Anvisa pede proteção policial e oficia PF, PGR e governo federal por novas ameaças

19/12/21

Por Lucas Moraes

blogfolhadosertao.com.br

O próprio presidente Jair Bolsonaro chegou a ameaçar servidores após a aprovação da vacinação de crianças contra a covid-19

Lucas Moraes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (19) que “em face das ameaças de violência recebidas e intensificadas de forma crescente nas últimas 24 horas” expediu ofício pedindo proteção policial e apuração por parte da Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República e governo federal de tais atos.

A medida é adotada como reforço, já que no último mês de novembro, quando a Agência recebeu as primeiras ameaças, os órgãos já haviam sido notificados para dar andamento a uma investigação sobre as tentativas de intimidação.

Neste domingo, foram expedidos reiterando os pedidos de proteção policial aos membros da Agência. De acordo com a Anvisa, “o crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e apurar responsabilidades”.

No documento, a agência está dando ciência das atividades criminosas ao ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional), ministro da Justiça, procurador-Geral da República, diretor-Geral da Polícia Federal e superintendente Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

A agência deixa claro que teme que os servidores sejam “alvo de ações covardes e criminosas” e mesmo diante de “eventual e futuro acolhimento dos pleitos” manifesta grande preocupação”.

A Anvisa não publicou os anexos que materializam as ameaças recebidas, sob a prerrogativa de não expor os dados pessoais dos envolvidos. No entanto, todas as informações foram encaminhadas às autoridades responsáveis.

BOLSONARO AMEAÇOU

Durante uma de suas lives semanais, o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) ameaçou expor servidores da Anvisa. O presidente cobrou a divulgação do nome dos responsáveis pela autorização da vacinação de crianças contra a covid-19 e disse que os pais devem avaliar se darão ou não o imunizante.

“Eu pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para 5 a 11 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas”, afirmou Bolsonaro, durante sua live semanal. “A responsabilidade é de cada um. Mas agora mexe com as crianças, então quem é responsável por olhar as crianças é você, pai. Eu tenho uma filha de 11 anos de idade e vou estudar com a minha esposa bastante isso aqui”, chegou a dizer Bolsonaro.

Deixe um comentário