Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

29/11/21

blogfolhadosertao.com.br

 

Chegada da Ômicron : Mais  preocupação do mundo com a Covid

 

A nova variante apelidada  de Ômicron está  causando um clima de  desespero em vários nações  do mundo, com destaque para a Africa do Sul e  praticamente    nos cinco continentes que integram o nosso Planeta.  Ainda é cedo para  apresentarmos  um diagnóstico  mais firme sobre esta “nova” variante. No Brasil,  as autoridades sanitárias acenam para um clima ameno  sem muito desespero. Mas a Nação aparece um pouco sem noção do perigo. Ontem, por exemplo,  tivemos enormes concentrações humanas ( todo mundo aglomerado e sem máscaras de proteção), com estádios de futebol lotados, a exemplo do Mineirão. Não era para menos, depois de uma longa temporada de portões fechados.   É bom lembrar que ainda vivemos  nos “tempos de Murici” onde todo mundo deve ” cuidar de si” . Significa que o cuidado pessoal é a raiz da questão e a ação coletiva é plenamente fundamental para salvarmos mais vidas,  depois de  tantas perdas e  tantos prejuízos. Na verdade, lamentavelmente,   a covid  tirou do nosso convívio  mais de 600  mil vidas ! Que todos tenhamos consciência e completemos  a vacinação que nos dá o mínimo de segurança.  (Machado Freire) 

 

 

1 – Ambev oferece 63 cursos gratuitos para qualificar profissionais.

https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/ambev-oferece-63-cursos-de-qualificacao-profissional-saiba-como-acessar/28303/

2 – Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19, diz Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ele desembarcou em Guarulhos no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines e chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. Teste realizado no aeroporto de Guarulhos deu positivo. Paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Ainda não foi confirmado se ele é portador da variante do coronavírus, ômicron. Resultado sairá em 72 horas.

3 – Ministro da Saúde Marcelo Queiroga diz que cuidados com a ômicron devem ser os mesmos que de outras variantes.

4 – Pelo menos 12 países já registraram casos da nova cepa Ômicron detectada na África do Sul. Organização Mundial da Saúde – OMS – afirma que ainda não está claro se variante Ômicron causa doença mais grave. Ômicron é uma letra do alfabeto grego.

 

 

Jornalista Ivan Maurício

Passagens de ônibus urbanos podem subir até 11% a partir de janeiro. Prefeitos de capitais e de grandes cidades do interior já avisaram ao Palácio do Planalto. Tarifas refletiram aumentos do diesel.

Escolas preparam a maior alta de mensalidade desde início da Covid. Mais da metade (53%) das escolas de ensino fundamental e médio planejam aumentar as mensalidades e as matrículas do ano que vem entre 7% e 10%, aponta pesquisa com 65 estabelecimentos em cinco Estados.

Banco Central regulamenta Pix Saque e Pix Troco. Novas modalidades estão disponíveis hoje.

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, finalmente marcou a data da sabatina do ex-ministro da Justiça André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Para o dia 1º de dezembro, quatro meses depois da indicação.

Trabalhadores do setor aéreo cancelam paralisação. Profissionais aceitaram proposta dos patrões e cancelam greve que estaria prevista para começar hoje.

Venezuela fechará o ano como o país mais pobre da América Latina. Segundo projeções do FMI, país comandado pelo ditador Nicolás Maduro já tem índices piores do que o Haiti.

Frank Williams, lenda da Fórmula 1, morre aos 79 anos. Fundador da Williams, equipe vencedora de nove títulos de construtores e sete de pilotos, entre eles Nelson Piquet e Ayrton Senna, faleceu ontem.

Morre Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton, aos 41 anos. Ícone da moda, estilista foi o primeiro negro no comando da grife francesa.

TELEVISÃO

Transmissão final da Copa Libertadores da América em o Palmeira venceu o Flamengo (2×1): Em São Paulo, o SBT obteve 26,3 pontos no Ibope (com picos de 30), contra apenas 9,3 da Globo no horário. No Rio de Janeiro, a vitória na audiência foi ainda maior: 30 (com picos de 32) a 9. Os números são preliminares.

SUAS EXCELÊNCIAS

Vereadores do Recife querem gastar até R$ 1,4 milhão com auxílio-alimentação em 12 meses.

POLÍTICA

João Doria é o candidato do PSDB à Presidência da República. Governador de São Paulo teve quase 53,9% dos votos, derrotando o gaúcho Eduardo Leite, apoiado por cerca de 44,6% dos participantes. Dória vai conversar com Sérgio Moro.
Após receber uma comitiva de Ribeirão liderada por Edson Gomes, ministro do Turismo, pernambucano Gilson Machado, em entrevista à TV Jornal disse “estou assistindo de camarote o governador Paulo Câmara, depois de fechar templos e igrejas, dizer o que vai fazer com o carnaval de Pernambuco.”

DESVIOS DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

Ministério Público de Pernambuco instaura inquérito civil para investigar compra e gestão de estoque na Secretaria de Saúde do Recife durante a pandemia. Existem indícios de compras excessivas.

Consórcio Nordeste pagou cerca de dez vezes mais para adquirir respiradores durante o auge da crise gerada pela pandemia de covid-19. A afirmação é de uma das testemunhas ouvidas pela CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que prossegue nas investigações.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirma 106 novos casos de Covid e mais seis mortes – cinco tinham doenças preexistentes. Óbitos ocorreram entre os dias 15 de dezembro de 2020 e 27 de novembro de 2021 – um intervalo de 347 dias.

Com risco de nova onda de Covid-19, Cremepe se posiciona contra festas e Carnaval em Pernambuco.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 92 mortes e 4.043 casos de Covid. 1/3 dos estados não registra mortes por Covid nas últimas 24 horas.

‘Quem decide é o Supremo’, diz Bolsonaro sobre Carnaval. ‘Eu não vou sair para o Carnaval. Pergunte para os governadores’, afirmou à imprensa o presidente.

“Claudia Leitte Genocida” viraliza no Twitter após show com enorme aglomeração e muita gente sem máscaras em São Paulo. Claudia Leitte  foi ardorosa defensora do “fique em casa”.

Alceu Valença lança o álbum Senhora Estrada. Trabalho completa uma trilogia de discos produzida durante o confinamento imposto pela pandemia.
https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/11/4966217-cancoes-de-andarilho-alceu-valenca-lanca-o-album-i-senhora-estrada-i.html

COVID NO MUNDO

Variante Ômicron do coronavírus tem causado apenas “sintomas leves” na grande maioria dos pacientes infectados na África do Sul. A constatação foi feita por uma médica Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, que já tratou dezenas de pessoas que contraíram a nova cepa nas últimas semanas.

Roberto Zeballos, clínico geral e doutor em imunologia, afirmou que é preciso aguardar maiores informações sobre a nova cepa do coronavírus detectada na África do Sul. Segundo ele, há muito alarmismo e decisões precipitadas relacionadas ao assunto. “Não é a primeira vez que a gente vê alarmismo. Aliás, o grande inimigo da pandemia, além do vírus, é o pânico. Ele faz com que caia a imunidade das pessoas”, disse o médico imunologista Roberto Zeballos.

Reino Unido convoca reunião urgente de ministros da Saúde do G7 sobre variante ômicron.

Portugal volta ao estado de emergência e anuncia medidas para o fim de ano.

Holanda confirma 13 casos da ômicron entre passageiros vindos da África do Sul.

Peru prorroga estado de emergência nacional pela pandemia.

México vai voltar a exigir visto de brasileiros em 11 de dezembro.

Com Covid-19, presidente da República Tcheca fez solenidade, ontem, dentro de ‘jaula’. Mesmo infectado, Milos Zeman precisou participar presencialmente da nomeação de Petr Fiala, como primeiro-ministro do país, protegido por uma barreira de plástico.

Milhares de pessoas protestam contra vacinação obrigatória na Áustria.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Pernambuco aplicou 13.480.758 doses de vacinas contra a Covid-19.
Brasil tem 62,25% da população totalmente imunizada. No total, 132.789.239 pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram.

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio
[23:50, 28/11/2021] Ivan Mauricio: https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt
[23:50, 28/11/2021] Ivan Mauricio: Para ouvir o áudio do Podcast Ivan Maurício de hoje no Spotify basta clicar no link em azul.
[23:53, 28/11/2021] Ivan Mauricio: “Claudia Leitte Genocida” viraliza no Twitter após show com enorme aglomeração e muita gente sem máscaras em São Paulo. Claudia Leitte  (foto)foi ardoroso defensora do “fique em casa”.

Deixe um comentário