Marcelo Queiroga diz que não é ‘despachante da Anvisa’ e que a história irá julgá-lo como ministro

16/01/22

O Globo
blogfolhadoseertao.com.br
Declarações vêm na esteira do começo da vacinação infantil contra a Covid-19
Ministro Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, rebateu críticas sobre a demora para o início da vacinação de crianças contra a Covid-19 e sobre a gestão dele à frente da pasta. Na avaliação do cardiologista, a pasta não precisa seguir todas as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As declarações foram dadas neste sábado em entrevista à imprensa em João Pessoa (PB).

— Quantos medicamentos, dispositivos ou produtos têm registro na Anvisa e não fazem parte das políticas públicas? O Ministério da Saúde, o ministro da Saúde não é um despachante de decisão da Anvisa, nem de agência nenhuma. O Ministério da Saúde é quem conduz a saúde pública e o ministro da Saúde é a principal autoridade do sistema de saúde no Brasil — argumentou.

Sob críticas diante do atraso da imunização de crianças de 5 a 11 anos, Queiroga minimizou o caso. O ministério liberou a vacinação do público infantil em 5 de janeiro, 20 dias depois de a Anvisa ter autorizado a aplicação de doses pediátricas da Pfizer no grupo.

— A história vai me julgar. Eu trabalho todo dia para que eu tenha um bom julgamento — ponderou o ministro.

Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, tem deficiência motora e foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil na última sexta-feira. O garoto indígena recebeu a primeira dose do imunizante em um evento simbólico nesta sexta-feira no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A primeira remessa de vacinas pediátricas da Pfizer, com 1,248 milhão de doses, desembarcou no Brasil na última quinta-feira. De acordo com o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, o próximo lote de doses pediátricas, previsto para a próxima quinta, foi antecipado para este domingo. Ao todo, o ministério projeta a entrega, já confirmada pelo laboratório, de 4,3 milhões de imunizantes infantis em janeiro.

Leia também
• Pfizer antecipará para dia 16 entrega de mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica
• Menino indígena de 8 anos é a primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil
• Menina com síndrome de Down é primeira criança a tomar vacina em Pernambuco
• Jaboatão inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças do grupo prioritário
• Saiba quantas vacinas contra a Covid-19 para crianças cada estado recebeu

Deixe um comentário