Orçamento secreto abastece cidade onde pai de Arthur Lira é prefeito

09/11/21

 

Agência o Globo
blogfolhadosertao.com.br

Destinação de R$ 3,8 milhões foi feita por meio de órgão comandado por parente do presidente da Câmara

Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP-AL)
Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP-AL) – Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado

A cidade de Barra de São Miguel (AL), governada por Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi agraciada com a destinação de R$ 3,8 milhões provenientes de emendas do relator. O repasse ocorrerá por meio da superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Alagoas, comandada por um primo de Lira, João José Pereira Filho.

Joãozinho, como ele é conhecido, chegou ao cargo em abril deste ano por indicação do próprio presidente da Câmara. O recurso sairá dos cofres do Ministério do Desenvolvimento Regional, cujo titular é Rogério Marinho.

As emendas de relator compõem o chamado orçamento secreto. Trata-se de um artifício pelo qual o deputado ou senador escolhido relator do orçamento daquele ano tem o poder de encaminhar diretamente aos ministérios sugestões de aplicação de recursos da União.

Nesse processo, contudo, não é divulgado o nome do parlamentar que figura como autor de tal solicitação Esse instrumento vem sendo usado pelo governo para turbinar as emendas de aliados no Congresso. Na Câmara, Arthur Lira tem papel decisivo na partilha dessa verba.

Leia também
• Lira quer votar 2º turno da PEC dos Precatórios nesta terça
• Lira vai ao presidente do STF para defender legalidade de ‘orçamento paralelo’

Deixe um comentário