Bonzinho : Governo Bolsonaro tira verba de auxílio a famílias carentes e compra trator para aliados

23/05/22

Por: Redação PNotícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

Equipamentos foram comprados pelo Ministério da Cidadania

 

[Governo Bolsonaro tira verba de auxílio a famílias carentes e compra trator para aliados, diz jornal]
Jair Bolsonaro e o aliado Ciro Nogueira

O governo Jair Bolsonaro (PL) está sendo acusado de mais uma irregularidade no gasto de verbas públicas. Desta vez, R$ 89,8 milhões que deveria ser direcionado para diminuir o impacto da pandemia da Covid-19 em comunidades carentes foram destinados pela gestão do atual presidente para a compra de tratores a aliados do Centrão. Os equipamentos foram comprados pelo Ministério da Cidadania no campo de uma ação voltada a famílias de extrema pobreza da zona rural.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a operação envolveu drible a um decreto do TCU (Tribunal de Contas da União), pressão para apressar a liberação de recursos da União e criação, por portaria de uma estrutura de mecanização no Sistema de Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente no programa de Fomento Rural.

Ainda segundo o jornal, a aquisição dos 247 equipamentos foi realizada no apagar das luzes de 2021. Aconteceu antes mesmo de a pasta definir a relação dos municípios contemplados, o que demonstra a ausência de critérios técnicos.

A compra de milhares de máquinas agrícolas tem sido razão de crise do governo Bolsonaro. A partir do processo licitatório do Ministério do Desenvolvimento Regional, políticos aliados utilizaram as emendas de relator do Orçamento para destinar os equipamentos a suas bases eleitorais.

A diferença agora é a digital do governo federal. Os recursos para essa aquisição são do próprio orçamento da União.

As movimentações na Cidadania para direcionar verba para maquinários iniciaram em meados do ano passado, de acordo com relatos e documentos obtidos pela reportagem.

Em junho, o TCU permitiu que sobras de orçamento resultantes da transição do programa Bolsa Família para o Auxílio Brasil pudessem ser liberadas. A decisão atendeu pedido da Cidadania.

 

 

Deixe um comentário