COP26 – Paulo Câmara firma convênio com empresa internacional de tecnologia para combater desmatamento ilegal

09/11/21

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br

Startup com matriz na Estônia vai fornecer ao Estado um aplicativo que permite fiscalizar a extração e o transporte de madeira

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

 

GLASGOW – No terceiro dia de participação na COP26, em Glasgow, na Escócia, o governador Paulo Câmara firmou, nesta segunda-feira (08.11), uma parceria com a empresa Timbeter, da Estônia, para usar tecnologia no combate à extração ilegal de madeira em Pernambuco. Ele assinou um convênio com a CEO da Timbeter, Greta Tsahkna, na presença do ministro do Meio Ambiente da Estônia, Tonis Molder.

“A Timbeter vai se instalar no Porto Digital, no Recife, e vai disponibilizar um aplicativo que, de maneira muito prática, ajuda no combate à extração ilegal de madeira. Além dos avanços que a ferramenta tecnológica vai proporcionar, esse convênio vai gerar ainda mais empregos e oportunidades de renda em nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com a Timbeter, Pernambuco é protagonista e pioneiro nessa iniciativa, que utiliza tecnologia de ponta para medição de toras de madeira, revolucionando a proteção ambiental. O projeto, já em fase de implantação, visa digitalizar toda a documentação fiscal. A cooperação técnica permitirá ainda desenvolver mecanismos de identificação automática digital de espécies nativas dos biomas, fortalecendo o combate à exploração ilegal. A empresa de tecnologia florestal, com escritórios em todo o mundo, tem como objetivo erradicar a extração ilegal de madeira e melhorar o fornecimento do produto para compradores e vendedores, usando um algoritmo pioneiro.

CARBONO – Nos compromissos do dia, o governador participou também de uma palestra, promovida pela União Europeia e pela Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI), sobre a redução da emissão dos gases de efeito estufa e a meta de neutralidade do carbono até 2050.

“Muito importante termos a oportunidade de ampliar parcerias e mostrar o compromisso do nosso governador com a preservação ambiental”, observou o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que acompanha as agendas do Governo de Pernambuco na COP26.

Fotos: Divulgação/SEI

Deixe um comentário