Despedida de 2021: Alepe apresenta balanço na última reunião plenária do ano

22/21/21

AscomALEPE

blogfolhadosertao.com.br

 

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (feto)  realizou, nesta terça (21) , a última Reunião Plenária de 2021, encerrando as atividades legislativas do ano. O presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, fez um balanço dos trabalhos, ressaltando a realização de 49 reuniões ordinárias e 13 extraordinárias ao longo desta sessão legislativa. No total, mil duzentas e noventa proposições foram apresentadas ao Legislativo Estadual, sendo 173 de autoria do Poder Executivo, sete do Tribunal de Justiça de Pernambuco, três do Ministério Público, três do Tribunal de Contas, dois da Defensoria Pública e mil cento e três dos próprios legisladores.

O parlamentar ressaltou, ainda, projetos como o “Fala Pernambuco”, realizado em parceria com o Sebrae, e o “Lideralepe”, iniciativa conjunta com a Coordenação de Ciência Política da UFPE, premiado recentemente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale. Apesar das dificuldades relacionadas à pandemia, Eriberto Medeiros considerou as atividades produtivas e exitosas. “Fizeram toda a diferença para a vida do povo pernambucano, garantindo aos cidadãos dignidade, proteção social, uma legislação que melhora a sua qualidade de vida, melhoria no ambiente de negócio e também na gestão pública. Tudo isso sem deixar de lado, obviamente, as medidas de enfrentamento ao coronavírus.”

Na mesma linha, o líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, destacou os desafios causados pelo coronavírus e o trabalho do Poder Legislativo para auxiliar nas ações de combate. Ele ainda lamentou a falta de comando do Governo Federal para evitar as mortes no País.  “Esse Parlamento aqui, independente de corrente ideológica ou política, não se furtou a fazer com que todas as demandas que aqui vieram, pudessem ter a celeridade necessária da aprovação e a contribuição extremamente valiosa do conjunto desta Casa para que pudéssemos garantir um enfrentamento mais célere, sobretudo no enfrentamento da Covid.”

O líder da Oposição, deputado Antonio Coelho, do Democratas, também considera que a Alepe cumpriu o papel de aprovar com celeridade os projetos de interesse da população. Ele destacou as matérias que autorizam o Estado a contrair empréstimos junto a instituições financeiras nacionais, com garantia da União. Para 2022, o parlamentar pediu que o clima eleitoral não interfira nas atividades legislativas. “Para que nós evitemos, a todos os custos, de permitir com que o debate nacional sufoque e estrangule o debate estadual. É natural que esta Casa debata os temas de maior interesse de nossa República e de nosso País, agora, se nós iremos debater o Brasil, que nós debatamos também Pernambuco.”

O Defensor Público-Geral, José Fabrício Lima, e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fernando Cerqueira, participaram do encerramento dos trabalhos. Os deputados receberam a medalha comemorativa dos 200 anos do Tribunal de Justiça e a próxima Reunião Plenária foi convocada para o dia 1º de fevereiro de 2022.

Deixe um comentário