Agonomia perde o pesquisador Gabriel Maciel

03/11/21

Imprensa IPA

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

 

 

É com imenso pesar que o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) anuncia a morte de Gabriel Alves Maciel, aos 70 anos, ocorrido às 22h, da terça-feira (02), no Hospital Memorial São José. O velório e o sepultamento serão realizados nesta quarta-feira (03), no cemitério Morada da Paz, das 11h às 17h.

O IPA lamenta a perda de um de seus mais importantes colaboradores, ao tempo em que se solidariza com familiares e amigos, em especial com sua esposa Fátima Godoy e seus filhos, Ana Gabriella, Wagner e Leonardo. Nesse sentido, o presidente do IPA, Kaio Maniçoba, assinou portaria instituindo três dias de luto em homenagem póstuma a um dos seus mais geniais estudiosos das ciências agrárias.

Um dos grandes nomes da pesquisa agronômica nacional, Gabriel Maciel possuía graduação em Agronomia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1976), mestrado em Plant Breeding – Andhra Pradesh Agricultural University (1980) e doutorado em Agronomy – Kansas State University (1995).

Atualmente ocupava o cargo de diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, onde também foi presidente entre 2015 e 2017. Atuou como pesquisador na área de melhoramento genético de sorgo, milho, cana-de-açúcar e milheto. Também foi secretário estadual de Produção Rural e Reforma Agrária, entre os anos de 2003 a 2004, e secretário nacional do Desenvolvimento Agropecuário de 2005 a 2007.

——

NOTA DE PESAR
O  secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-secretário de Agricultura de Pernambuco, Gabriel Maciel.
“Pernambuco perde um dos seus notáveis. Gabriel Maciel deixa um legado de pesquisa, desenvolvimento e inclusão na agricultura e pecuária do Estado. Ex-secretário nacional de Desenvolvimento Agrário, ex-secretário estadual de Agricultura e ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), marcou seu nome na história. Todos que tiveram a oportunidade (e a sorte) de trabalhar e conviver ao seu lado aprenderam muito, inclusive eu. Entusiasta com visão de futuro, Gabriel detinha enorme espírito público e preocupação social. À família e amigos deixamos nossos mais profundos sentimentos. A população de Pernambuco será eternamente agradecida por sua dedicação. Siga em paz, Gabriel”.

Deixe um comentário