Agricultores familiares do Araripe estão  com as   propriedades ameaçadas de  ir a leilão público 

31/01/21

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Ferrinho: trabalhadores precisam se organizar

Os  setores  jurídicos  da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape)  e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ouricuri estão  empenhados na defesa de agricultores  do Araripe – a maioria da Agricultura Familiar    ameaçados  de perder suas propriedades,   por falta de pagamento de empréstimos  contraídos  junto aos bancos públicos, principalmente do  Banco do Nordeste. A Justiça já  deu inicio aos primeiros leilões públicos.

Segundo relatos, os empréstimos bancários  foram contraídos  ao longo dos últimos   anos e a maioria  se destinava a  melhoria das propriedades. Só que a maioria dos proprietários  não conseguiu  honrar seus compromissos, e os bancos  buscaram   o apoio da Justiça  que já soma um grande número de processos em faze de execução  que  seguem a faze de leilão das propriedades.

Os agricultores endividados -deles que pagaram poucas parcelas,  sustentam dois argumento buscando o perdão  ou adiamento das dívidas:  1- sete anos de seca que ocasionou prejuízos irrecuperáveis e, 2- a pandemia, que dura dois anos, e praticamente inviabilizou as atividades  nas cidades e no meio rural. Os advogados consideram que este é um bom argumento da grande massa de agricultores   endividados e ameaçados de perder suas propriedades.

Primeiro Leilão.  Dia 14 de dezembro de 2021,  a propriedade de 6,3 hectares do agricultor  Cícero Gomes de Lima  foi levada ´a “hasta pública” (leilão)  por iniciativa do Banco do Nordeste e acatado pela Justiça, tendo em vista que o imóvel foi oferecido como “penhor” (garantia)  para o empréstimo de R$44 mil  que não foi pago  integralmente.

Para surpresa e  decepção do agricultor, que  não conseguiu sanar o débito,   o imóvel foi leiloado, mas o arrematante aguardará  decisão final  do processo, uma vez que cabe recurso, para se sagar novo dono da propriedade.

De acordo com Antonio Francisco da Silva (Ferrinho) da Fetape,  os agricultores devem ficar atentos e buscar ajuda junto ao seu STR  para não correr o risco de perder suas terras.

Deixe um comentário