pernambuco”, ressaltou Armando Monteiro.O ato político contou com a participação de lideranças da região, empreendedores, representantes do trade turístico, associações, entre outros atores da sociedade civil. “Precisamos mudar muita coisa em Pernambuco e queremos você no Palácio, olhando para o nosso município. Temos atravessado problemas muito grandes. Infelizmente, carregamos a marca da cidade mais violenta do estado e precisamos mudar isso”, frisou Eduardo Cajueiro.A postulante também visitou o vigário episcopal, monsenhor José Severino, na sede do vicariato do Cabo, no Centro Pastoral Armínio Guilherme dos Santos.Também participaram do ato político o vereador Dinho de Keko; o pré-candidato a deputado federal, Chico Rodrigues, e os pré-candidatos a deputado estadual, Anne Ebrahim e Coronel Basílio.

Fotos: Tiago Calazans

Náutico e Sport empatam em 1×1 em clássico equilibrado.

19/06/22
Por Felipe Farias
blogfolhadosertao.com.br
Os gols da partida foram marcados por Kayke e Richard FrancoFilipe Farias
Tiago Caldas/ Náutico
Náutico e Sport ficaram no empate em 1×1, no estádio dos Aflitos – FOTO: Tiago Caldas/ Náutico
Mesmo em situações opostas na tabela de classificação, Náutico e Sport fizeram um clássico bastante equilibrado. E o reflexo desse equilíbrio foi mostrado no placar. As duas equipes ficaram no empate em 1×1, neste sábado (18), no estádio dos Aflitos, pela 13ª rodada da Série B. Os gols da partida foram marcados pelo centroavante Kayke, aos 34 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Luciano Juba; enquanto que o paraguaio Richard Franco empatou aos 29, do segundo tempo.

Com o empate, o Leão chegou aos 20 pontos e não conseguiu retornar ao G-4 (está na 5ª colocação, foi ultrapassado pelo Grêmio). Já o Timbu quebrou a sequência de duas derrotas e, com o ponto conquistado, agora soma 13, deixando a zona do rebaixamento temporariamente, já que Guarani (19º, com 12) e CSA (18º, com 13) se enfrentam neste domingo (19).

O próximo compromisso do Sport será no sábado (25), contra a equipe do Brusque, às 19h, no estádio da Ilha do Retiro. Enquanto que o Náutico jogará fora de casa, diante do time do Tombense, no domingo (26), às 11h, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, Minas Gerais.

O Jogo

Pressionado diante dos maus resultados nas últimas rodadas e disposto a aproveitar o mando de campo para quebrar o jejum de vitórias diante do Sport, o Náutico começou o clássico propondo o jogo e mostrando mais atitude que os rubro-negros.

Com maior posse de bola, as primeiras ações ofensivas do jogo foram dos alvirrubros. Porém, nada que levasse muito perigo ao goleiro Maílson, que só foi exigido em chutes de média distância ou em bolas alçadas na área.

Confortável no jogo e seguro no sistema defensivo, o Sport achou o seu gol em jogada iniciada pelo seu principal jogador: Luciano Juba. Aos 34 minutos, o prata da casa cobrou falta lateral levantando na área, Rafael Thyere subiu mais que a defesa timbu e cabeceou mandando a bola na trave… No rebote, Kayke só teve o trabalho de escorar de cabeça para o fundo das redes e abrir o placar: 1×0.

Em desvantagem no placar, o Náutico voltou com mais ímpeto para a etapa complementar em busca do seu gol. Logo aos seis minutos, Jean Carlos cobrou falta de muito longe, disparando um chute potente e mandando a bola cheia de curvas… Para não se complicar, Maílson espalmou para cima e afastou o perigo.

Acuado, o Leão via os donos da casa crescerem no jogo, empurrados no embalo dos torcedores. E, com essa combinação, não demoraria para o Náutico empatar o clássico. Aos 29, Victor Ferraz carregou a bola pelo meio de campo e achou Richard Franco livre na entrada da área… O meio-campista paraguaio dominou rapidamente e girou chutando rasteiro, no cantinho, sem chances para Mailson: 1×1.

Já no final da partida, os rubro-negros desperdiçaram uma ótima chance para sair de campo com a vitória. Aos 41, o centroavante chileno Búfalo Parraguez foi acionado no ataque, fez o pivô segurando a marcação e tocou para Thiago Lopes receber passe em progressão, entrar na área e finalizar rasteiro… Como um goleiro de handebol, Lucas Perri saiu abafando o lance e conseguiu desviar com o pé, salvando o Náutico e mandando a bola para escanteio.

Apesar do esforço das duas equipes, o Clássico dos Clássico terminou empatado.