Pernambucano  José Paulo Cavalcanti é novo imortal da Academia Brasileira de Letras

26/11/21

Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

 

Juurista, romancista e poeta ocupa cadeira 39, que era do então Acadêmico e ex-vice-presidente Marco Maciel

José Paulo Cavalcanti Filho, acadêmico, advogado e escritor
Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, nesta quinta-feira (25), o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti como o novo ocupante da Cadeira 39, do então Acadêmico e ex-vice-presidente Marco Maciel. A sessão híbrida contabilizou 21 votos a favor do novo nome.

Os ocupantes anteriores da cadeira 39 foram: Oliveira Lima, então fundador, que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen; Alberto de Faria; Rocha Pombo; Rodolfo Garcia; Elmano Cardim; Otto Lara Resende; e Roberto Marinho.

Na declaração do Presidente da ABL, o Acadêmico Marco Lucchesi. “José Paulo Cavalcanti é um renomado estudioso de Fernando Pessoa, tão íntimo e intenso, como se fosse parente espiritual do poeta. Ensaísta e pesquisador refinado, a biografia que ele redigiu sobre Pessoa circula nos quatro cantos da Terra. José Paulo entra para a ABL com o passaporte da literatura. Ou talvez com mais de um documento, se considerarmos os heterônimos de pessoa, que assombram e iluminam o novo Acadêmico eleito”.

O novo eleito

José Paulo Cavalcanti Filho é advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife (1971). Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e Ministro (interino) da Justiça no governo do ex-presidente José Sarney e também Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC), e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional). Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa atualmente a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diretor do Escritório de Advocacia José Paulo Cavalcanti, do Instituto dos Advogados de Pernambuco, e do Instituto dos Advogados Brasileiros. É também membro do Instituto de Direito Comparado Luso Brasileiro, Advogado do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito, Ministério da Justiça e do Conselho Pernambuco Pacto 21. É consultor da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Congresso Nacional.

José Paulo Cavalcanti é romancista e possui títulos já publicados no exterior. Também é conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa. Em 2012, conquistou o prêmio José Ermírio de Moraes, pelo livro “Fernando Pessoa – uma quase autobiografia”. Também conquistou o primeiro lugar na Bienal do Livro e no Prêmio Jabuti. É vencedor do Prêmio II Molinello, na Itália. Recebeu, ainda, premiações na Romênia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

Leia também
• Paulo Coelho declara voto em Gilberto Gil para vaga na Academia Brasileira de Letras
• Gilberto Gil é eleito para uma cadeira da Academia Brasileira de Letras
• Academia Brasileira de Letras elege novo ocupante da cadeira 12 nesta quinta-feira (18)

Deixe um comentário