Alívio : Pernambuco descarta um dos três casos suspeitos de hepatite aguda grave

17/05/22

Por Folhape

blogfolhadoseetao.com.br

De acordo com a pasta, a ocorrência descartada foi a de um adolescente de 14 anos, do sexo masculino, residente no município de Salgueiro
Testagem de hepatite

Um dos três casos suspeitos de hepatite aguda grave notificados em Pernambucofoi descartado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

De acordo com a pasta, a ocorrência descartada foi a de um adolescente de 14 anos, do sexo masculino, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado. Os exames do jovem deram positivo para chikungunya, descartando, assim, a notificação de caso provável para hepatite.

O paciente está internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), na Zona Oeste do Recife, onde segue recebendo tratamento.

Ainda segundo a SES, agora, Pernambuco investiga dois casos suspeitos da doença: o de uma criança de 1 ano, do sexo masculino, que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste, e que já recebeu alta hospitalar; e o de umacriança do sexo feminino, de 3 anos, residente do município de Glória do Goitá, na Mata Zul do Estado, que segue internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife.

“As investigações dos dois casos continuam em andamento, com a realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como as investigações epidemiológicas realizadas junto aos municípios de residência dos pacientes”, afirmou a SES.

A pasta informou, ainda, que, em paralelo ao acompanhamento dos casos suspeitos, segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas, realizando reuniões com representantes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para discussão dos casos e definição de fluxos assistenciais e de vigilância.

“O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) também já emitiu nota de alerta orientando os serviços para que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificação de imediato”, informou a SES.

Leia também
• Criança de 3 anos é o terceiro caso suspeito de hepatite aguda misteriosa notificado por Pernambuco
• Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida
• Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar hepatite aguda em crianças

Deixe um comentário