O jornalismo esportivo perde Fernando Menezes, uma referência em Pernambuco

09/12/21

Por Marcos Leandro

blogfolhadosertao.com.br

Fernando Menezes, 86 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (9) por volta das 5h30 da manhã vítima de uma parada respiratória. Ele já sofria há 10 anos com Alzheimer

Arquivo JC
Fernando Menezes, que também compôs a equipe do JC, foi assessor de comunicação no governo de Moura Cavalcanti (1975-1979) – Foto: Arquivo JC

Uma das maiores referências do jornalismo esportivo e pernambucano, Fernando Menezes, 86 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (9) por volta das 5h30 da manhã vítima de uma parada respiratória. Ele já sofria há 10 anos com Alzheimer.

Mestre de várias gerações do Jornalismo, Fernando Menezes era um grande contador de histórias

Fernando Menezes era uma das figuras mais queridas na redação do Jornal do Commercio, onde trabalhou por grande parte de sua vida como repórter especial e colunista, tanto que era carinhosamente chamado de “Vovô Fernando”. Também foi comentarista da Rede Globo nos anos de 1980.

Ele deixa três filhos, Henrique, Andreia e Carlos Frederico Menezes, além de seis netos. O velório terá inicio às 15h e a cremação às 19h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

“Na redação do JC, Fernando foi um ícone, uma referência. Respeitado e amado por todos nós. Era nosso Vovô Fernando. Assim o chamávamos, carinhosamente. Sempre foi muito além de um cronista esportivo. Era um intelectual. Uma cabeça sempre efervescente. Seu bom humor, sua análise sempre cortante dos fatos, seu afeto com os jovens repórteres (como eu fui um dia) fizeram dele o nosso eterno Vovô Fernando”, enfatizou Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio.

 Alexandre Belem/a cervo JC Imagem
Fernando Menezes era colunista do Jornal do Commercio. – Alexandre Belem/a cervo JC Imagem

O coração de Fernando Menezes

Fernando Menezes, além de compor a equipe do JC, foi assessor de comunicação no governo de Moura Cavalcanti (1975-1979).

“O jornalismo pernambucano perdeu um grande nome nesta quinta-feira. Fernando Menezes ex-secretário estadual de Imprensa e professor universitário atravessou gerações com seu estilo marcante nas colunas e matérias de jornal e em participações nos programas de TV e rádio”, destacou o governador de Pernambuco Paulo Câmara.

A Câmara Municipal do Recife também soltou nota de pesar. “A Câmara Municipal do Recife expressa sua grande tristeza pelo falecimento do jornalista Fernando Menezes. Ele teve uma atuação marcante em diversos veículos de comunicação, foi um dos mais importantes cronistas desportivos da história do futebol pernambucano, além de ter sido secretário de Imprensa do Estado. Uma figura terna e extremamente querida por onde passou. Deixa um grande legado e muitas saudades para quem o conheceu. Aos muitos amigos e à família, nossos sentimentos pela perda.

Fernando Menezes lançou livro sobre Recife

AMPLIAÇÃO DA ILHA DO RETIRO

O jornalista, com grande ligação com o Sport Club do Recife, participou da ampliação da Ilha do Retiro, estádio do Leão que foi um dos palcos para a Copa de Mundo de 1950, a primeira no Brasil. Ele mesmo que contou essa história em reportagem especial feita antes da Copa de 2014, também no Brasil. “A ampliação da Ilha do Retiro tornou-se algo do interesse de Pernambuco, não apenas de rubro-negros. Eu mesmo ajudei fisicamente. Comprando e levando tijolos para as arquibancadas, por exemplo”, lembrou Fernando Menezes.

“Conheci Fernando Menezes como professor, no curso de Jornalismo da UFPE. Ensinava história da comunicação. E contava histórias como ninguém. Depois convivi com ele na redação do JC, onde exerceu várias posições. De cronista esportivo a coordenador do grupo de produção do jornal. Tinha um humor sofisticado. Vovô Fernando é inesquecível”, destacou Maria Luiza Borges, diretora de conteúdos digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

HOMENAGEM

O médico e escritor Roberto Vieira prestou uma homenagem a Fernando Menezes. Em 2009, Roberto, ao lado de Lucídio José de Oliveira e Carlos Celso Cordeiro, lançaram o livro sobre os 100 anos do Clássico dos Clássicos entre Sport e Náutico. Fernando Menezes fez o prefácio da parte rubro-negra da obra, que também teve a participação de Juca Kfouri, Celso Unzelte, Túlio Velho Barreto, Lenivaldo Aragão e o ex-goleiro Valdir Appel.  Veja abaixo a homenagem de Roberto Vieira a Fernando Menezes.

O ADEUS DE FERNANDO MENEZES

ROBERTO VIEIRA

ERA um clássico em si.

E por ser um clássico aconteceu o convite.

Escrever na abertura do Clássico dos Clássicos.

Era 2009.

O livro trouxe as palavras do Mestre Fernando Menezes.

Junto com as de Lenivaldo Moraes Aragão .

Juca Kfouri .

Celso Unzelte III .

Para orgulho da literatura e futebol pernambucanos.

Lucídio José Oliveira e Carlos Celso Cordeiro o conheciam.

Eu apenas de ler e reler.

Rubro negro.

Culto.

Elegante.

Vai nos fazer a falta de um passado de Haroldos Praças.

Lula Carlos.

A falta que Antonio Maria evocaria.

Em mais um frevo Evocação.

Deixe um comentário