Alepe: Curso de Formação de Lideranças em Segurança Pública do Lider terá público ampliado

18/05/22

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

Direitos humanos, cidadania, gênero e diversidade, gestão de recursos humanos, estatística em segurança pública e saúde mental dos profissionais de segurança. Esses são alguns dos temas abordados no Curso de Desenvolvimento de Lideranças em Segurança Pública, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em parceria com o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, dentro do Projeto Lideralepe.

Com 40 horas, o curso é ministrado pela Escola do Legislativo da Alepe, em sistema remoto, com professores da UFPE e de outras instituições. Foi lançado no início do mês para profissionais da Secretaria Estadual de Defesa Social, com uma turma inicial de cem alunos. Agora, o público-alvo será ampliado, contemplando categorias diversas que foram reunidas, nesta terça, no auditório Ênio Guerra, na sede do Legislativo, para a apresentação do modelo e formato da capacitação.

Participaram da reunião dirigentes de entidades – sindicatos e associações – das categorias de delegados, comissários, médicos legistas, peritos criminais, policiais penais, agentes socioeducativos, papiloscopistas, escrivães, guardas municipais, bombeiros, cabos, soldados e praças, entre outras. Além deles, participaram também secretários da área de segurança de dois municípios da Região Metropolitana: o delegado Osvaldo Morais, de Ipojuca, e o coronel reformado do Corpo de Bombeiros Marcílio Rossini, de Camaragibe.

Na apresentação, os profissionais elogiariam a iniciativa e alguns fizeram sugestões de temas para serem abordados em novos cursos e até em novas ações para a área. Uma das preocupações externadas foi com a ressocialização de jovens em conflito com a lei. O agente socioeducativo David José ressaltou que é preciso retomar a ação da Patrulha nas Escolas para proteger os jovens de más influências. O secretário de Defesa Social de Ipojuca, Osvaldo Morais, defendeu a união e integração das várias categorias para que os resultados das ações ganhem mais forças e, para isso, ressaltou que a ideia do curso é importante. “No momento da capacitação é que a gente tem a possibilidade de integrar atores de diversas forças, diversas áreas, para que eles possam se conhecer e cada vez mais trabalhar nessa missão tão difícil que é a segurança pública”.

Já o presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, Adeppe, Francisco Rodrigues, alertou para o aumento dos casos de depressão entre profissionais que atuam na segurança, segundo ele em razão do estresse e da crescente pressão por metas. O delegado elogiou a inclusão do tema Saúde Mental na grade do curso. “O curso, pelas matérias que eu vi, são matérias importantes, são matérias pertinentes à nossa atividade cotidiana e essa nossa preocupação em relação à saúde mental, e eu vi que é uma das matérias do curso, é devido ao ao nível de estresse a que estamos submetidos na nossa atividade cotidiana”.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PSB, agradeceu a motivação externada pelos representantes das categorias presentes à reunião, no sentido de fortalecer o trabalho conjunto na área, e também as sugestões colocadas para fortalecimento da iniciativa do Lideralepe. “Além de ofertar vagas para esse curso de formação de líderes, que é de suma importância para todos que trabalham nas forças de segurança pública, em todas as operativas, também dá oportunidade que eles possam dar sugestões para que possa se somar algumas especialidades, algumas matérias ou cursos que possam ajudar na formação e qualificação profissional de segurança pública”.

Lançado em 2021, o Projeto Lideralepe foi premiado, logo no primeiro ano de sua execução, com o Prêmio Assembleia Cidadã, categoria Projetos Especiais, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, Unale.

Deixe um comentário