Discordia: Cancelada data de filiação de Bolsonaro ao PL

15/11/21

Daniel Gullino/O Globo

blogfolhadosertao.com.br

PL cancela evento de filiação de Bolsonaro após ‘intensa troca de mensagens’ entre o presidente e Valdemar Costa Neto
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, pede demissão da diretoria de Banco do Nordeste
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, pede demissão da diretoria de Banco do Nordeste Foto: Reprodução

O PL divulgou nota neste domingo afirmando que o evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro, previsto para ocorrer no dia 22, foi cancelado. De acordo com o texto, a decisão foi tomada “de comum acordo” entre Bolsonaro e o presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, “após uma intensa troca de mensagens na madrugada”.

A direção do PL informou que “estuda outras datas para a realização do evento”. A nota foi divulgada horas após Bolsonaro afirmar, durante viagem a Dubai, que ainda tem “muita coisa a conversar” com Valdemar e que o “casamento” com o PL poderia “atrasar um pouco”.

Bolsonaro e Valdemar reuniram-se no Palácio do Planalto na quarta-feira. Após o encontro, o presidente da legenda afirmou que a filiação estava definida e que uma cerimônia seria realizada no dia 22 de novembro, em Brasília. Essa informação, no entanto, não foi confirmada pelo Planalto.

Neste domingo, Bolsonaro disse ser “difícil” a filiação ocorrer no dia 22.

— Eu acho difícil essa data de 22. Tenho conversado com ele, e estamos em comum acordo que podemos atrasar um pouco esse casamento para que ele não comece sendo muito igual os outros. Não queremos isso — afirmou, durante visita a uma feira de aviação.

Entre as questões a serem definidas com Valdemar estão “pautas conservadoras” e política externa, de acordo com o presidente:

— Temos muitas coisas a acertar ainda. Por exemplo; o discurso meu e do Valdemar nas questões das pautas conservadoras, nas questões de interesse nacional, na política de relações exteriores

Outro ponto que Bolsonaro disse que “não vai aceitar” é o apoio a um candidato do PSDB em São Paulo. O PL pretende apoiar a candidatura do vice-governador, Rodrigo Garcia, filiado ao partido:

— A gente não vai aceitar, por exemplo, São Paulo apoiar alguém do PSDB.

Deixe um comentário