Política que cria estímulos para manter jovens na zona rural é aprovada pela Comissão de Agricultura da Alepe

19/11/21

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Com o objetivo de reverter o processo de envelhecimento da população que mora no campo, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta, o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural.  Autor da proposta, o deputado Doriel Barros (foto) do PT, alertou para os riscos da falta de oportunidades para as novas gerações, principalmente na agricultura familiar.

É fundamental uma política estadual que possa incentivar e desenvolver ações que possam apoiar essa nossa juventude, inclusive dando a dimensão do que representa a agricultura familiar para a soberania e a segurança alimentar do nosso país, bem como na geração de renda, de oportunidade, porque se você tiver no campo os investimentos, a infraestrutura necessária, o agricultor, a agricultora consegue ter uma renda, que possa lhe proporcionar uma condição para ele viver com dignidade”.

O texto foi aprovado com substitutivo do Colegiado de Justiça. O acesso à terra e o estímulo à participação dos jovens nos espaços de decisão estão entre as ações previstas na política, que deve ser revisada a cada dez anos.

Outra matéria acatada reconhece o coalho do Araripe como queijo artesanal. De acordo com o autor do projeto, o deputado Antônio Fernando, do PSC, a medida permite comercializar o produto em todo o Brasil com o Selo Arte, certificação concedida pela Secretaria de Agricultura. Ele explicou que a lei atual só reconhece como artesanal o queijo in natura, mas no Araripe o produto é pre-cozido.

O Colegiado aprovou, ainda, a proibição da aplicação aérea de agrotóxicos no raio de um quilômetro e meio de áreas destinadas à criação de abelhas.

Deixe um comentário