Moraes defende Constituição e garante posse de todos os eleitos: ‘Não importa quem’

30/04/22
Por Estadão Conteúdo
blogfolhadosertao.com.br
“A população pode ter certeza: em dezembro serão diplomados aqueles que o povo escolheu”, disse Moraes.
NELSON JR./SCO/STF

“Eu tenho absoluta certeza que ameaças vãs, coações tentadas, nada disso amedrontará nenhum juiz eleitoral do País. Nós teremos uma eleição transparente e segura. A população pode ter certeza: em dezembro serão diplomados aqueles que o povo escolheu. Não importa quem. O povo é soberano. A Constituição garante, no artigo primeiro, a soberania popular. O povo escolherá”, afirmou Moraes, que participou, por videoconferência, de um seminário promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O ministro ressaltou que o principal desafio do Judiciário no processo eleitoral será o combate à desinformação. “Temos o desafio do combate à desinformação, às milícias digitais, ao discurso de ódio, contra a democracia e as instituições e, lamentavelmente, o discurso ignóbil contra a Justiça Eleitoral. Os juízes eleitorais devem, assim como eu e os membros do TSE, se sentir absolutamente indignados com esse discurso fraudulento, mentiroso e criminoso de tentar desqualificar uma das grandes conquistas do Brasil, que é a lisura das eleições com as urnas eletrônicas. Não vamos aceitar desinformação, atuação de milícias digitais e fake news nesta eleição”, disse.

Mais cedo, durante evento em São Paulo sobre o combate à desinformação e a defesa da democracia, Moraes criticou o que chamou de “lavagem cerebral” feita nas redes sociais. “Nós estamos chegando nos financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando”, afirmou.

Em uma semana marcada por ataques do presidente Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro e ao STF, Moraes defendeu a lisura do processo eleitoral.

 

Deixe um comentário