Gestor presta homenagem às Mães de Granito

09/05/22

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

O 8 de Maio – Dia das Mães,   foi comemorado pelas famílias nos lares  em toda a extensão do município,   mas   teve um momento  especial, digno de registro:  a participação do Poder Público, onde o prefeito  João Bosco e a primeira dama Socorro Lacerda  referenciaram as mães com muitas presenças e música para animar o ambiente.
João Bosco homenageou todas as mães granitenses e compartilhou das alegrias de um ambiente especialmente organizado para a festa das mães. Foram momentos marcantes que ficam na lembrança daquela que sonha e faz de tudo por seus filhos.

—-

Granito fornece bolas para equipes  da cidade e distritos

O município de Granito sempre se destacando no apoio ao esporte como forma de elevar a autoestima das comunidades. Nesta quinta-feira, 05 de maio, o prefeito João Bosco, fez a entrega solene de uma boa quantidade de bolas de futebol de campo e de futsal para todos os times  que integram o conjunto das agremiações granitenses

Equipes da cidade, dos distritos e dos povoados enviaram seus representantes. O time de Lagoa Nova, por exemplo, foi representado pelo vereador Antônio de Zuíta. Outros jogadores e dirigentes de equipes também estiveram na sede da secretaria de Cultura e Esportes para o evento.

É bom ver uma gestão pública voltar-se para atividades aparentemente simples, mas que geram satisfação no meio dos desportistas, seus familiares e suas comunidades.

Granito vem fazendo o seu campeonato municipal com equipes da primeira e segunda divisão, e mais recente o campeonato feminino de futsal que se transformou em um grande sucesso de público e participação.
É com o cidadão e a cidadã se sentindo valorizados que eles permanecem nas boas práticas e com esforços por uma vida social saudável.

Pesquisa: Bolsonaro é o nome mais rejeitado na corrida presidencial: 60 % !

09/05/22

Por Augusto Tenório
blogfolhadosertao.com.br

Veja o ranking de rejeição da pesquisa eleitoral Ipespe, divulgada na primeira semana de maio de 2022

EVARISTO SA/AFP; MARCOS CORREA/PR; SANDRO DAMASCENO/GOV SP;RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Da esquerda para a direita, e de cima para baixo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (sem partido), João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) – Foto: Evaristo Sá/AFP; Marcos Correa/PR; Sandro Damasceno/Gov SP;Rodolfo Loepert/Divulgação
—-

pesquisa eleitoral Ipespe divulgada na primeira semana de maio mostra, além de um cenário ainda de folga para Lula (PT) com relação a Jair Bolsonaro (PL), estabilidade na taxa de rejeição dos pré-candidatos à Presidência da República.

A porcentagem de rejeição representa a parcela de eleitores que alegam não votar de maneira alguma no pré-candidato. O atual presidente, de acordo com a pesquisa eleitoral, lidera o ranking, com 60% de rejeição.

O número representa estabilidade porque, na pesquisa anterior, feita no final de abril, Jair Bolsonaro tinha 61% de rejeição. Desta forma, a variação deu-se dentro da margem de erro da pesquisa eleitoral. O presidente é seguido por João Doria (PSDB) no ranking, que tem 55%.

A situação de Lula é a mais confortável dentre os pré-candidatos mais competitivos. Apesar de o número de eleitores que dizem votar com certeza no petista e os que o rejeitam ser a mesma, 43%, o ex-presidente tem uma margem de 13% de eleitores que poderiam escolhê-lo na disputa.

Ciro Gomes (PDT), por sua vez, é o pré-candidato com mais potencial de crescimento. Dono do voto certeiro de apenas 12% dos entrevistados, 40% diz que poderia votar no ex-governador do Ceará na disputa pela presidência.

Confira a probabilidade de voto de cada pré-candidato

Lula (PT)

  • Com certeza votaria: 43%
  • Poderia votar: 13%
  • Não votaria de jeito nenhum: 43%
  • Não conhece o suficiente: 1%
  • Não sabe ou não respondeu: menos de 1%

Jair Bolsonaro (PL)

  • Com certeza votaria: 32%
  • Poderia votar: 6%
  • Não votaria de jeito nenhum: 60%
  • Não conhece o suficiente: 1%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

Ciro Gomes (PDT)

  • Com certeza votaria: 12%
  • Poderia votar: 40%
  • Não votaria de jeito nenhum: 43%
  • Não conhece o suficiente: 4%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

João Doria (PSDB)

  • Com certeza votaria: 5%
  • Poderia votar: 30%
  • Não votaria de jeito nenhum: 55%
  • Não conhece o suficiente: 8%
  • Não sabe ou não respondeu: 2%

André Janones (Avante)

  • Com certeza votaria: 2%
  • Poderia votar: 8%
  • Não votaria de jeito nenhum: 34%
  • Não conhece o suficiente: 54%
  • Não sabe ou não respondeu: 2%

Simone Tebet (MDB)

  • Com certeza votaria: 2%
  • Poderia votar: 13%
  • Não votaria de jeito nenhum: 35%
  • Não conhece o suficiente: 49%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

Felipe D’Ávila (Novo)

  • Com certeza votaria: 1%
  • Poderia votar: 7%
  • Não votaria de jeito nenhum: 36%
  • Não conhece o suficiente: 55%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

Luciano Bivar (UB)

  • Com certeza votaria: 0%
  • Poderia votar: 5%
  • Não votaria de jeito nenhum: 39%
  • Não conhece o suficiente: 55%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

A pesquisa eleitoral Ipespe foi realizada no período de 02 a 04 de maio de 2022 com amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País.

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. “Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta”, avisa o instituto.

Marcelo Martelotte é o novo técnico do Santa Cruz

09/07/22

Por Fabio Nóbrega

blogfolhadosertaocom.br

Treinador chega para o lugar de Leston Júnior, demitido após detonar clube em coletiva
Marcelo Martelotte, técnico do Santa Cruz

O clube também divulgou que Zé Teodoro assumirá o cargo de coordenador técnico – ele ocupará o posto de Marcelo Segurado, também demitido do Tricolor.

“Boa sorte aos novos comandantes do futebol coral. Vamos por mais!”, publicou o Santa Cruz em suas redes sociais.

A última passagem de Martelotte no Santa foi entre 2020 e 2021. Em 2013, foi campeão pernambucano pelo clube. Já em 2015, conseguiu o último acesso à Série A do Tricolor. Em 2017, veio para tentar evitar o rebaixamento da equipe à Série C, mas não conseguiu.

Em Pernambuco, Martelotte também treinou o Sport e o Náutico, em 2013.

Antes de aceitar a proposta do Santa Cruz, Marcelo Martelotte comandou o Taubaté na Série A2 do Campeonato Paulista esta temporada. Em uma campanha com 11 jogos, a equipe conquistou apenas duas vitórias e empatou cinco vezes, além de ter perdido outros quatro jogos.

O próximo compromisso do Santa Cruz, atualmente em quinto lugar no grupo 4 da Quarta Divisão, é contra a Jacuipense, no próximo domingo (15), às 15h, em Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia. O confronto é direto, uma vez que o clube baiano é o quarto colocado, um ponto à frente do tricolor pernambucano.

 Santa Cruz vence Atlético/BA por 3×2

09/05/22

Por Willian Tavares

blogfolhadosertao.com.br

 

Raphael Macena (2) e Matheuzinho anotaram os gols do Tricolor no primeiro triunfo na Série D 2022
Lances de Santa Cruz x Atlético/BA
—-
Tinha torcedor abandonando o estádio. Outros vaiando. Pudera: com 2×0 contra, o Santa Cruz se afundava ainda mais na lanterna do Grupo 4 da Série D do Campeonato Brasileiro. Esse era o cenário do jogo contra o Atlético/BA, no Arruda, até os 30 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, no intervalo, aplausos. O que mudou? Dois gols antes e um empate parcial que dava esperanças. Nos 45 minutos finais, veio o gol que cravou a primeira vitória do clube no torneio. Um 3×2 de presente para as mamães torcedoras da Cobra Coral e três pontos para diminuir a pressão. O próximo compromisso da equipe, agora na quinta posição, com quatro pontos, é contra a Jacuipense, no Valfredão.

Em um intervalo de três minutos, o Santa Cruz sentiu na pele os efeitos que só o futebol pode proporcionar – para o bem e para o mal. Primeiro, os pernambucanos tiveram uma chance clara de balançar as redes. Matheuzinho aproveitou falha na zaga, driblou o goleiro e, com a meta aberta, mandou para fora. No lance seguinte, Hadrian não cometeu o mesmo erro. Após cruzamento de Emerson, o meia do time baiano testou firme para fazer 1×0. Um resumo do tradicional “quem não faz, leva”.

Ainda atordoado, o Santa viu o prejuízo aumentar minutos depois, com o mesmo algoz. Hadrian recebeu pelo meio e bateu no canto esquerdo de Klever para ampliar o placar. Daí por diante, esperava-se o pior. Mas como foi dito antes, o futebol proporciona coisas inesperadas e imprevisíveis.

Aos 31, Tarcísio foi derrubado na área. Pênalti que Raphael Macena converteu para tentar recolocar o Santa na partida. O que de fato aconteceu. Antes do intervalo, o mesmo centroavante chutou cruzado e Matheuzinho, antes vilão, completou na pequena área para fazer 2×2.

A dupla Matheuzinho e Macena atacou novamente. O primeiro chutou de longe, o goleiro bateu roupa e o centroavante só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. O antes inimaginável aconteceu: virada tricolor no Arruda.

A recuperação trouxe alívio ao Santa, mas a história do jogo mostrava que não era possível relaxar. Os visitantes subiram a marcação e passaram a pressionar pelo alto. O Atlético teve mais escanteios do que chutes diretos ao gol. No lado coral, muitas vezes a pressa atrapalhou a oportunidade de liquidar o confronto.

Foram várias as chances tanto para um 4×2 ou um 3×3. Traumatizado por tomar gols em finais de jogos na Série D, o Santa sentiu o temor do período dos acréscimos, mas desta vez não houve frustração. Vitória na Série D. A primeira em quatro rodadas. Para os tricolores, a esperança que seja o início de uma sequência positiva.

Ninguém ri, ninguém chora

No Vianão, o Afogados ficou no 1×1 com o Globo/RN, pelo Grupo 3 da Série D. Os pernambucanos seguem no G4 da chave, com sete pontos, na terceira posição. O outro pernambucano do bloco, o Retrô, líder e invicto, ficou no 0x0 com o América/RN, no último sábado, na Arena das Dunas.

Ficha Técnica:

Santa Cruz 3
Klever; Edson Ratinho, Alex Alves, Luan Bueno, Dudu Mandai; Rodrigo Yuri (Elyeser), Daniel e Tarcísio; Matheuzinho (Gilberto), Wescley e Raphael Macena (Rafael Furtado). Técnico: Leston Júnior.

Atlético de Alagoinhas 2
Fábio Lima; Bremer, Lídio, Bruno e Matheus; Lucas Alisson, Leandro Sobral e Giovane (Diego); Hadrian (Italo), Emerson e Cristian. Técnico: Zé Carijé.

Local: Arruda
Árbitro:  Mayron Frederico dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Fernando Antonio da Silva Junior e John Andson Alves Ribeiro
Gols: Hadrian (aos 8 e 25 do 1ºT),  Raphael Macena (aos 31 do 1ºT e 5 do 2ºT), Matheuzinho (aos 42 do 1ºT)
Cartões amarelos: Matheuzinho, Rodrigo, Elyeser (S); Leandro Sobral, Bruno (A)
Público: 4951
Renda: R$ 66. 650,00

Alivio no bolso: Estado concede descontos para contribuinte ficar em dia com o ICMS

09/05/22
 imprensa.pge@pge.pe.gov.br
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

 

Contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem se beneficiar dos descontos previstos na Lei Complementar nº 477/2022, que instituiu o Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários do ICMS (PERC-ICMS) do Governo do Estado. A redução de multa e juros chega a 80% e vale para o imposto cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2021. O prazo de adesão ao programa vai até 29 de julho, mas efetuando o pagamento à vista até o dia 30 de maio, o contribuinte obterá o desconto máximo.

O PERC-ICMS é operacionalizado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE) em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), por meio da qual os contribuintes inscritos em Dívida Ativa também podem solicitar adesão ao programa.

O benefício fiscal aplica-se a todos os contribuintes do ICMS, inclusive os optantes pelo Simples Nacional. As reduções de multa e juros previstas na lei alcançam os débitos do ICMS já lançados pela Sefaz-PE (Auto de Infração ou Notificação de Debito) e aqueles ainda não lançados, que o contribuinte pode regularizar espontaneamente por meio de pagamento à vista ou parcelado em até 60 parcelas.

Os inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado podem ser beneficiados também pelas reduções de multa e juros, bem como saldos remanescentes de débitos já parcelados ou reparcelados pelo contribuinte. Os percentuais de redução de multa e juros variam de acordo com a forma de pagamento do débito e a quantidade de parcelas: 80% para pagamento à vista até 30 de maio de 2022, 70% para pagamento à vista até 29 de julho de 2022, 50%  para pagamento em até 12 parcelas e 30% pagamento em até 60 parcelas.

ADESÃO – Contribuintes inscritos em dívida ativa podem aderir ao PERC-ICMS por meio da PGE-PE, nos seguintes canais: www.pge.pe.gov.br, (81) 3181.8584 e 99488.3937, e-mail atendimento.fazendaestadual@pge.pe.gov.br ou no atendimento presencial do Núcleo de Dívida Ativa da PGE-PE, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Contribuintes em geral podem solicitar adesão ao programa no site da Sefaz-PE (www.sefaz.pe.gov.br) ou por meio do Telesefaz (08002851244 ou 31836401). No site, é possível visualizar seus débitos, selecionar aqueles que deseja pagar/parcelar, simular parcelamentos e emitir a guia de recolhimento da primeira parcela ou parcela única nos casos de pagamento à vista.Para os serviços não disponibilizados na internet, o interessado poderá encaminhar e-mail para a Agência da Receita Estado (ARE) do seu Domicílio Fiscal, cujos endereços dos e-mails institucionais podem ser obtidos no site da Sefaz (acesse aqui).