Alepe: Comissão de Saúde aprova política pública voltada a trabalhadores expostos ao sol

04/11/21

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Comissão de Saúde aprova política pública voltada a trabalhadores expostos ao sol

 

 

Com o objetivo de fortalecer o combate ao câncer de pele de agricultores expostos ao sol,  a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta, o projeto de lei que cria o Programa de Proteção à Saúde do Trabalhador Rural Exposto à Radiação Ultravioleta. O texto é um substitutivo do Colegiado de Justiça à proposta da deputada Roberta Arraes, do PSB, e prevê ações como campanhas educativas sobre a importância do uso de protetor solar, estímulo à realização de exames especializados para detectar possíveis lesões e apoio ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à doença.

Outra matéria aprovada é de autoria do deputado João Paulo, do PC do B, e propõe agendamento exclusivo para a renovação de laudos médicos de pessoas com deficiência, nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça. Recebeu o aval do Colegiado, ainda, proposição do Poder Executivo para ampliar o orçamento do Fundo Estadual de Saúde, utilizado em despesas relacionadas à pandemia e em ações regulares, como manutenção de unidades de saúde e custeio de folha de pagamento.

Na abertura da reunião desta quarta, a presidente da Comissão de Saúde, Roberta Arraes, fez um alerta para a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de próstata, responsável, segundo a parlamentar, por quase 30% das mortes masculinas. Ela demonstrou preocupação com a suspensão de exames preventivos em unidades de saúde do Interior do Estado.

“A maioria das doenças, das pessoas que estão procurando hoje a capital pernambucana, é com problema de câncer. Isso porque lá atrás não está havendo o atendimento nas unidades básicas de saúde. Isso é um problema muito grave que nós vamos enfrentar, e a gente enquanto comissão precisa estar atento, para a gente convidar prefeitos e prefeitas no que a gente pode ajudar para que inicie esse atendimento precoce nas cidades”.

A campanha Novembro Azul alerta para a importância da detecção precoce. No caso do câncer de próstata, a chance de cura pode chegar a 90%.  Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 50 anos devem realizar os exames preventivos. Se existirem fatores de risco como histórico familiar, a idade recomendada cai para 45 anos.

 

Deixe um comentário